Pagamentos via CNAB com o Banco BRB

Nesse artigo, descubra como configurar e realizar pagamentos no Omie utilizando o Banco BRB (CNAB 240).

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀

Após cadastrar no Omie uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Banco de Brasília e configurar o processo de pagamentos, você pode cadastrar todas as suas Contas a Pagar no sistema, inserindo os detalhes necessários de cada transação.

Com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco. Assim que o banco recebe o arquivo, suas contas estarão prontas para serem aprovadas e pagar.

Experimente agora mesmo a facilidade de automatizar seus pagamentos com o Omie, liberando mais tempo para você focar seus esforços em impulsionar o sucesso da sua empresa.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Configurando sua Conta Corrente do BRB

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:

3) Na tela de Contas Correntes, você encontrará uma lista de todas as contas bancárias que foram previamente cadastradas no Omie. Para localizar sua conta do BRB já cadastrada, você pode usar a barra de pesquisa ou rolar pela lista (1).

Se você ainda não cadastrou sua conta do BRB, clique em "+Incluir" (2) para adicioná-la:

4) Ao acessar o cadastro da sua conta do BRB, clique na aba Pagamentos e CNAB (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):

5) Então, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos", conforme indicado na imagem abaixo:

💡 Atenção. Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do BRB. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo responsável por sua conta no banco.

6) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Pagamentos do BRB, e por fim, clique em "Confirmar".

Essas informações incluem:

  1. Agência: Verifique e confirme sua agência bancária.

  2. Conta Corrente (com dígito): Confirme os dados completos da sua conta corrente.

  3. Tipo de Remessa: Selecione o Tipo de Remessa.

  4. Código do Convênio. Insira o código adotado pelo BRB para identificar o Contrato entre este e sua Empresa.

  5. Última Remessa Enviada. Defina a numeração da última remessa enviada anteriormente ao BRB. Assim, o Omie automaticamente gerará as remessas com a numeração subsequente. Em caso de dúvidas, entre em contato com o responsável pela sua conta para verificar essas informações junto ao banco.

    💡 Recomendações Omie para melhorar a sua experiência

    • 1) Homologação

      Antes de enviar as Contas a Pagar por meio do arquivo de Remessa de Pagamentos, verifique com o seu banco se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.

      Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, realize seus pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.

    • 2) Autorizar os Pagamentos

      Após importar a Remessa de Pagamentos no banco, é necessário aprovar os pagamentos através do internet banking para que o banco possa processá-los.


Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores

Para melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes e fornecedores.

Deste modo, estes dados serão preenchidos automaticamente em pagamentos futuros, economizando tempo e minimizando erros.


Cadastrando os seus Pagamentos

Depois de configurar a sua Conta Corrente do Banco do BRB e revisar as Recomendações Omie, você pode cadastrar suas Contas a Pagar para efetuar os pagamentos! 🚀

1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente do BRB, previamente configurada.

2) Na Conta a Pagar, após preencher todos os campos necessários, acesse a aba "Integração Bancária e CNAB":

3) Em seguida, preencha a forma de pagamento. Atualmente, para o BRB, existe apenas a opção de Transferência Bancária via TED ou TED:

  1. Transferência Bancária via TEF ou TED.

    Escolha a opção "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" conforme as opções disponíveis (2) e preencha os dados bancários do Beneficiário (3):

    💡 Os dados bancários do beneficiário serão automaticamente preenchidos com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-los manualmente.

4) Após preencher todas as informações do pagamento, clique em "Salvar":

5) Agora, basta gerar a Remessa de Pagamento e enviá-la ao banco para que os pagamentos sejam processados de fato.


👣 Próximos Passos

1) Gere a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua conta corrente.

💡 Após gerar a Remessa no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.

Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a Remessa de Pagamentos seja cancelada.

2) Importe o Retorno de Pagamento para registrar no Omie o status atualizado do pagamento de acordo com as informações do banco


3) Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros dos pagamentos no Extrato do BRB.


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