Precisa conceder um desconto em um boleto já gerado?
No Omie, isso é fácil de resolver! Basta seguir os passos abaixo para ajustar o valor com desconto de forma rápida e prática. 😉
⚠️ Pré-requisito obrigatório
Este recurso só estará disponível se o acesso antecipado estiver ativado no sistema.
Se você ainda não ativou os recursos antecipados, siga este passo a passo antes de continuar:
Tópicos do Artigo
Aplicando Desconto em um Boleto (Instituições Bancárias)
Para os boletos gerados por instituições bancárias, após a alteração de um boleto no Omie será necessário enviar ao banco uma remessa com a instrução de alteração;
É importante destacar que, dependendo do banco e da carteira de cobrança utilizados, ao aplicar um desconto em um boleto, será enviada uma instrução de cancelamento, seguida da emissão de um novo boleto com o desconto aplicado. Para mais informações, consulte seu gerente.
Taxa de Alteração:
Para consultar a existência de taxas de alteração do boleto, entre em contato com seu gerente.
1) Antes de tudo, você deve realizar o login no Omie, e em seguida, poderá acessar o Módulo de Finanças:
2) Feito isso, passe o cursor do seu mouse sobre o módulo "Finanças" para liberar o menu suspenso:
3) No menu suspenso do módulo de Finanças, localize tópico "Contas a Receber" e clique em "Exibir Todas":
4) O sistema te direcionará a uma lista com todas as suas Contas a Pagar cadastradas. Acesse a Conta a Receber que deseja aplicar o desconto através de um duplo clique:
5) Sua Conta a Receber será apresentada. Para aplicar um desconto, clique sobre a opção "Registrar Desconto" disponível no menu lateral esquerdo:
6) Na próxima tela, informe o valor do desconto (1) e confirme (2):
⚠️ Importante
O desconto será registrado na data em que realizar o processo, com a mesma Conta Corrente que está informada na Conta a Receber.
7) Pronto! Desconto registrado com sucesso:
8) A Conta a Receber será mantida no valor original e o desconto será aplicado ao boleto. Ao visualizar o PDF do boleto no Omie, você encontrará o valor atualizado, refletindo o desconto concedido:
6) Automaticamente o sistema gerará uma instrução de alteração deste título, conforme exemplo abaixo:
⚠️ Atenção
A instrução de alteração será gerada apenas se a Remessa com a instrução de cobrança deste título foi gerada anteriormente.
Logo, se você gerou um boleto, mas não gerou a remessa de cobrança, ao aplicar o desconto no boleto, a próxima remessa gerada terá uma nova instrução de cobrança.
7) Para que a Instituição Bancária registre o novo valor, é preciso gerar uma nova remessa com essa instrução de alteração, e enviá-la ao banco.
8) Assim que a remessa for importada no banco, é só reenviar o boleto ao seu cliente 🚀
💡 Dica
Também é possível conceder aplicar um desconto no boleto gerado, através da aba "Recebimento":
Saiba mais na instrução: Aplicando Desconto na Baixa da Conta a Receber
Aplicando desconto em boletos Omie.CASH
Com a Omie.CASH Simplificada ou a Omie.CASH Conta Completa você faz tudo sem precisar sair do sistema! 🚀
Para aplicar um desconto em um boleto no Omie.CASH, é necessário cancelar o boleto original, aplicar o desconto, e gerar um novo boleto.
Não é preciso gerar uma remessa com a instrução de alteração, em instantes após a geração do novo boleto ele já estará disponível para pagamento.
Para saber mais, acesse:
Consulte a taxa cancelamento do boleto
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