Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesServiços e NFS-eVeja mais...
Acompanhando o status de disponibilidade de Emissão de NFS-e
Acompanhando o status de disponibilidade de Emissão de NFS-e

Neste artigo descubra como acompanhar a situação de disponibilidade da Prefeitura para Emissão de NFS-e

Kessy Silva avatar
Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de 4 meses

O Webservice é um tipo de comunicação que a Prefeitura disponibiliza para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em outros sistemas, como o Omie, por exemplo. Para emissão de NFS-e via Webservice é necessário realizar credenciamento com a Prefeitura.

Entenda mais sobre o Webservice


É possível verificar em tela se o Município de sua empresa possui Integração para emissão de NFS-e disponível. Para isso, consulte este Artigo:

Caso tenha dúvidas sobre o processo de credenciamento, verifique com a sua contabilidade ou Prefeitura.


Uma vez configurada a emissão de NFS-e, caso haja integração Webservice disponível com o Município emissor, para tornar o processo de emissão de Notas Fiscais de Serviço mais ágil, a Omie realiza comunicação direta com a Prefeitura, enviando todas as informações da nota fiscal para validação e geração de forma automática.

📌 Informação Importante

O status de disponibilidade/alerta não é apresentado de forma automática; ele será exibido somente após ativação interna, quando a Omie identificar instabilidade no serviço por parte da Prefeitura.

Tópicos do Artigo:



Acompanhando o status de Emissão de NFS-e

1) Conectado em seu Aplicativo Omie, acesse o Módulo de Serviços e NFS-e:


2) Será aberta a tela de Passo a Passo do Módulo de Serviços. Essa página exibirá atalhos rápidos para as operações mais comuns no lado esquerdo da tela, já no lado direito informações sobre a Tabela do IBPT serão demonstradas.


3) Caso o status de Serviço de NFS-e tenha sido ativado internamente, essa informação será demonstrada no canto direito da tela. Será possível visualizar a situação de Serviço, que pode corresponder as seguintes opções:

🔴 Serviço indisponível

Caso o sistema da Prefeitura se encontre fora do ar, a Emissão de NFS-e apresentará o status "Serviço indisponível":


Mas não se preocupe! Em situações como esta, a nossa equipe realiza contato rápido com o Município para notificá-los da situação e acompanhar a solução.

🟡 Serviço com lentidão

Em situações onde a comunicação via Web Service com a Prefeitura está tendo retornos mais lentos do que o normal, resultando em um maior tempo para emitir e consultar NFS-es, a situação "Serviço com lentidão" será apresentada:

🟠 Serviço em atualização

A qualquer momento a Prefeitura pode realizar atualizações em seu padrão de emissão de NFS-e. Caso haja atualização programada ou em curso, o status "Serviço em atualização" será demonstrado:


🟢 Serviço disponível


Dentro de um prazo de até dois dias após a normalização da disponibilidade, em casos onde era exibida uma situação diferente (Indisponível, Com Lentidão ou Em Atualização), o status "Serviço disponível" será apresentado:


Após 48 horas, esse status será removido da tela de Passo a Passo.


O Serviço está indisponível. E agora?

Em casos de indisponibilidade na Prefeitura, o serviço de Webservice do Município também será impactado. Nesses casos, entraremos em contato imediato com a Prefeitura para compreender a situação e acompanhar a normalização dos serviços.

Enquanto a comunicação fornecida pelo Município estiver indisponível, será necessário aguardar a normalização.

Caso tenha dúvidas sobre a previsão de restabelecimento da disponibilidade, você pode iniciar um chat com o nosso Suporte. Informaremos você assim que houver qualquer atualização por parte da Prefeitura.

💡 Se, durante a instabilidade de retorno da Prefeitura, a NFS-e aparecer com o status "Pendente" ou "Rejeitada" na Omie, mas estiver registrada como emitida no Portal da Prefeitura, é possível realizar a confirmação manual da nota gerada. Para isso, siga o procedimento abaixo:


Este procedimento também pode ser seguido se você optar por emitir a NFS-e, que foi rejeitada no ERP devido à indisponibilidade do Webservice, diretamente no Portal da Prefeitura.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?