O controle de cheques é uma das principais atividades de gestão de contas do setor administrativo e financeiro, visando manter de forma organizada o acesso às informações dos cheques que passam pela sua empresa.
Por isso, aqui demonstraremos como você pode, através do Omie gerenciar e simplificar a utilização de todo o histórico do cheque e suas informações. 😉
Neste artigo, temos os seguintes tópicos:
Realizando o Controle de Cheques Recebidos
Atualmente, no Omie, você pode realizar o controle de cheques cadastrando uma Conta Corrente com a descrição "Cheque" e em seguida, registrar os movimentos financeiros relativos aos recebimentos, seguindo os passos abaixo:
1) Cadastre uma Conta Corrente com o tipo "Caixinha", e utilize a descrição "Cheque", conforme exemplo abaixo:
2) Ao receber um cheque, você poderá cadastrar uma Conta a Receber, utilizando a Conta Corrente "Cheque"
💡 Dica. Na aba "Diversos" você ainda poderá selecionar o "Tipo de Documento" Cheque, conforme exemplo abaixo:
3) Em seguida, realize a baixa total dessa conta a receber, na Conta Corrente "Cheque":
4) Quando esse cheque for compensado e o valor efetivamente estiver disponível na sua Conta Corrente do banco, no Omie registre uma Transferência entre Contas, tendo como origem a Conta Corrente "Cheque", e a como destino a Conta Corrente de entrada do valor
💡 Dica. Você ainda poderá selecionar o "Tipo de Documento" Cheque, conforme exemplo abaixo:
Prontinho! Suas operações com cheque foram registradas com sucesso 😉
E como ficará demonstrado no extrato das contas no Omie?
Conta Corrente "Cheque"
Ao finalizar as etapas acima, nessa conta corrente haverá o registro do recebimento do cheque e também sobre a sua compensação:
Conta Corrente do Banco
E na sua conta corrente do banco haverá o registro do recebimento do valor via cheque, assim, permitindo que você realize a conciliação bancária e tenha o devido controle sobre esse tipo de operação:
Realizando o Controle de Pagamentos com Cheque
Para controlar os seus pagamentos realizados utilizando um cheque, basta seguir os passos abaixo:
1) Cadastre uma Conta a Pagar, utilizando a sua Conta Corrente do Banco em que haverá a saída do valor
💡 Dica. Na aba "Diversos" você pode selecionar o "Tipo de Documento" Cheque, conforme exemplo abaixo:
2) Quando esse cheque for compensado e o valor efetivamente sair da sua Conta Corrente do banco, no Omie, realize a baixa dessa conta a pagar, utilizando sua Conta Corrente do Banco:
E como ficará demonstrado no extrato das contas no Omie?
Ao cadastrar a Conta a Pagar, no seu extrato do Banco ela será demonstrada como uma Previsão, conforme a "Previsão de Pagamento" informada:
Após a compensação e a baixa da Conta a Pagar, será demonstrada a saída do valor, conforme exemplo abaixo: