Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCotação de FreteOperadoras de Frete
Cotação de Fretes no Omie: Datafrete
Cotação de Fretes no Omie: Datafrete

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com a Datafrete.

Luis Felipe avatar
Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de uma semana

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Datafrete! A empresa focada em facilitar processos e simplificar a logística da sua empresa!

Tópicos do Artigo

⚠️ Importante: não é possível gerar etiquetas com a Datafrete pelo sistema Omie!


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:

1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:

3) ​Contrate a Cotação de Frete pela Datafrete na Omie.Store, clicando no botão abaixo:


Configurando a Cotação de Frete com a Datafrete

Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Agora, acesse a aba "Venda de Produtos" e clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":

3) Nesta tela, será demonstrada a Datafrete. Dê um duplo clique sobre essa opção:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Datafrete, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com a Datafrete:

Aba Integração


Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

  • (1) 🔒 Informar credenciais

    Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

    • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

    • Endereço do serviço (2);

    • Token de Cotação (3);

    • Token de Pedidos (4);

      Por fim, clique em Salvar!

⚠️ As credenciais de integração são fornecidas diretamente pela DataFrete.

  • (2) 🔺 Webhook

    Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com o Datafrete. Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.

  • ⚡ Testar integração

    Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:

Aba Informações Adicionais


Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Datafrete. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:

  • Transportadora Padrão.

    Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

    ⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!

  • Dimensões Padrões

    Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.


    Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação.


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Datafrete, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • ℹ️. Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:

💡 Importante

Se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística.

Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa!


Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda!

6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:

7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?