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Entendendo o Estoque Negativo e seus Impactos nos Registros Contábeis

Neste artigo, descubra como controlar o seu estoque para não ficar com saldo negativo.

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Escrito por Júlia Lima
Atualizado há mais de 2 meses

Um dos pontos mais importantes do controle da sua empresa é o gerenciamento do estoque, onde os saldos, entradas e saídas no sistema devem refletir exatamente a movimentação que ocorre no seu estoque físico.

Para isso, o Omie oferece diversos recursos para controle e, se necessário, ajuste do saldo, visando manter sua empresa alinhada com a realidade e transmitir estes dados para sua contabilidade através dos arquivos fiscais.

⚠️Informações Importante

  • O saldo de estoque é transmitido para sua contabilidade através dos Arquivos de Integração gerados no Painel do Contador.

    O controle incorreto do saldo de estoque no Omie, impacta controles fiscais, como:

    • O sistema pode calcular o custo de venda com base em um saldo inexistente, gerando valores de custo zerados ou negativos, o que distorce o resultado contábil e o lucro bruto;

    • A contabilidade passa a demonstrar um valor de estoque incorreto, podendo causar inconsistências nos balanços e nas demonstrações financeiras;

    • Arquivos fiscais que dependem de movimentações de estoque (como SPED Fiscal e EFD ICMS/IPI) podem apresentar erros de validação, já que o sistema reporta movimentações sem cobertura de estoque;

    • Ao enviar arquivos com saldos negativos, a empresa se expõe a questionamentos fiscais e pode precisar retificar os arquivos, aumentando o retrabalho contábil.

Tópicos do Artigo:


Alerta de Estoque Negativo

Quando há movimentação de saída do estoque, seja faturamento, saída para produção, cancelamento ou movimento manual, se o Omie verificar que o estoque deste Produto ficará negativo, será gerado um alerta impedindo a conclusão:

💡Neste exemplo está sendo demonstrado o alerta no processo de faturamento do Pedido de Venda, mas o mesmo ocorre nos demais processos que geram a saída do estoque.

Isto ocorre, pois o estoque controlado no Omie deve refletir o estoque real da sua empresa. Ou seja, para concluir um processo de saída de estoque, deve-se ter saldo suficiente.


Ajuste do Saldo em Estoque

O estoque negativo normalmente ocorre quando há a saída de produtos antes da entrada correspondente no sistema. Outros casos são, quando há movimentação dos produtos na empresa e falta do registro desta movimentação no sistema ou casos de perda/furto que deixam de ser registradas.

Pensando nisso, o Omie disponibiliza formas de ajustar este saldo em estoque para estar alinhado com a realidade da sua empresa:

Tenho estoque físico, mas não está cadastrado no sistema


Se você possui produtos fisicamente em estoque, mas ainda não registrou essa informação no sistema, é possível corrigir o saldo de forma simples.

Realize uma Movimentação Manual no Estoque para ajustar o saldo do produto individualmente:

Caso precise ajustar o saldo de vários produtos, utilize a atualização em lote:


Produto quebrado, Perda ou Furto

Se o produto foi quebrado, perdido ou furtado e isso ainda não foi registrado no Omie, siga os passos:

  1. Verifique com sua contabilidade se a emissão de uma NF-e de remessa com CFOP de perda/furto é o processo correto para sua empresa.

  2. Se a contabilidade confirmar, emita a Nota Fiscal:

  3. Após a emissão, registre a Movimentação Manual no Estoque para ajustar o saldo:


O estoque do Produto está negativo

Se o saldo de um produto está negativo, há várias formas de corrigir, escolha conforme a situação da sua empresa:


Removendo a Configuração que Impede o Estoque Negativo

Se sua contabilidade orientar que as formas de ajuste do saldo de estoque não atendem sua empresa e que de fato deverá operar com o estoque negativo, há possibilidade de remover a configurar que impede a saída do Produto quando seu estoque ficar negativo.

1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu aplicativo, acesse o Painel do Contador:

2) Selecione o passo "3 - Integração Fiscal":

3) Clique na etapa de configuração "E - SPED EFD ICMS/IPI" (1), e então, desmarque a opção "Não permitir Saldo Negativo nas movimentações de estoque" (2):

4) Clique em "Salvar e Fechar":

5) Pronto! Desta maneira, toda operação que movimente estoque e resulte em um saldo negativo de estoque, não apresentará mensagem de alerta e permitirá a sua continuidade.


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