Um dos pontos mais importantes do controle da sua empresa é o gerenciamento do estoque, onde os saldos, entradas e saídas no sistema devem refletir exatamente a movimentação que ocorre no seu estoque físico.
Para isso, o Omie oferece diversos recursos para controle e, se necessário, ajuste do saldo, visando manter sua empresa alinhada com a realidade e transmitir estes dados para sua contabilidade através dos arquivos fiscais.
⚠️Informações Importante
O saldo de estoque é transmitido para sua contabilidade através dos Arquivos de Integração gerados no Painel do Contador.
O controle incorreto do saldo de estoque no Omie, impacta controles fiscais, como:
O sistema pode calcular o custo de venda com base em um saldo inexistente, gerando valores de custo zerados ou negativos, o que distorce o resultado contábil e o lucro bruto;
A contabilidade passa a demonstrar um valor de estoque incorreto, podendo causar inconsistências nos balanços e nas demonstrações financeiras;
Arquivos fiscais que dependem de movimentações de estoque (como SPED Fiscal e EFD ICMS/IPI) podem apresentar erros de validação, já que o sistema reporta movimentações sem cobertura de estoque;
Ao enviar arquivos com saldos negativos, a empresa se expõe a questionamentos fiscais e pode precisar retificar os arquivos, aumentando o retrabalho contábil.
Para evitar impactos nos arquivos Contábeis e Fiscais, orientamos que configure para Não permitir Saldo Negativo nas movimentações de estoque.
Tópicos do Artigo:
Alerta de Estoque Negativo
Quando há movimentação de saída do estoque, seja faturamento, saída para produção, cancelamento ou movimento manual, se o Omie verificar que o estoque deste Produto ficará negativo, será gerado um alerta impedindo a conclusão:
💡Neste exemplo está sendo demonstrado o alerta no processo de faturamento do Pedido de Venda, mas o mesmo ocorre nos demais processos que geram a saída do estoque.
Isto ocorre, pois o estoque controlado no Omie deve refletir o estoque real da sua empresa. Ou seja, para concluir um processo de saída de estoque, deve-se ter saldo suficiente.
Ajuste do Saldo em Estoque
O estoque negativo normalmente ocorre quando há a saída de produtos antes da entrada correspondente no sistema. Outros casos são, quando há movimentação dos produtos na empresa e falta do registro desta movimentação no sistema ou casos de perda/furto que deixam de ser registradas.
Pensando nisso, o Omie disponibiliza formas de ajustar este saldo em estoque para estar alinhado com a realidade da sua empresa:
Tenho estoque físico, mas não está cadastrado no sistema
Tenho estoque físico, mas não está cadastrado no sistema
Se você possui produtos fisicamente em estoque, mas ainda não registrou essa informação no sistema, é possível corrigir o saldo de forma simples.
Realize uma Movimentação Manual no Estoque para ajustar o saldo do produto individualmente:
Caso precise ajustar o saldo de vários produtos, utilize a atualização em lote:
Produto quebrado, Perda ou Furto
Produto quebrado, Perda ou Furto
Se o produto foi quebrado, perdido ou furtado e isso ainda não foi registrado no Omie, siga os passos:
Verifique com sua contabilidade se a emissão de uma NF-e de remessa com CFOP de perda/furto é o processo correto para sua empresa.
Se a contabilidade confirmar, emita a Nota Fiscal:
Após a emissão, registre a Movimentação Manual no Estoque para ajustar o saldo:
O estoque do Produto está negativo
O estoque do Produto está negativo
Se o saldo de um produto está negativo, há várias formas de corrigir, escolha conforme a situação da sua empresa:
Importando a Nota de Compra
Se o produto saiu antes da entrada (ou a compra não foi registrada), importe a NF-e do fornecedor:
Emitindo a Nota de Entrada
Caso o fornecedor não tenha emitido a nota fiscal de venda, você pode gerar uma Nota de Entrada diretamente no Omie:
Corrigindo o saldo Manualmente ou Em Massa
Se nenhuma das opções acima se aplicar, ajuste o estoque manualmente ou via planilha:
Removendo a Configuração que Impede o Estoque Negativo
Se sua contabilidade orientar que as formas de ajuste do saldo de estoque não atendem sua empresa e que de fato deverá operar com o estoque negativo, há possibilidade de remover a configurar que impede a saída do Produto quando seu estoque ficar negativo.
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu aplicativo, acesse o Painel do Contador:
2) Selecione o passo "3 - Integração Fiscal":
3) Clique na etapa de configuração "E - SPED EFD ICMS/IPI" (1), e então, desmarque a opção "Não permitir Saldo Negativo nas movimentações de estoque" (2):
4) Clique em "Salvar e Fechar":
5) Pronto! Desta maneira, toda operação que movimente estoque e resulte em um saldo negativo de estoque, não apresentará mensagem de alerta e permitirá a sua continuidade.