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Perguntas Frequentes: Compras, Estoque e Produção
Perguntas Frequentes: Compras, Estoque e Produção

Neste artigo, descubra as respostas das perguntas mais frequentes sobre o módulo de Compras, Estoque e Produção (FAQ Compras, Estoque e Produção).

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Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de um mês

Conheça mais do módulo de Compras, Estoque e Produção, aprimorando sua experiência com o sistema Omie!

Preparamos uma lista de perguntas frequentes, organizadas por temas para facilitar a sua busca.

Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta. 😄


FAQ Compras, Estoque e Produção

5) Onde posso informar os custos da produção?

1) Acesse a opção "Estrutura do Produto", do cadastro do item de interesse:

2) Clique na aba "Custo da produção" (1) e informe os custos de Mão de Obra Direta e os Gastos Gerais de Fabricação (2):

6) Preciso Encerrar uma Ordem de Produção, mas, não tem o custo cadastrado. Como fazer?

Se você tentou concluir uma Ordem de Produção e a seguinte mensagem foi exibida:

Será preciso realizar o ajuste do CMC deste produto, na data de conclusão da Ordem de Produção, ou, em uma data anterior. Para isso, basta seguir o artigo:

9) Como fazer para a NF-e de entrada não gerar financeiro?

Acesse o item da NF-e do Fornecedor, e clique na opção "Não deve gerar conta uma pagar":

10) Como fazer para a nota de entrada não movimentar o estoque?

Acesse o item da NF-e do Fornecedor e clique na opção "Não deve movimentar o estoque":

11) No Omie, é possível emitir CT-e?

No Omie não é possível emitir CT-e. Porém, temos parceiros que fazem esse processo e tem integração direta para deixar a sua gestão completa:

12) Como fazer uma devolução parcial?

Ao gerar a Devolução ao Fornecedor, é possível excluir um item da Devolução:

Para mais detalhes sobre o processo de devolução parcial, separamos um artigo que vai te ajudar:

15) Recebi o produto em uma unidade, mas eu vendo em outra. Como proceder?

Será preciso realizar o processo de conversão de quantidade (unidade) no cadastro do produto antes da entrada da nota, conforme explicado no artigo abaixo:

16) Cadastrei o meu produto, mas, não apareceu o campo de Estrutura. Por quê?

Acesse a aba "Recomendações Fiscais" (1) no cadastro do produto, e verifique o "Tipo do Produto" (2):

💡 A opção Estrutura do Produto é disponibilizada apenas para os tipos de produto 03 - Produto em Processo e 04 - Produto Acabado.

19) É possível alterar a data de registro de um recebimento de nota?

Sim! Se a nota ainda não foi recebida, acesse aba de "Informações Adicionais" (1), e então, altere o campo "Data de Registro" (2):

Se a nota já teve o recebimento concluído, será preciso desfazer o recebimento da NF-e.

20) Quais campos do produto na NF-e de compra são utilizados na validação de unicidade?

Se você recebeu uma NF-e de um fornecedor contendo dois ou mais produtos iguais, o sistema verificará os seguintes campos:

  • (1) Descrição;

  • (2) Código do produto na nota;

  • (3) Código EAN/GTIN.

Caso os três campos sejam idênticos entre os produtos, ao concluir o recebimento, e se todos os itens estiverem com a situação “+ Cadastrar como novo produto” definida, será cadastrado apenas um produto.

A quantidade total dos itens iguais será somada no item cadastrado.

💡 Dica

Se você precisa receber os produtos em cadastros diferentes, você pode receber o item associando a um produto já existente no sistema, ou, alterar manualmente a Descrição, Código, ou o EAN/GTIN do item:


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