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Acompanhando as Devoluções através de Relatórios
Acompanhando as Devoluções através de Relatórios

Nesse artigo, descubra como emitir um relatório para acompanhar as Devoluções de Vendas ou Compras feitas no Omie.

Ketilyn Vasconcelos avatar
Escrito por Ketilyn Vasconcelos
Atualizado há mais de uma semana

A Devolução de mercadoria é o processo em que o cliente retorna um produto adquirido a um vendedor ou loja, essa operação é normalmente aplicada em casos de produtos com defeitos ou erro na compra. Nessas situações, o cliente pode receber um reembolso do valor devolvido.

No Omie, essa operação pode ser realizada através da Devolução de Venda (em casos de venda, onde os produtos anteriormente vendidos são devolvidos pelo cliente e retornam ao estoque da empresa) e Devolução de Compra (em casos de compra, onde a devolução é destinada ao Fornecedor).

Para potencializar seu gerenciamento de devoluções, é possível visualizar e acompanhá-las através dos relatórios. Descubra agora como visualizar as devoluções da sua empresa nos Relatórios do Omie. 🚀

Tópicos do Artigo


Acompanhando as Devoluções de Venda

Existem dois cenários de Devoluções de Vendas que podem ser realizadas:

  • (1) Devoluções criadas a partir de Vendas registradas no Omie: São Devoluções emitidas para um Pedido de Venda ou Remessa de Produto registrado no sistema.

    As Devoluções podem ser emitidas pela sua empresa através da Devolução de Venda, ou então ser emitida pelo Cliente e ser gerenciada através da Entrada da Nota de Devolução de Venda.

  • (2) Devoluções de Vendas realizadas fora do Omie: Se a empresa realizou emissões de Vendas em outro sistema e precisa emitir a NF-e de Devolução através do Omie, a emissão de Nota de Entrada será a solução perfeita para sua empresa!

Para conferir a instrução ideal para sua operação, você pode clicar em qual cenário melhor se adequa na rotina de Devolução de Venda da sua empresa:

Devoluções criadas para Vendas registradas no Omie

1) Acesse o aplicativo da sua empresa e entre no módulo de Vendas e NF-e:

2) Passe seu mouse no menu suspenso do módulo para acessar os relatórios:

3) Localize o tópico destinado aos Relatórios e gere o relatório de "Faturamento por Período":

4) Informe o período desejado (1) e clique em "Executar" (2):

5) Clique no campo "Operações", desta forma será possível filtrar uma operação específica dentro do Relatório de Faturamento:

6) Marque as operações de Devolução de Venda e clique em "Aplicar" (2):

📌 Se seu cliente realiza a emissão da nota de Devolução de Venda, marque a operação "Devolução (Emissão do Cliente)", conforme o exemplo abaixo:

7) Passe o mouse no campo Formatar (1) e em seguida utilize a opção "Expandir Todos" (2):

8) Após expandir, será apresentado a Data de Emissão da NF-e (1), número da Nota Fiscal da Devolução (2), e valores relacionados a nota (3):

💡 DICA: Você pode visualizar a Situação da Devolução alterando a posição do campo "Situação", para realizar esse procedimento siga as instruções abaixo:

  1. Clique em "Campos";

  2. No quadrante "Filtros", localize o campo "Situação";

  3. Arraste o campo para o quadrante "Linhas";

  4. Aplique, conforme o exemplo a seguir:

Devoluções de Vendas realizadas fora do Omie

1) Acesse o aplicativo da sua empresa e entre no módulo de Compras, Estoque e Produção:

2) Passe seu mouse no menu suspenso do módulo para acessar os relatórios:

3) Localize o tópico destinado aos Relatórios e gere o relatório "Outras Notas de Entradas Por Período":

4) Informe o período desejado (1) e clique em executar (2):

5) Assim que a geração do relatório for concluída, clique em "Campos":

6) Informe o campo de CFOP (1) e em seguida clique em Aplicar (2):

7) Passe o mouse no campo Formatar (1) e em seguida clique na opção "Expandir Todos" (2):

8) Clique no campo CFOP:

9) Desmarque todos os CFOPs pela opção "Selecionar Tudo":

10) Filtre pela inicial "Devol." (1) para filtrar os CFOPs de Devolução, marque os CFOPs (2) desejados e por fim Aplique (3):

11) Será apresentado a Data de Emissão da NF-e (1), número da Nota Fiscal da Devolução (2), e valores relacionados a nota (3):


💡 DICA: Você pode visualizar a Situação da Devolução alterando a posição do campo "Situação", para realizar esse procedimento siga as instruções abaixo:

  1. Clique em "Campos";

  2. No quadrante "Filtros", localize o campo "Situação";

  3. Arraste o campo para o quadrante "Linhas";

  4. Aplique, conforme o exemplo a seguir:


Acompanhando as Devoluções de Compra

1) Acesse o aplicativo da sua empresa e entre no módulo de Vendas e NF-e:

2) Passe seu mouse no menu suspenso do módulo para acessar os relatórios:

3) Localize o tópico destinado aos Relatórios e gere o relatório de "Faturamento por Período":

4) Informe o período desejado (1) e clique em "Executar" (2):

5) Clique no campo "Operações", desta forma podemos filtrar uma operação específica dentro do Relatório de Faturamento:

6) Marque a operação Devolução ao Fornecedor (1), em seguida, clique em "Aplicar" (2), conforme o exemplo:

7) Passe o mouse no campo Formatar (1) e em seguida utilize a opção "Expandir Todas" (2):

8) Após expandir, será apresentado a Data de Emissão da NF-e (1), número da Nota Fiscal da Devolução (2), e valores relacionados a nota (3):

💡 DICA: Você pode visualizar a Situação da Devolução alterando a posição do campo "Situação", para realizar esse procedimento siga as instruções abaixo:

  1. Clique em "Campos";

  2. No quadrante "Filtros", localize o campo "Situação";

  3. Arraste o campo para o quadrante "Linhas";

  4. Aplique, conforme o exemplo a seguir:


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