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Alterações em um Pedido de Venda após o Faturamento

Neste artigo, descubra quais edições podem ser feitas em um Pedido de Venda após ele ser faturado

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 anos

No Omie é possível realizar a emissão de todas as suas notas fiscais de produto com apenas alguns cliques e sem nenhuma complicação

Ao faturar um Pedido de Venda, todos os dados do pedido são organizados em um arquivo XML e enviado para a SEFAZ realizar a validação e emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Após a emissão da nota, a maioria dos campos do Pedido de Venda será bloqueada para alterações, garantindo que permaneçam alinhados com as informações transmitidas à SEFAZ


Entretanto, é possível modificar alguns campos mesmo após a emissão, permitindo que você ajuste e gerencie os registros no Omie de forma adequada

Neste artigo, temos:


Alterações nos Pedidos de Venda

1) No menu suspenso de Vendas e NF-e, localize o tópico "Venda de Produto" e clique em "Exibir todas":

2) Nesta tela, você encontrará a lista de Pedidos de Venda. Encontre o(s) pedido(s) faturado(s) de seu interesse, marque-o(s) (1) e clique na opção "Alterar os Pedidos Selecionados" (2):

3) Você poderá alterar as informações demonstradas abaixo:

Aba Previsão de Faturamento e Etapa

  • Etapa: Selecione uma etapa na lista (1). Você poderá escolher uma etapa igual ou posterior à etapa "Faturado". Em seguida, clique em Confirmar (2):

💡 Dica. Essas opções são definidas nas configurações do kanban de vendas

Aba Categoria, Vendedor, Projeto e Conta Corrente

  • Categoria: Selecione uma categoria na lista (1), em seguida, clique em Confirmar (2):

💡 Dicas importantes.

  • Caso precise de novas categorias, siga esses passos;

  • No Pedido de Venda, não é possível alterar o Vendedor, o Projeto e a Conta Corrente, porém, esses campos podem ser modificados nas Contas a Receber


Alterações pela Conta a Receber

Embora alguns dados não possam ser modificados no Pedido de Venda após o faturamento, é possível realizar certas alterações nas Contas a Receber, e que vão refletir no cadastro do Pedido

Com isso, você terá a oportunidade manter um controle mais preciso e eficiente das informações ao longo do processo, sempre os ajustando conforme as demandas e necessidades que surgirem

1) No menu suspenso do Módulo de Finanças, localize o tópico "Contas a Receber" e clique em "Exibir todas":

2) Nesta tela, você encontrará a lista de Contas a Receber. Encontre as contas associadas a faturamento de seu interesse, marque-as (1) e clique na opção "Alterar Contas Selecionadas" (2):

3) Você poderá alterar as informações demonstradas abaixo:

Aba Categoria, Conta Corrente e Outros

  • 1. Categoria. Selecione uma categoria para a Conta a Receber

  • 2. Vendedor. Selecione um vendedor para a Conta a Receber

  • 3. Projeto. Selecione um projeto para a Conta a Receber

  • 4. Tipo de Documento. Selecione um Tipo de Documento para a Conta a Receber

  • 5. Conta Corrente. Selecione uma Conta Corrente para a Conta a Receber

⚠️ Se já foi gerado um boleto de cobrança para o banco, será necessário cancelar esse boleto, e este cancelamento também poderá gerar alguma tarifa.

  • 6. Alterar também os recebimentos existentes. Ao selecionar essa opção, a Conta Corrente dos recebimentos já registrados também será modificada

Caso a Conta a Receber possua recebimentos em contas correntes diferentes ela não será atualizada.

  • 7. Por fim, clique em Salvar

Aba Departamentos

  • Alterar também a distribuição por departamento. Ao selecionar essa opção, realize a distribuição da receita entre os departamentos:

  • Por fim, clique em "Confirmar"

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