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Configurando o Omie para Utilização em Múltiplas Empresas
Configurando o Omie para Utilização em Múltiplas Empresas

Neste artigo, descubra as opções disponíveis para conectar suas empresas e sane as principais dúvidas sobre essas funcionalidades!

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Escrito por Lucas Sousa
Atualizado há mais de uma semana

Muitos clientes que utilizam o Omie possuem um grupo de empresas com múltiplos CNPJs, como Matriz e Filiais. Nesse contexto, controlar todas elas simultaneamente pode ser um desafio. Mas no Omie, o controle de múltiplas empresas se torna uma ótima experiência! 🎉😄

Utilizando as ferramentas certas, podemos automatizar a criação de cadastros e conectar informações, assim otimizando o seu tempo e facilitando a análise de dados de ambas as empresas.

Neste artigo, abordaremos o que seriam essas ferramentas e responderemos as principais dúvidas sobre elas. Bora lá? 🚀

Tópicos do Artigo


Relatórios Consolidados

Com os Relatórios Consolidados, é possível acompanhar informações de mais de uma empresa com mais agilidade.

Esta opção permite “consolidar” os relatórios entre as empresas que possui acesso, permitindo ver os lançamentos de ambas as empresas em um único relatório. Basicamente, conseguimos filtrar para que o relatório traga os dados de mais de um CNPJ conforme o grupo de empresas que realiza o controle.

Após ativar essa opção, os relatórios que estão com a consolidação entre empresas irão aparecer com o símbolo de um "Organograma" ao lado:

Para saber mais detalhes dessa função, além de como ativá-la, confira este Artigo:


Compartilhamento de Cadastros

Com o Compartilhamento de Cadastros, é possível sincronizar os cadastros entre as empresas, evitando assim a necessidade de incluir esses cadastros mais de uma vez. Os cadastros compartilháveis são:

  • Cadastros de Produtos

  • Cadastros de Clientes e Fornecedores

Separamos um artigo completo que mostra os pré-requisitos e os pontos que necessitam de atenção antes de realizar a ativação dessa ferramenta:

⚠️ Aviso: Atualmente o Compartilhamento de Cadastros apenas compartilha os cadastros, mas não sincroniza o estoque dos produtos entre as empresas, sendo necessário fazer o controle do estoque de cada CNPJ, separadamente.

Acompanhe mais detalhes a respeito na sessão de "Perguntas Frequentes" deste artigo.


Perguntas Frequentes (FAQ)

1) Consigo realizar uma transferência de estoque entre um CNPJ e outro?

A transferência pode ser realizada através da emissão de uma Nota Fiscal de Remessa. Com a criação da Remessa de Transferência, é possível fazer a transferência entre locais de estoque de Filiais e gerar o documento fiscal.

Outra opção é movimentar manualmente o estoque, gerando um movimento de saída do CNPJ onde deseja retirar o produto e gerando uma entrada no CNPJ que deseja receber o produto.

Abaixo temos dois artigos que podem auxiliar nesses processos:

2) Consigo realizar uma venda de um produto, cujo estoque está em outra empresa?

Hoje, para que esta venda possa ser concluída, é necessário realizar a transferência entre os estoques manualmente, criando o movimento de saída em uma empresa, e depois criando o movimento de entrada na outra:

DICA: Para que a venda não seja “travada” por conta deste recurso, algo que pode ajudar é permitir que a empresa realize operações com o Estoque Negativo. Com isso, é possível emitir a venda do produto, mesmo sem estoque, e realizar posteriormente a transferência de estoque.

Abaixo, temos o artigo que demonstra como parametrizar essa opção:

💡 A princípio, o artigo demonstra como não permitir o Estoque Negativo. Mas basta fazer o processo inverso, ou seja: conferir se a opção "Não permitir Saldo Negativo..." está desmarcada e salvar para ficar como deseja.

3) Consigo enxergar o estoque de mais de um CNPJ no momento da venda?

É possível gerar um Relatório de Estoque para ter esta visão no momento da venda.

Confira mais detalhes no Artigo abaixo:

4) Utilizo a mesma conta bancária em 2 CNPJ’s. Como proceder?

Os lançamentos do Aplicativo Omie - em específico os lançamentos bancários - são sempre focados no CNPJ que está controlando na base. Com isso, o ideal é gerenciar esses lançamentos individualmente, cada um em sua respectiva empresa e sem a duplicação dos lançamentos em outro CNPJ. Dessa forma, é possível otimizar a gestão dos saldos e evitar possíveis desencontros técnicos.

Um recurso que pode te ajudar no gerenciamento de suas operações bancárias é a conta Omie.CASH! 💰

A Omie.CASH facilita o controle dos lançamentos dentro de sua empresa, além de automatizar processos e trazer um ganho maior de produtividade. Saiba mais acessando a página abaixo:


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