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Alterações em um Pedido de Venda após o Faturamento
Alterações em um Pedido de Venda após o Faturamento

Neste artigo, descubra quais edições podem ser feitas em um Pedido de Venda após ele ser faturado

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um ano

No Omie é possível realizar a emissão de todas as suas notas fiscais de produto com apenas alguns cliques e sem nenhuma complicação

Ao faturar um Pedido de Venda, todos os dados do pedido são organizados em um arquivo XML e enviado para a SEFAZ realizar a validação e emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Após a emissão da nota, a maioria dos campos do Pedido de Venda será bloqueada para alterações, garantindo que permaneçam alinhados com as informações transmitidas à SEFAZ


Entretanto, é possível modificar alguns campos mesmo após a emissão, permitindo que você ajuste e gerencie os registros no Omie de forma adequada

Neste artigo, temos:


Alterações nos Pedidos de Venda

1) No menu suspenso de Vendas e NF-e, localize o tópico "Venda de Produto" e clique em "Exibir todas":

2) Nesta tela, você encontrará a lista de Pedidos de Venda. Encontre o(s) pedido(s) faturado(s) de seu interesse, marque-o(s) (1) e clique na opção "Alterar os Pedidos Selecionados" (2):

3) Você poderá alterar as informações demonstradas abaixo:

Aba Previsão de Faturamento e Etapa

  • Etapa: Selecione uma etapa na lista (1). Você poderá escolher uma etapa igual ou posterior à etapa "Faturado". Em seguida, clique em Confirmar (2):

💡 Dica. Essas opções são definidas nas configurações do kanban de vendas

Aba Categoria, Vendedor, Projeto e Conta Corrente

  • Categoria: Selecione uma categoria na lista (1), em seguida, clique em Confirmar (2):

💡 Dicas importantes.

  • Caso precise de novas categorias, siga esses passos;

  • No Pedido de Venda, não é possível alterar o Vendedor, o Projeto e a Conta Corrente, porém, esses campos podem ser modificados nas Contas a Receber


Alterações pela Conta a Receber

Embora alguns dados não possam ser modificados no Pedido de Venda após o faturamento, é possível realizar certas alterações nas Contas a Receber, e que vão refletir no cadastro do Pedido

Com isso, você terá a oportunidade manter um controle mais preciso e eficiente das informações ao longo do processo, sempre os ajustando conforme as demandas e necessidades que surgirem

1) No menu suspenso do Módulo de Finanças, localize o tópico "Contas a Receber" e clique em "Exibir todas":

2) Nesta tela, você encontrará a lista de Contas a Receber. Encontre as contas associadas a faturamento de seu interesse, marque-as (1) e clique na opção "Alterar Contas Selecionadas" (2):

3) Você poderá alterar as informações demonstradas abaixo:

Aba Categoria, Conta Corrente e Outros

  • 1. Categoria. Selecione uma categoria para a Conta a Receber

  • 2. Vendedor. Selecione um vendedor para a Conta a Receber

  • 3. Projeto. Selecione um projeto para a Conta a Receber

  • 4. Tipo de Documento. Selecione um Tipo de Documento para a Conta a Receber

  • 5. Conta Corrente. Selecione uma Conta Corrente para a Conta a Receber

⚠️ Se já foi gerado um boleto de cobrança para o banco, será necessário cancelar esse boleto, e este cancelamento também poderá gerar alguma tarifa.

  • 6. Alterar também os recebimentos existentes. Ao selecionar essa opção, a Conta Corrente dos recebimentos já registrados também será modificada

Caso a Conta a Receber possua recebimentos em contas correntes diferentes ela não será atualizada.

  • 7. Por fim, clique em Salvar

Aba Departamentos

  • Alterar também a distribuição por departamento. Ao selecionar essa opção, realize a distribuição da receita entre os departamentos:

  • Por fim, clique em "Confirmar"

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