Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCompras e EstoqueDevolução ao Fornecedor
Emitindo uma Devolução Parcial de Compra
Emitindo uma Devolução Parcial de Compra

Neste artigo, descubra como criar uma NF-e de Devolução Parcial de Compra.

Kessy Silva avatar
Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 2 semanas

Se você comprou um Produto e ele chegou quebrado, ou não era o que você esperava, você pode realizar uma Devolução para o Fornecedor por meio de uma Nota Fiscal de Devolução. Caso a Devolução não seja total, incluindo todos os itens comprados, a partir do Omie, é possível emitir sua Nota Fiscal de Devolução Parcial de modo simplificado!

Descubra mais abaixo! 🚀

⚠️ Importante

A Devolução ao Fornecedor, gera automaticamente uma Conta a Receber com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor gerado na compra.

Por exemplo, se sua compra deu R$ 100,00 e você devolveu um produto que custava R$ 25,00, o sistema vai registrar uma Conta a Receber de R$ 25,00. Assim, no seu Extrato final, você verá:

  • R$ 100,00 (Compra)

  • R$ 25,00 (Devolução)

Total do Extrato: R$ 75,00

A Conta a Pagar não será modificada, apenas o resultado do seu Extrato!

Tópicos do Artigo



Criando a Devolução Parcial de Compra

1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse o módulo de Compras, Estoque e Produção:

2) Acesse o menu suspenso do módulo Compras, Estoque e Produção e clique em “Etapas das Compras” no grupo "Compra de Produto"

💡 Para abrir o menu suspenso, passe o mouse pelo nome do Módulo.

3) O sistema exibirá a tela do Kanban, onde você encontrará seus pedidos de compra, CT-e e Notas de Entrada.

Utilize o campo de pesquisa para localizar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota e após digitar a informação, pressione Enter (1). Em seguida, dê dois cliques no card para abrir a nota (2):


4) Ao abrir a nota, clique no botão "Devolver" no menu ao lado esquerdo:


5) Clique no botão "Sim" para confirmar a geração do registro de Devolução:


Preenchendo os Dados da Devolução

1) Após a confirmação de criação do registro de Devolução, o sistema te levará para a tela de Devolução.

Para iniciar, você deve preencher o Motivo da Devolução:

2) Em seguida, configure os Itens que compõem a Devolução:

(1) Editar Item

Se precisar, selecione o item (1) e clique em "Editar Item" (2) para ajustar as informações do Produto:

(2) Excluir Item

Use essa opção para remover um item que não será devolvido. Para isso, selecione o item (1) e clique em "Excluir Item" (2):

💡 Dica: Além disso, na aba de "Informações Adicionais" você também pode preencher os Dados Adicionais para a Nota Fiscal, alterar outros detalhes da NF-e e marcar se essa operação é para Consumo Final:


Ajustando as informações dos itens (Devolução Parcial)

1) Na aba de "Itens da Devolução", você encontrará todos os itens da Nota a ser devolvida.
Selecione o item (1) e clique em "Editar Item" (2) para configurar os detalhes da Devolução:


2) O sistema abrirá o item da Devolução, e nele você irá conferir e parametrizar os seguintes campos:

  • (1) Quantidade: Preencha a quantidade que está sendo devolvida. Se for uma devolução parcial ajuste a quantidade neste campo. Caso esse item não vá ser devolvido, basta excluir o item na capa da Devolução.

  • (2) Local de Estoque: Selecione o local de estoque no qual, a movimentação de saída dos produtos será feita.

  • (3) CFOP: O CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo.

Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar.

3) Além disso, você também deve preencher os dados dos tributos envolvidos, como ICMS, IPI, PIS e COFINS:

💡 Seu contador é a melhor pessoa para te ajudar. Ele pode te dizer como preencher cada campo, já que isso depende do tipo de empresa, do produto que você está devolvendo e da operação que está fazendo.


Concluindo a Devolução

1) Após salvar as informações do Item, volte para a tela inicial da devolução:

2) Na tela inicial da devolução, clique no botão "Conferir" para revisar as informações:

3) Se tudo estiver correto, você pode gerar uma pré-nota clicando em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)":

4) Quando estiver tudo certo, finalize clicando em "Concluir Agora":


Visualizando a Pré-Nota

Como indicado no tópico acima, quando você clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)", o sistema irá gerar o PDF com a Pré-Nota neste modelo:


Acompanhando a SEFAZ

Após solicitar a Devolução ao Fornecedor você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

1) Acesse o menu de "Compras, Estoque e Produção" e no grupo de "Devolução ao Fornecedor" clique em "Exibir todas":

2) Na coluna "Situação" o Omie te mostrará o status da sua solicitação:

Podendo ser:

  • (1) ✓ Concluído: A devolução foi autorizada e a conta a receber foi gerada.

  • (2) Aguardando retorno da SEFAZ: A solicitação está sendo analisada.

  • (3) Pendente: A devolução ainda não foi concluída.

  • (4) Rejeitada: A devolução foi negada pela SEFAZ.

  • (5) × Cancelado: A nota fiscal foi cancelada.

O sistema atualiza automaticamente a situação a cada 10 segundos.

💡 Dicas

Acompanhando a Emissão da NF-e:

  • Você também pode acompanhar a emissão pelo Painel de NF-e:

Acompanhando a Conta a Receber gerada:

  • No módulo de “Finanças” você pode visualizar a Conta a Receber gerada pela devolução, para isso no meu suspenso localize o tópico de Contas a Receber e clique em “Exibir Todas":


📌 Rejeição SEFAZ

Quando a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) rejeita sua solicitação de nota fiscal, isso pode acontecer por dois motivos principais:

1) A SEFAZ está fora do ar: Às vezes, a SEFAZ fica fora do ar, e nesse caso, você não precisa se preocupar. O sistema Omie reconhece isso e tenta enviar sua solicitação novamente automaticamente.

2) Informação errada: Se alguma informação na sua devolução estiver incorreta, a SEFAZ vai rejeitar. Para te ajudar, preparamos um artigo que explica as rejeições mais comuns e como você pode resolver cada uma delas.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?