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Configurando o Omie para Utilização em Múltiplas Empresas

Configurando o Omie para Utilização em Múltiplas Empresas

Neste artigo, descubra as opções disponíveis para conectar suas empresas e sane as principais dúvidas sobre essas funcionalidades.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de um mês

Muitos clientes que utilizam o Omie possuem um grupo de empresas com múltiplos CNPJs, como Matriz e Filiais. Nesse contexto, controlar todas elas simultaneamente pode ser um desafio. Mas no Omie, o controle de múltiplas empresas se torna uma ótima experiência! 🎉😄

Utilizando as ferramentas certas, podemos automatizar a criação de cadastros e conectar informações, assim otimizando o seu tempo e facilitando a análise de dados de ambas as empresas.

Descubra quais ferramentas utilizar para destravar o seu crescimento! 🚀

Tópicos do Artigo:


Relatórios Consolidados

Com os Relatórios Consolidados, é possível acompanhar informações de mais de uma empresa com mais agilidade.

Esta opção permite “consolidar” os Relatórios entre as empresas que possui acesso, permitindo ver os lançamentos de ambas as empresas em um único relatório. Basicamente, conseguimos configurar a geração do Relatório para que ele traga os dados de mais de um CNPJ, conforme o grupo de empresas que realiza o controle.

Após ativar essa opção, os Relatórios que estão com a consolidação entre empresas serão apresentados no menu suspenso dos respectivos módulos com um símbolo de "Organograma" ao lado, como demonstrado no exemplo abaixo:

Para saber mais detalhes dessa função, além de como ativá-la, confira este Artigo:


Compartilhamento de Cadastros

Com o Compartilhamento de Cadastros, é possível compartilhar e sincronizar os cadastros entre as empresas, evitando assim a necessidade de incluir esses cadastros mais de uma vez. Os cadastros com possibilidade de compartilhamento são:

  • Cadastros de Produtos

  • Cadastros de Clientes e Fornecedores

Confira os pré-requisitos e os pontos que necessitam de atenção antes de realizar a ativação dessa ferramenta:

⚠️ Aviso: Atualmente o Compartilhamento de Cadastros compartilha somente os cadastros, mas não sincroniza o estoque dos Produtos entre as empresas, sendo necessário fazer o controle do estoque de cada CNPJ separadamente.

Confira mais detalhes na sessão de Perguntas Frequentes.


Importação de Dados de outro Aplicativo

A configuração de Plano de Contas e Cenários Fiscais entre Aplicativos também pode ser simplificada!

  • Cenário Fiscal: O seu Grupo de Empresas é do mesmo regime tributário e estado de origem? Neste caso, você pode importar os Cenários Fiscais criados e configurados em um dos Aplicativos para os outros:

  • Plano de Contas: Se você já importou o Plano de Contas em outro Aplicativo, é possível importar esses Dados em outro Aplicativo. Além disso, com o Plano de Contas, é possível copiar as Categorias da integração, desde que o Aplicativo que vai receber os dados não tenha efetuado movimentações no sistema.


Perguntas Frequentes (FAQ)

1) Consigo realizar uma transferência de estoque entre um CNPJ e outro?

A transferência pode ser realizada através da emissão de uma Nota Fiscal de Remessa. Com a criação da Remessa de Transferência, é possível fazer a transferência entre locais de estoque de Filiais e gerar o documento fiscal.

Outra opção é movimentar manualmente o estoque, gerando um movimento de saída do CNPJ onde deseja retirar o produto e gerando uma entrada no CNPJ que deseja receber o produto.

Abaixo temos dois artigos que podem auxiliar nesses processos:

2) Consigo realizar uma venda de um produto, cujo estoque está em outra empresa?

Hoje, para que esta venda possa ser concluída, é necessário realizar a transferência entre os estoques manualmente, criando o movimento de saída em uma empresa, e depois criando o movimento de entrada na outra:

DICA: Para que a venda não seja “travada” por conta deste recurso, algo que pode ajudar é permitir que a empresa realize operações com o Estoque Negativo. Com isso, é possível emitir a venda do produto, mesmo sem estoque, e realizar posteriormente a transferência de estoque.

Abaixo, temos o artigo que demonstra como parametrizar essa opção:

💡 A princípio, o artigo demonstra como não permitir o Estoque Negativo. Mas basta fazer o processo inverso, ou seja: conferir se a opção "Não permitir Saldo Negativo..." está desmarcada e salvar para ficar como deseja.

3) Consigo enxergar o estoque de mais de um CNPJ no momento da venda?

É possível gerar um Relatório de Estoque para ter esta visão no momento da venda.

Confira mais detalhes no Artigo abaixo:

4) Utilizo a mesma conta bancária em 2 CNPJ’s. Como proceder?

Os lançamentos do Aplicativo Omie - em específico os lançamentos bancários - são sempre focados no CNPJ que está controlando na base. Com isso, o ideal é gerenciar esses lançamentos individualmente, cada um em sua respectiva empresa e sem a duplicação dos lançamentos em outro CNPJ. Dessa forma, é possível otimizar a gestão dos saldos e evitar possíveis desencontros técnicos.

Um recurso que pode te ajudar no gerenciamento de suas operações bancárias é a conta Omie.CASH! 💰

A Omie.CASH facilita o controle dos lançamentos dentro de sua empresa, além de automatizar processos e trazer um ganho maior de produtividade. Saiba mais acessando a página abaixo:

5) Minha Empresa não é apresentada para seleção na tela de importação de Cenário Fiscal. O que fazer?

Serão apresentadas somente Aplicativos que você já tem acesso e que já possuem algum Cenário de Impostos, considerando os Apps com mesmo regime tributário e estado de origem.

Neste caso, confira se o Aplicativo desejado possui os requisitos esperados.

6) Como importar as Categorias na importação de Plano de Contas de outro Aplicativo?

Só é possível importar as Categorias de outro aplicativo (origem) desde que o aplicativo atual (destino) não possua registros com as categorias atuais.


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