No Omie, você pode cadastrar seus Clientes e Fornecedores de três maneiras diferentes, de acordo com a sua necessidade.
Neste passo a passo, vamos mostrar como fazer esse cadastro de forma manual, direto pelo sistema. É simples, rápido e você já pode começar agora mesmo! 😄
Cadastrando um Cliente ou Fornecedor manualmente
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
Em seguida, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Finanças" para liberar o menu suspenso:
3) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize tópico "Clientes e Fornecedores" e clique em "+ Incluir":
💡 Dica
Nos módulos "Compras, Estoque e Produção", "Serviços e NFS-e" e "Vendas e NF-e", você encontrará a mesma opção para incluir Clientes e Fornecedores.
Independentemente do módulo utilizado, todas essas opções levam à mesma tela de cadastro, permitindo que você gerencie essas informações de forma integrada em diferentes áreas do sistema.
4) Clique sobre a opção "Inserção Manual":
5) Durante o cadastro manual, o sistema pode te ajudar a preencher o endereço automaticamente com base no CEP informado (1).
Caso prefira preencher tudo por conta própria, é só clicar em "Desejo prosseguir com a inclusão manual" (2) para seguir sem a busca automática.
💡 Dica sobre a Busca pelo CEP
Para realizar a busca pelo endereço, o número é opcional. Basta digitar o CEP desejado (1) e clicar em "Pesquisar" (2):
O Omie fará a busca automaticamente e abrirá a tela de inclusão do cliente ou fornecedor com os dados do endereço já preenchidos para você:
6) Agora, preencha os principais campos de cadastro:
(1) Razão Social / Nome Completo;
(2) CNPJ / CPF;
(3) Nome Fantasia / Nome Abreviado;
(4) DDD. Informe o DDD do número de telefone do Cliente ou Fornecedor;
(5) Telefone. Preencha o número de telefone para contato;
(6) Nome do Contato.
7)Além disso, você terá acesso a diversas abas que podem ser preenchidas conforme as necessidades e os processos da sua empresa.
Essas abas abrangem informações, como:
(1) Endereço
(1) Endereço
Nessa aba será possível preencher os dados referentes ao endereço do cliente (1).
E caso queira, é possível cadastrar um endereço de entrega diferente (2):
(3) Dados Bancárias
(3) Dados Bancárias
Preencha as informações de dados bancários do Cliente ou Fornecedor.
Essas informações, serão usadas para a geração da remessa de pagamento com o seu banco:
(4) Inscrições, CNAE e Outros
(4) Inscrições, CNAE e Outros
Nessa aba, você pode definir algumas informações importantes para a geração de NF-e
E você poderá informar se o seu cliente é ou não um contribuinte:
💡 Observações Importantes
Por padrão, caso o Cliente não tenha IE preenchida, vamos considerar que trata-se de um "não contribuinte". Entretanto, você pode controlar essas informações, selecionando uma das seguintes opções:
Caso você preencha que o cliente é estrangeiro, na aba, dois novos campos serão apresentados. Eles se referem ao documento do cliente, equivalente ao nosso CPF no país de origem dele:
(6) Características
(6) Características
Nessa aba, você consegue indicar algumas características para o seu Cliente/Fornecedor:
(7) Recomendações
(7) Recomendações
Nessa aba, você consegue parametrizar algumas informações para as vendas desse cliente em específico, dentre elas:
(1) Qual o Número de Parcelas padrão para as Vendas?
(2) Qual Vendedor padrão deseja utilizar?
(3) Enviar a NF-e e Boleto para outro e-mail?
💡 Ao preencher esse campo, o endereço de e-mail informado será utilizado pelo sistema para o envio dos dados de faturamento. Portanto, ele irá substituir o endereço preenchido na aba "Telefones e E-mail".
(4) Transportadora
(5) Por padrão: Gerar Boleto ao Emitir a NF-e, NFS-e ou Recibo
(6) Código de Receita para apuração do IR de serviço tomado
(8) Faturamento e Crédito
(8) Faturamento e Crédito
Nessa aba, é possível selecionar algumas opções relativas ao faturamento e crédito do seu Cliente/Fornecedor:
(1) Defina um limite de crédito;
(2) Realize uma Consulta de Restrição;
(3) Defina um bloqueio de faturamento.
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