Passar para o conteúdo principal
Gerenciando o Controle de Acesso ao Omie

Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para realizar um controle de acesso eficiente e seguro ao Omie.ERP.

Luis Felipe avatar
Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de 2 meses

A informação é o ativo de maior valor para uma empresa e deve ser adequadamente protegida contra riscos e ameaças.

Uma das medidas de extrema relevância é o Controle de Acesso aos Dados e Informações.

Vamos destacar as melhores práticas para controlar o acesso ao seu Omie.ERP. 🔏

💡 Dica

O Omie conta com o Consultor de Segurança, uma ferramenta que analisa o nível atual de segurança da sua conta e fornece sugestões para aprimorá-lo:

Tópicos do Artigo:


Reforçando a Segurança na Autenticação

⚠️ Importante

  • Recomendamos que todos os usuários ativem a Autenticação de Dois Fatores (MFA) para maior segurança;

  • Cada usuário deve ter um acesso individual, com e-mail e senha próprios. O compartilhamento de credenciais compromete a segurança do sistema.

Ao contratar o Omie, você recebe automaticamente um usuário com perfil de Administrador. Esse usuário tem permissão para realizar todas as ações dentro do sistema, incluindo a edição e exclusão de informações, usuários e configurações.

Por isso, antes de iniciar o uso do sistema e convidar novos usuários, recomendamos definir alguns controles para aumentar a segurança na autenticação.

1) Para começar, ative a Autenticação de Dois Fatores (MFA) para o seu usuário.

Este é um passo muito importante, pois, com a Autenticação de Dois Fatores (MFA) ativada, mesmo que alguém não autorizado obtenha sua senha, não conseguirá acessar o sistema sem a segunda etapa de verificação.

Para habilitar a Autenticação de Dois Fatores (MFA) em seu usuário, siga estes passos:

2) Em seguida, ative a exigência de Autenticação de Dois Fatores (MFA) para acesso à sua empresa no Omie.

Com essa configuração, apenas usuários que tiverem o MFA habilitado poderão acessar o aplicativo, aumentando a segurança do sistema.

3) Agora que a segurança de autenticação foi reforçada, você já pode partir para a personalização dos perfis e restrições de acesso.


Personalizando Grupos e Definindo Restrições de Acesso

1) Cada colaborador desempenha funções específicas dentro da organização.

O Omie oferece Grupos de Acesso predefinidos, mas, também permite criar grupos personalizados, possibilitando uma segmentação precisa das permissões.

É ideal que essa configuração seja feita antes de convidar novos usuários para o Omie. Assim, ao receber o convite, eles já terão as permissões adequadas.

Essa organização contribui para auditorias, permitindo a análise detalhada de registros de acesso, alterações e exclusões por usuário.

Para configurar as Permissões de Acesso, acesse este artigo:

2) Além da configuração personalizada de perfis de acesso, o Omie também permite a implementação de controles de restrição de acesso:

Restrição de Acesso por IP

Através do controle de acesso por IP, você consegue definir a partir de quais redes os usuários podem acessar o Omie.

Isso é importante, pois, impede que usuários acessem o Omie a partir de redes que não sejam confiáveis, como redes públicas.

Para configurar a Restrição por IP, siga este passo a passo:

Restrição por Horário e Dia da Semana

Você pode limitar o acesso ao sistema Omie a dias e horários específicos.

Por exemplo, você pode escolher que os usuários acessem o Omie apenas durante o expediente da empresa.

Veja neste artigo como habilitar a Restrição por Horário e Dia da Semana:



3) Pronto. Agora que as permissões e restrições de acesso foram devidamente configuradas, você já pode convidar os usuários para acessar o sistema Omie! 😄


Acompanhando Alterações, Exclusões e Acessos no Omie

1) O Omie permite acompanhar as atividades dos usuários no sistema. Você pode analisar as alterações e exclusões realizadas em diversos registros, além de conferir o histórico de acessos no aplicativo.

Histórico de Alterações nos cadastros

O Histórico de Alterações lista as modificações nos registros do aplicativo, incluindo data, usuário responsável e descrição das atualizações.

Histórico de Exclusões

O histórico de exclusões no Omie reforça a transparência e o controle, registrando quem excluiu, quando e os detalhes da exclusão dos cadastros de Clientes, Produtos, Pedidos de Venda, Ordens de Serviço, Contratos de Serviço, Notas de Compra, Contas a Pagar e a Receber, garantindo mais segurança e rastreabilidade.

Histórico de Acessos do Aplicativo

Com o Omie, você pode acompanhar quais usuários estão utilizando o aplicativo, além de obter um histórico de acessos. E se necessário, você pode desconectar um usuário!

2) Uma gestão de acessos eficiente requer um acompanhamento frequente das permissões de acesso. É importante que os usuários tenham acesso apenas as funções necessárias.

E quando necessário, você pode cancelar o acesso de um usuário de forma simples, seguindo estes passos:

3) Com essas medidas, além de reforçar a segurança no Omie, você garante a rastreabilidade das ações no sistema!


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?