Emitindo uma NF-e de Devolução de Remessa de Produto

Nesse artigo, descubra como realizar a emissão da Nota Fiscal de Devolução para uma Remessa de Produto.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de uma semana

Em alguns casos, há a necessidade de que os produtos enviados a partir da Remessa de Produto sejam retornados ao estoque de sua empresa.

A emissão da Nota Fiscal de Devolução de Remessa de Produto é importante para oficializar a operação e confirmar o retorno dos produtos ao fornecedor/origem.

Saiba como realizar a Devolução de Remessa de Produto nos passos abaixo!

​Tópicos do Artigo:


Emitindo a Devolução para Remessa gerada no Omie

1) Caso a NF-e de Remessa de Produto tenha sido gerado no Omie, para iniciar sua Devolução, acesse a opção “Exibir todas”, disponível no grupo de Remessa de Produto, através do menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e:



2) Nesta tela será demonstrado todas as Remessas de Produtos registradas em seu Aplicativo Omie.

Dê um duplo clique para acessar a Remessa que deseja emitir a Devolução:


3) Na Remessa de Produto, selecione a opção “Devolver”, disponível no menu lateral esquerdo.


4) Preencha os dados principais para emissão da Nota de Entrada, que incluem os campos:

  • 1) Cliente/Fornecedor (ou Remetente): selecione o cliente/fornecedor vinculado a operação. Em casos de devolução de Remessa gerada na Omie, essa informação já virá preenchida conforme cliente/fornecedor da Remessa de Produto.

  • 2) Previsão: Data de previsão da emissão da NF-e

  • 4) Vendedor: pessoa responsável pela venda/operação

  • 5) Tipo do Frete: tipo de frete utilizado para entrega dos itens em sua empresa

  • 6) Valor do Frete: caso haja frete, informe o valor neste campo

  • 7) Itens da Nota: relação dos itens a serem devolvidos

  • 8) Departamentos: distribuição ou rateio por centro de custo

  • 9) Frete e Outras Despesas: para preenchimento de mais informações sobre o frete (como valor de seguro, outras despesas e pesos)

  • 10) Informações Adicionais: onde será preenchido a Chave de Acesso da NF-e de Remessa a ser devolvida, dados adicionais para a NF-e e, também, a Categoria para a operação

  • 11) E-mail para o Cliente ou Fornecedor: para que a NF-e seja enviada ao fornecedor após a emissão, deve-se informar o endereço de e-mail desejado

  • 12) Observação: observações internas sobre a nota de entrada (não irão aparecer na NF-e)

5) Ajustando as informações dos itens

Para realizar a devolução total da Remessa, preencha as informações abaixo e confirme os demais campos com a sua contabilidade:

  • 1) Quantidade: quantidade de produto a ser devolvida

  • 2) CFOP de Devolução: o CFOP é o Código Fiscal de Operações e Prestações, que identifica a natureza de circulação da mercadoria/qual operação está sendo realizada

    Converse com seu contador para entender quais CFOPs você deve utilizar!

Caso seja uma Devolução parcial


Se a devolução for parcial, ou seja, para apenas um dos itens e/ou em quantidade menor do que a anteriormente movimentada na Remessa, basta alterar a situação dos itens:

  • Excluindo item da Devolução: Para remover o item da Devolução, acesse a aba “Itens da Nota” (1), selecione o item (2) e clique em “Excluir item” (3):

  • Alterando quantidade a ser devolvida: Para devolver uma quantidade menor do que a enviada na Remessa, acesse a aba “Itens da Nota” (1), selecione o item (2) e clique em “Editar item” (3):

    E altere a quantidade para devolução:



6) Sobre o Custo do Produto: É importante destacar que, nesta nota de devolução, o custo do produto a ser considerado será o Custo Médio Contábil (CMC) original do produto que foi enviado.

  • 1) Para visualizar este custo na Nota de Retorno, dê um duplo clique no item de interesse:

  • 2) Clique na aba "Custo de Estoque". Você poderá analisar o CMC original associado à Remessa original:


7) O Omie possibilita a pré-visualização do DANFE antes de sua emissão.

Para visualizar sua Pré-nota, clique em “Conferir”, opção disponível no menu lateral esquerdo:
​​


8) Clique em “Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)”:


9) Caso tudo esteja em conformidade, basta clicar em “Concluir Nota de Entrada” para emitir a sua NF-e de Devolução:


Prontinho!
Sua NF-e de Devolução de Remessa de Produto será emitida!


Emitindo a Devolução para Remessa gerada fora do Omie

Caso a NF-e de Remessa de Produto tenha sido emitida fora do Omie, você poderá emitir sua Devolução a partir de uma Nota de Entrada e referenciar a Remessa de Produto original.

1) Para incluir sua Nota de Entrada, siga este passo a passo, mas não se esqueça de verificar as demais informações abaixo

📌 Informações Importantes

  • As tributações e CFOP devem ser preenchidas conforme orientações de sua Contabilidade

  • Na utilização de um CFOP de Devolução, a Sefaz determina a referência para a nota fiscal que você está devolvendo, informando a chave de acesso da "nota de origem"


2) Após a inclusão da Nota de Entrada, referencie a NF-e de Remessa a ser devolvida.

Na aba “Informações Adicionais” (1), defina a Categoria da operação (2) e clique em “Adicionar uma NF-e, Cupom Fiscal, NFC-e ou SAT como relacionada” (3) para referenciar sua Remessa de Produto:


3) Preencha a Chave de Acesso da NF-e de Remessa de Produto gerada fora do Omie (1) e salve (2):


4) O Omie possibilita a pré-visualização do DANFE antes de sua emissão.

Para visualizar sua Pré-nota, clique em “Conferir”, opção disponível no menu lateral esquerdo:


5) Selecione a opção “Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)”:



6) Caso tudo esteja em conformidade, basta clicar em “Concluir Nota de Entrada” para emitir a sua NF-e de Devolução:


E pronto! Sua NF-e de Devolução será gerada!



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