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Cadastrando Clientes e Fornecedores
Cadastrando um novo Cliente ou Fornecedor digitando os dados manualmente
Cadastrando um novo Cliente ou Fornecedor digitando os dados manualmente

Neste artigo, descubra como cadastrar um cliente ou fornecedor digitando os dados manualmente

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, existem três maneiras de cadastrar seus Clientes e Fornecedores.

A seguir, apresentaremos como realizar o cadastro manualmente. 😄


Cadastrando um Cliente ou Fornecedor manualmente

1) Para realizar o cadastro manual, basta acessar o menu suspenso de Finanças, localize o tópico "Clientes e Fornecedores" e clique em "+ Incluir":

Cadastrar cliente, cadastro cliente, cadastrar fornecedor

💡 Dica. No módulo de "Compras, Estoque e Produção", "Serviços e NFS-e" e "Vendas e NF-e", você tem a mesma opção de incluir clientes e fornecedores. Essas opções direcionam para a mesma ação, permitindo que você gerencie os dados de clientes e fornecedores de forma integrada em diferentes áreas do sistema.

2) Selecione a opção "Inserção Manual":

3) Aqui temos o primeiro truque legal!

Mesmo durante o processo de inclusão manual, podemos auxiliar você a encontrar o endereço com base no CEP 📫 (1). No entanto, se preferir pular essa etapa de pesquisa, basta clicar em "Desejo prosseguir com a inclusão manual" (2):

💡 Dica sobre a Busca pelo CEP

Para efetuar essa busca, o número do endereço é opcional

Insira o CEP pelo qual deseja pesquisar o endereço (1)

Ao pressionar o botão "Pesquisar", o Omie conduzirá a busca e abrirá a tela de inclusão de cliente/fornecedor, preenchendo automaticamente todas as informações encontradas para o CEP informado 🚀:

4) Agora, resta apenas preencher todos os campos do cadastro! 😄

Insira a Razão Social/Nome Completo (1), CNPJ/CPF (2), Nome Fantasia/Nome Abreviado (3), DDD (4), número de telefone para contato (5) e Nome do Contato (6):

5) Demais abas do cadastro

Além disso, você terá acesso a várias abas que devem ser preenchidas conforme as necessidades e processos específicos da sua empresa. Essas abas englobam:

  • Endereço

Nessa aba será possível preencher os dados referentes ao endereço do cliente (1).

E caso queira, é possível cadastrar um endereço de entrega diferente (2), clique aqui para saber mais


  • Telefones e E-mail

Informe os meios de contato com o seu cliente (1)

Além disso, você consegue marcar a opção de enviar os anexos por e-mail, além do Portal Omie (2):


  • Dados Bancários

Preencha as informações de dados bancários do cliente/fornecedor

Essas informações, serão usadas para a geração da remessa de pagamento com o seu banco 😄


  • Inscrições, CNAE e Outros

Nessa aba, defina algumas informações importantes para a geração de NF-e

E você poderá informar se o seu cliente é ou não um contribuinte:

💡 Observações Importantes

  • Por padrão, caso o cliente não tenha IE preenchida, vamos considerar que se tratar de um "não contribuinte". Porém, você pode controlar essas informações, selecionando uma das seguintes opções:

  • Caso você preencha que o cliente é estrangeiro, aqui aparecerão duas novas abas:

Elas se referem ao documento do cliente, o equivalente no país dele ao nosso CPF


  • Integração Automática

Caso você esteja cadastrando uma concessionária, temos integração automática com boa parte delas para criar automaticamente as contas a pagar de novos boletos:


  • Características

Nessa aba, você consegue definir algumas características para o seu cliente/fornecedor:

💡 Importante. É possível incluir até 10 conteúdos por característica


  • Recomendações

Nessa aba, você consegue parametrizar algumas informações para as vendas desse cliente em específico, entre elas:

  • 1. Qual o Número de Parcelas padrão para as Vendas?

  • 2. Enviar a NF-e e Boleto para outro e-mail?

💡 Ao preencher esse campo, o endereço informado será utilizado pelo sistema para o envio dos dados de faturamento. Portanto, ele irá substituir o endereço preenchido na aba "Telefones e E-mail".

  • 3. Por padrão: Gerar Boleto ao Emitir a NF-e, NFS-e ou Recibo

  • 4. Código de Receita para apuração do IR de serviço tomado

  • 5. Qual Vendedor padrão deseja utilizar?

  • 6. Transportadora


  • Faturamento e Crédito

Nada melhor que controlar a parte financeira também, certo?

Por isso, nessa aba, é possível selecionar algumas opções relativas ao faturamento e crédito do seu cliente/fornecedor:


  • Mapa

Quando o endereço for preenchido, essa aba será automaticamente atualizada, com a visualização do mapa da região do seu cliente:


📚 Separamos alguns artigos importantes, que também podem te ajudar:

cadastrar cliente, cadastrar cliente manualmente, cadastro manual cliente, como adicionar tag cliente, diferenciar cliente de fornecedor, cadastrar transportadora, cadastrar funcionário

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