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Cadastrando um novo Cliente ou Fornecedor digitando os dados manualmente

Neste artigo, descubra como cadastrar um Cliente ou Fornecedor digitando os dados manualmente.

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Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de um mês

No Omie, você pode cadastrar seus Clientes e Fornecedores de três maneiras diferentes, de acordo com a sua necessidade.


Neste passo a passo, vamos mostrar como fazer esse cadastro de forma manual, direto pelo sistema. É simples, rápido e você já pode começar agora mesmo! 😄


Cadastrando um Cliente ou Fornecedor manualmente

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

Em seguida, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Finanças" para liberar o menu suspenso:

3) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize tópico "Clientes e Fornecedores" e clique em "+ Incluir":

💡 Dica

Nos módulos "Compras, Estoque e Produção", "Serviços e NFS-e" e "Vendas e NF-e", você encontrará a mesma opção para incluir Clientes e Fornecedores.


Independentemente do módulo utilizado, todas essas opções levam à mesma tela de cadastro, permitindo que você gerencie essas informações de forma integrada em diferentes áreas do sistema.

4) Clique sobre a opção "Inserção Manual":

5) Durante o cadastro manual, o sistema pode te ajudar a preencher o endereço automaticamente com base no CEP informado (1).


Caso prefira preencher tudo por conta própria, é só clicar em "Desejo prosseguir com a inclusão manual" (2) para seguir sem a busca automática.

💡 Dica sobre a Busca pelo CEP

Para realizar a busca pelo endereço, o número é opcional. Basta digitar o CEP desejado (1) e clicar em "Pesquisar" (2):


O Omie fará a busca automaticamente e abrirá a tela de inclusão do cliente ou fornecedor com os dados do endereço já preenchidos para você:

6) Agora, preencha os principais campos de cadastro:

  • (1) Razão Social / Nome Completo;

  • (2) CNPJ / CPF;

  • (3) Nome Fantasia / Nome Abreviado;

  • (4) DDD. Informe o DDD do número de telefone do Cliente ou Fornecedor;

  • (5) Telefone. Preencha o número de telefone para contato;

  • (6) Nome do Contato.

7)Além disso, você terá acesso a diversas abas que podem ser preenchidas conforme as necessidades e os processos da sua empresa.

Essas abas abrangem informações, como:


(1) Endereço

Nessa aba será possível preencher os dados referentes ao endereço do cliente (1).

E caso queira, é possível cadastrar um endereço de entrega diferente (2):

(2) Telefones e E-mail

Nessa aba, você pode informar os meios de contato com o seu cliente (1). Além disso, você consegue marcar a opção de enviar os anexos por e-mail, além do Portal Omie (2):

(3) Dados Bancárias

Preencha as informações de dados bancários do Cliente ou Fornecedor.

Essas informações, serão usadas para a geração da remessa de pagamento com o seu banco:

(4) Inscrições, CNAE e Outros

Nessa aba, você pode definir algumas informações importantes para a geração de NF-e

E você poderá informar se o seu cliente é ou não um contribuinte:

💡 Observações Importantes

  • Por padrão, caso o Cliente não tenha IE preenchida, vamos considerar que trata-se de um "não contribuinte". Entretanto, você pode controlar essas informações, selecionando uma das seguintes opções:

  • Caso você preencha que o cliente é estrangeiro, na aba, dois novos campos serão apresentados. Eles se referem ao documento do cliente, equivalente ao nosso CPF no país de origem dele:

(5) Integração Automática

Se você estiver cadastrando uma concessionária, temos uma integração automática com a maioria delas.


Com isso, as Contas a Pagar são geradas automaticamente sempre que um novo boleto for emitido.

(6) Características

(7) Recomendações

Nessa aba, você consegue parametrizar algumas informações para as vendas desse cliente em específico, dentre elas:

  • (1) Qual o Número de Parcelas padrão para as Vendas?

  • (2) Qual Vendedor padrão deseja utilizar?

  • (3) Enviar a NF-e e Boleto para outro e-mail?

💡 Ao preencher esse campo, o endereço de e-mail informado será utilizado pelo sistema para o envio dos dados de faturamento. Portanto, ele irá substituir o endereço preenchido na aba "Telefones e E-mail".

  • (4) Transportadora

  • (5) Por padrão: Gerar Boleto ao Emitir a NF-e, NFS-e ou Recibo

  • (6) Código de Receita para apuração do IR de serviço tomado

(8) Faturamento e Crédito

Nessa aba, é possível selecionar algumas opções relativas ao faturamento e crédito do seu Cliente/Fornecedor:

(9) Mapa

Quando o endereço for preenchido, essa aba será automaticamente atualizada, com a visualização do mapa da região do seu cliente:


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