Durante a execução de um serviço, é comum haver a utilização de produtos. No Omie, esses itens podem ser incluídos na Ordem ou Contrato de Serviço, permitindo controlar o estoque. Além disso, é possível optar pela geração de uma Remessa de Produtos para o cliente.
No Omie, você parametrizar um produto no cadastro do Serviço, com isso, sempre que utilizar o Serviço em uma operação, a aba "Produtos Utilizados" será preenchida automaticamente. Ou, você pode incluir o produto diretamente na Ordem de Serviço ou no Contrato.
Tópicos do Artigo:
Incluindo Produtos no Cadastro de um Serviço
1) Depois de realizar o login no Omie, acesse o módulo Serviços e NFS-e:
2) No menu lateral, clique no botão de Serviços e NFS-e (1) e no tópico Serviços, clique em "Exibir todos" (2):
3) Localize o Serviço que deseja configurar (1) e então clique em "Editar" (2):
4) Já dentro do cadastro do Serviço, navegue para a aba "Produtos Utilizados" (1) e clique no link "Clique aqui para incluir um produto utilizado neste serviço" (2):
5) Será apresentada a tela para preencher os dados do produto:
(1) Produto. Escolha o produto que utiliza durante a prestação deste serviço.
💡 Se o produto que precisa adicionar ao serviço ainda não está cadastrado, você pode incluir clicando no ícone "🔗":
(2) Quantidade. Defina a quantidade utilizada do produto para haver o movimento de saída do estoque.
(3) Local de Estoque. Escolha o Local de Estoque que será consumido.
7) Ao finalizar o preenchimento, clique em "Salvar":
8) Com o produto adicionado, você pode realizar outras ações:
(1) Incluir novo produto. É necessário mais de um item para realizar o serviço? Sem problemas! Por aqui, você pode adicionar o próximo produto.
(2) Editar o produto. Nesta opção, você pode editar os dados do produto utilizado.
(3) Excluir o produto. Se o item não é mais utilizado neste serviço, pode removê-lo por esta opção!
(4) Atualizar automaticamente as alterações dos produtos utilizados nas Ordens de Serviço e nos Contratos. Quando este botão está ativo, ao modificar algum dado nos produtos utilizados, essa alteração será refletida automaticamente nas Ordens e Contratos de Serviço em que o respectivo Serviço foi adicionado.
9) O produto foi adicionado com sucesso e agora sempre que o utilizar em uma Ordem de Serviço ou em um Contrato, o produto será adicionado a prestação de serviço automaticamente.
Indicando Produtos Utilizados na Ordem de Serviço
2) Dentro da Ordem de Serviço, navegue para a aba "Produtos Utilizados" (1) e então, clique sobre o link "Clique aqui para incluir um produto agora" (2):
3) Será apresentada a tela para preencher os dados do produto:
(1) Produto. Escolha o produto que vai utilizar nesta prestação de serviço.
💡 Se o produto que precisa adicionar ao serviço ainda não está cadastrado, você pode incluir clicando no ícone "🔗":
(2) Quantidade. Defina a quantidade utilizada do produto para haver o movimento de saída do estoque.
(3) Local de Estoque. Escolha o Local de Estoque que será consumido.
4) Ao finalizar o preenchimento, clique em "Salvar":
8) Caso desejar, você pode incluir mais produtos, editar os itens adicionados ou excluir algum produto da lista:
9) Agora, basta escolher a Ação desejada:
(1) Gerar Remessa para o Cliente. Quando esta ação for definida, ao faturar a Ordem de Serviço, uma Remessa de Produtos será gerada automaticamente e vinculada a respectiva Ordem de Serviço.
💡 Lembretes
Ao utilizar a opção Gerar Remessa para o Cliente, é necessário preencher a Categoria da Remessa!
Após o faturamento da Ordem de Serviço, a Remessa vinculada será demonstrada no menu lateral direito:
(2) Gerar Saídas do Estoque. Com esta ação selecionada, será gerado um movimento de saída do Local de Estoque configurado no produto.
10) Após definir a Ação, clique em "Salvar":
11) Pronto. O produto foi incluído com sucesso em sua Ordem de Serviço.
Indicando Produtos Utilizados no Contrato de Serviço
2) Dentro da Contrato, navegue para a aba "Produtos Utilizados" (1) e então, clique sobre o link "Clique aqui para incluir um produto agora" (2):
3) Será apresentada a tela para preencher os dados do produto:
(1) Produto. Escolha o produto que vai utilizar neste Contrato.
💡 Se o produto que precisa adicionar ao serviço ainda não está cadastrado, você pode incluir clicando no ícone "🔗":
(2) Quantidade. Defina a quantidade utilizada do produto para haver o movimento de saída do estoque.
(3) Local de Estoque. Escolha o Local de Estoque que será consumido.
(4) Faturar esse produto apenas uma vez. Se esta opção for habilitada, o Produto será utilizado somente no primeiro faturamento deste Contrato.
4) Ao finalizar o preenchimento, clique em "Salvar":
8) Caso desejar, você pode incluir mais produtos, editar os itens adicionados ou excluir algum produto da lista:
9) Agora, basta escolher a Ação desejada:
(1) Gerar Remessa para o Cliente. Quando esta ação for definida, ao faturar a Ordem de Serviço, uma Remessa de Produtos será gerada automaticamente e vinculada a respectiva Ordem de Serviço.
💡 Lembretes
Ao utilizar a opção Gerar Remessa para o Cliente, é necessário preencher a Categoria da Remessa!
Após o faturamento da Ordem de Serviço, a Remessa vinculada será demonstrada no menu lateral direito:
(2) Gerar Saídas do Estoque. Com esta ação selecionada, será gerado um movimento de saída do Local de Estoque configurado no produto.
10) Após definir a Ação, clique em "Salvar":
11) Pronto. O produto foi incluído com sucesso no Contrato de Serviço!
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