No dia a dia precisamos adquirir produtos para poder vender e entregar, insumos, materiais, entre outros que temos alguma necessidade
O processo de compra geralmente é complexo, pois é preciso requisitar, cotar, escolher o melhor fornecedor com o melhor prazo, qualidade e por aí vai, por isso, é essencial ter um método de requisição de compras bem estabelecido
A requisição de compras nada mais é uma formalização da necessidade de adquirir um produto, assim, o setor responsável poderá iniciar todos os processos de aquisição e futuramente converter essa requisição em um pedido de compra
Pensando nisso, temos um modo de fazer isso tudo num único lugar, dentro do módulo de Compras, Estoque e Produção
Cadastrando uma requisição de compra
Acesse o Passo 3 do módulo de Compras, Estoque e Produção:
Na primeira coluna do kanban de compra, clique em "Nova Requisição":
Agora vamos preencher os dados da sua requisição de compra. Primeiramente, preencha os campos numerados:
Categoria da Compra;
Projeto (preenchimento opcional);
Data de sugestão de Entrega;
Novo item;
Observações
Você pode informar observações internas, demonstradas apenas no Omie, e também observações que serão impressas na carta de cotação para o fornecedor
Ao clicar em "Novo Item", preencha os campos numerados:
Produto
Clicando na lupa 🔍 você pode pesquisar um produto cadastrado;
Clicando no link 🔗 você pode cadastrar um novo produto;
Quantidade;
Preço Unitário Sugerido;
Observações
💡 Dica. Ao preencher o produto e a quantidade, automaticamente o sistema irá preencher os seguintes campos:
Após clicar em "Salvar" a sua requisição de produtos está pronta! 🎉
Imprimindo uma requisição de compra
Agora é hora de enviar a carta de cotação aos seus fornecedores
No menu lateral esquerdo, clique em "Imprimir":
Aqui você possui algumas opções:
Informar os endereços de e-mail que receberão a carta de cotação;
Adicionar um endereço em cópia e/ou cópia oculta;
Marcar para receber uma cópia deste e-mail;
Visualizar o PDF da carta de cotação;
Personalizar o assunto do e-mail e o texto da carta de cotação;
Incluir um novo anexo ao e-mail.
Enviar a cotação
Seus fornecedores receberão um e-mail super elegante no formato .PDF, com essa carinha:
Transformando uma Requisição em um Pedido de Compra
Após todo o processo de cotação dos seus produtos, você pode transformar a sua requisição em um pedido de compra. Basta seguir os passos abaixo:
Acesse o Passo 3 do módulo de Compras, Estoque e Produção:
Na coluna "Requisição" selecione o card de interesse e o arraste para a coluna "Pedido de Compra":
Para criar o Pedido de Compra, preencha os campos numerados abaixo, e em seguida, clique em "Concluir":
Fornecedor
Clicando na lupa 🔍 você pode pesquisar um fornecedor cadastrado;
Clicando no link 🔗 você pode cadastrar um novo fornecedor;
Previsão de Entrega da mercadoria;
Categoria da Compra;
Comprador (preenchimento opcional);
Número de Parcelas;
Conta Corrente;
Projeto (preenchimento opcional);
Contato (preenchimento opcional);
Local de Estoque
Prontinho! Seu Pedido de Compra foi criado, e você poderá gerenciá-lo 😊
💡 Dicas importantes
|
📌 Separamos alguns artigos importantes que podem te ajudar bastante: