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Cotação de Fretes no Omie: Intelipost

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com a Intelipost.

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Escrito por Nathalia Pereira
Atualizado há mais de 3 semanas

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Intelipost! Um software utilizado por lojistas para cálculo de frete, gestão de despacho e rastreamento de entregas, uma empresa especialista em integração e inteligência de processos.

Tópicos do Artigo

⚠️ Importante

  • Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.

    Confira as instruções neste artigo:

  • Em caso de dúvidas sobre as configurações na Intelipost, entre em contato com a equipe de suporte por meio desse formulário.


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete é necessário garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de Cotação, recomendamos que você siga o checklist abaixo:


Configurando a Cotação de Frete com a Intelipost

Com a Cotação contratada, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! 😄

1) Após logar no Omie, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:

2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":

3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre a Intelipost:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Intelipost.

As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, você pode acompanhar o histórico de comunicações com a Intelipost.

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

🔒 Informar credenciais

Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

  • (1) Ambiente. Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

  • (2) Tipo de Etiqueta. Selecione o modelo de etiqueta desejada.

    ⚠️ Importante: A etiqueta detalhada é fornecida pela Intelipost e pode levar alguns minutos para ficar disponível.

  • (3) Prefixo para o número do pedido. Informe aqui o prefixo que será utilizado no número do pedido de frete ao realizar a cotação no Omie.

  • (4) Token. Informe a chave de acesso fornecida pela Intelipost, usada na integração.

    💡 Dicas

    • Se surgir alguma dúvida sobre o Token, entre em contato com a Intelipost.

    • Após esse preenchimento, clique no símbolo de raio "⚡" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

  • (5) Utilizar o Nº do Pedido do Cliente para geração do Pedido de Frete. Marque essa opção caso deseje utilizar o mesmo número para o Pedido do Cliente e o Pedido de Frete.

  • (6) Editar Canais de Vendas. Inclua ou edite os canais de venda da sua empresa para organizar melhor a gestão do frete. Eles permitem separar campanhas promocionais e analisar os resultados.

    Exemplos:

    • FRETEMAE: Frete grátis no Dia das Mães

    • FRETE10: 10% de desconto no frete para queima de estoque

📝 Cadastrando Canais de Venda

No Omie, os Canais de Venda estão diretamente ligados aos Projetos.

Quando um pedido é enviado para o seu painel da Intelipost, o nome do Canal de Venda será exibido como o Projeto previamente cadastrado e vinculado no Omie.

Caso o campo de Canal de Venda não seja preenchido, o Omie enviará automaticamente o valor padrão "Omie" — o que ainda permite identificar a origem do pedido.



2. Com o Projeto já cadastrado no Omie, acesse a área de "Canais de Venda" na Intelipost e clique em "Incluir":


3. Preencha a descrição do Canal de Venda conforme sua campanha ou ação comercial (1).

Em seguida, associe o Projeto correspondente do Omie.

Pronto! Assim, o canal será corretamente vinculado ao seu processo de vendas e gestão logística.

  • (7) Atualizar Centros de Distribuição. Clique aqui para conectar o Omie à Intelipost e atualizar todos os seus Centros de Distribuição.

    Você poderá atualizá-los por aqui sempre que necessário.

🔺 Webhook

Ao selecionar esta opção, você terá acesso à URL do webhook do status de entrega.

Copie essa URL e acesse as configurações da Intelipost para inseri-la, garantindo a atualização automática do status dos Pedidos:

Em caso de dúvidas sobre as configurações na Intelipost, entre em contato com a equipe de suporte por meio desse formulário.

⚡ Testar integração

Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:

Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Intelipost, incluindo a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos.

Transportadora Padrão

Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e.

Dimensões Padrões

Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos.

Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.

Ao ativar essa opção, preencha a Altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

💡 Cubagem da carga

Na logística, a cubagem da carga representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará no meio de transporte.

Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨

Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.

Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone de caminhão "🚚"

ao lado de "Valor do Frete" (2):

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações sobre a Cotação:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações do cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Mandaê, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete.

    Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • ℹ️ Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque.

    💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas.

  • Limite de envio por operadora (5). Consulte as limitações de embalagem estabelecidos por esta operadora.

  • Quero Frete Grátis para meu cliente (6). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega.

Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, basta clicar sobre essa opção:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda.

6) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido

Após realizar a Cotação de Frete e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente vinculado a ele.

Para gerar e imprimir a Etiqueta de Transporte, siga os passos deste artigo:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as Cotações de Frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


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