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Perguntas Frequentes: Compras, Estoque e Produção

Neste artigo, descubra as respostas das perguntas mais frequentes sobre o módulo de Compras, Estoque e Produção.

Caio Quintal avatar
Escrito por Caio Quintal
Atualizado há mais de uma semana

Reunimos as perguntas mais comuns sobre o módulo de Compras, Estoque e Produção, organizando-as por tema, e aqui responderemos a cada uma delas!

Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😉


FAQ - Compras, Estoque e Produção

1) Como é feito o cálculo do CMC?

Temos um artigo detalhando todo o processo de cálculo do CMC! Valide o mesmo abaixo:

2) Preciso ajustar o CMC do meu Produto, como fazer?

Temos um artigo detalhando o processo de ajuste manual do CMC. Confira abaixo:

3) Dúvidas sobre nota de importação

Temos um FAQ específico de Notas de Importação, pode conferir abaixo:

4) Dúvidas sobre o Agente de NF-e

Temos um FAQ específico sobre o Agente de NF-e, pode conferir abaixo:

5) Onde posso informar os custos da produção?

1) Acesse a opção "Estrutura do Produto", do cadastro do item de interesse:

2) Clique na aba "Custo da produção" (1) e informe os custos de Mão de Obra Direta e os Gastos Gerais de Fabricação (2):

6) Preciso Encerrar uma Ordem de Produção, mas, não tem o custo cadastrado. Como fazer?

Se você tentou concluir uma Ordem de Produção e a seguinte mensagem foi exibida:

Será preciso realizar o ajuste do CMC deste produto, na data de conclusão da Ordem de Produção, ou, em uma data anterior. Para isso, basta seguir o artigo:

7) Como não permitir estoque negativo?

O Omie permite que você configure para não ser possível realizar saídas de Estoque caso o resultado da movimentação deixe seu Estoque Negativo.

Pode conferir como ativar esta configuração no artigo abaixo:​

8) Como fazer uma anulação de frete?

Temos um artigo detalhando passo a passo de como realizar a Nota de Anulação de Frete. Pode conferir abaixo:

9) Como fazer para a NF-e de entrada não gerar financeiro?

Acesse o item da NF-e do Fornecedor, e clique na opção "Não deve gerar conta uma pagar":

10) Como fazer para a nota de entrada não movimentar o estoque?

Acesse o item da NF-e do Fornecedor e clique na opção "Não deve movimentar o estoque":

11) No Omie, é possível emitir CT-e?

No Omie não é possível emitir CT-e. Porém, temos parceiros que fazem esse processo e tem integração direta para deixar a sua gestão completa:

12) Como fazer uma Devolução parcial?

Ao gerar a Devolução ao Fornecedor, é possível excluir um ou mais itens da Devolução:​

Para mais detalhes sobre o processo de Devolução parcial, separamos um artigo que vai te ajudar:

13) Como informar o IPI devolvido?

Temos um artigo detalhando em passo a passo como informar o IPI em Notas Fiscais de Devolução:

14) Como associar a NF-e do Fornecedor com o Pedido de Compra?

Para associar a NF-e do Fornecedor com um Pedido de Compra, siga o passo a passo abaixo:

15) Recebi o Produto em uma unidade, mas eu vendo em outra. Como proceder?

Será preciso realizar o processo de conversão de quantidade (unidade) no cadastro do produto antes da entrada da nota, conforme explicado no artigo abaixo:

16) Cadastrei o meu produto, mas, não apareceu o campo de Estrutura. Por quê?

Acesse a aba "Recomendações Fiscais" (1) no cadastro do Produto, e verifique o "Tipo do Produto" (2):

💡 A opção Estrutura do Produto é disponibilizada apenas para os tipos de produto 03 - Produto em Processo e 04 - Produto Acabado.

17) Como cadastrar Produtos por Planilha?

No Omie os seus registros podem ser incluídos rapidamente em Lote via Planilha, siga o passo a passo abaixo para realizar a importação:

18) Como atualizar meu Estoque por planilha?

Caso necessário pode fazer uma atualização em Lote do Estoque dos seus Produtos via Planilha. Confira o passo a passo abaixo:

19) É possível alterar a data de registro de um recebimento de nota?

Sim! Para isso, acesse a aba de "Informações Adicionais" (1), e então, altere o campo "Data de Registro" (2):

É possível realizar a alteração em Recebimentos de NF-es pendentes ou já concluídos.

20) Quais campos do produto na NF-e de compra são utilizados na validação de unicidade?

Se você recebeu uma NF-e de um fornecedor contendo dois ou mais produtos iguais, o sistema verificará os seguintes campos:

  • (1) Descrição;

  • (2) Código do produto na nota;

  • (3) Código EAN/GTIN.

Caso os três campos sejam idênticos entre os produtos, ao concluir o recebimento, e se todos os itens estiverem com a situação “+ Cadastrar como novo produto” definida, será cadastrado apenas um produto.

A quantidade total dos itens iguais será somada no item cadastrado.

💡 Dica

Se você precisa receber os produtos em cadastros diferentes, você pode receber o item associando a um produto já existente no sistema, ou, alterar manualmente a Descrição, Código, ou o EAN/GTIN do item:

21) Erro ao concluir NF-e: Descrição, código ou código EAN já utilizado

O erro "Não é possível cadastrar o item como novo porque o código ou a descrição, ou o código EAN (GTIN) já está sendo utilizado por outro produto" ocorre ao tentar concluir o Recebimento de uma NF-e, quando o Código do Produto, ou Descrição do Produto, ou Código EAN a qual está tentando incluir já foi cadastrado no ERP anteriormente:

Para solucionar essa situação, há 3 opções na NF-e de Recebimento:

  • 1) Alterar informações do Produto. Para isso, acesse o Item dentro da NF-e de Recebimento, e valide para alteração a Descrição do Produto (1), Código do Produto (2) e Código EAN (3):

  • 2) Associar a um Produto já existente. Caso este Produto a qual está tentando cadastrar no sistema, de fato já possua um cadastro no Omie, clique em "associar a um produto existente" para vincular ao Produto anteriormente cadastrado:

  • 3) Ignorar a importação do item. Com essa opção ativada, o item não será registrado no ERP ao Concluir a NF-e de Recebimento. Logo, não precisará ser alterado nenhuma informação do Produto ou associar o mesmo a outro item. Para isso, clique em "ignorar a importação dos itens da NF-e":

22) Parametrização do CFOP de Entrada para Nota de Recebimento

Atualmente, no Omie, há 3 formas a qual o CFOP de Entrada pode ser preenchido de forma automática ao receber uma NF-e. Sendo elas:

  • Diretamente no cadastro do Produto, você pode indicar qual CFOP de acordo com cada Fornecedor;

  • No Painel do Contador, é possível configurar o CFOP de Entrada conforme o CFOP da Nota de Recebimento;

  • Preenchimento automático para Notas com CFOP de Entrada. Caso a Nota importada no Passo 5, tenha um CFOP de Entrada e, nenhuma das parametrizações anteriores tenha sido feita, iremos replicar o mesmo CFOP da emissão para os Itens da Nota. Conforme o exemplo:

23) Quais informações posso alterar após o Recebimento da NF-e?

Após o recebimento da NF-e, os campos que podem passar por alteração são:

  • Categoria da Compra

  • Conta Corrente

  • Comprador

  • Projeto

  • Categoria do Item

  • CFOP de Entrada

  • Custo de Estoque

  • Notas ou Cupons Relacionados

Para alteração dos demais campos, é necessário reverter o recebimento.

Lembrando que: as alterações refletem nas movimentações de estoque, movimentações financeiras e, também, nos Lançamentos Contábeis e do SPED.


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