Passar para o conteúdo principal

Cotação de Fretes no Omie: Datafrete

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com a Datafrete.

Nathalia Pereira avatar
Escrito por Nathalia Pereira
Atualizado há mais de 3 semanas

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Datafrete! A empresa focada em facilitar processos e simplificar a logística da sua empresa!

Tópicos do Artigo

⚠️ Importante

  • Não é possível gerar Etiquetas de Transporte com a Datafrete pelo sistema Omie;

  • Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.

    Confira as instruções neste artigo:


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete é necessário garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de Cotação, recomendamos que você siga o checklist abaixo:


Configurando a Cotação de Frete com a Datafrete

Com a Cotação contratada, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! 😄

1) Após logar no Omie, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:

2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":

3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre a Datafrete:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Datafrete.

As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, você pode acompanhar o histórico de comunicações com a Datafrete.

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

🔒 Informar credenciais

Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

  • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

  • Endereço do serviço (2). Preencha o endereço do endpoint API, fornecido pela Datafrete.

    Após preencher o endereço, clique em no ícone de raio para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

  • Token de Cotação (3). Preencha o Token integração, fornecido pela Datafrete.

  • Token de Pedidos (4). Preencha o Token Pedidos, fornecido pela Datafrete.

    ⚠️ As credenciais de integração são fornecidas diretamente pela Datafrete.

🔺 Webhook

Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com a Datafrete.

Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.

Testar integração

Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:

Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Datafrete, incluindo a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos.

Transportadora Padrão

Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, essa informação deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e.

Dimensões Padrões

Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos.

Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.

Ao ativar essa opção, preencha a Altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações sobre a Cotação:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações do cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pelo Datafrete, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete.

    Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • ℹ️ Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque.

    💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas.

  • Limite de envio por operadora (5). Consulte as limitações de embalagem estabelecidos por esta operadora.

  • Quero Frete Grátis para meu cliente (6). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega.

Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, basta clicar sobre essa opção:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda.

6) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as Cotações de Frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?