Reunimos as perguntas mais comuns sobre o módulo de Compras, Estoque e Produção, organizando-as por tema, e aqui responderemos a cada uma delas!
Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😉
FAQ - Compras, Estoque e Produção
1) Como é feito o cálculo do CMC?
1) Como é feito o cálculo do CMC?
Temos um artigo detalhando todo o processo de cálculo do CMC! Valide o mesmo abaixo:
2) Preciso ajustar o CMC do meu Produto, como fazer?
2) Preciso ajustar o CMC do meu Produto, como fazer?
Temos um artigo detalhando o processo de ajuste manual do CMC. Confira abaixo:
3) Dúvidas sobre nota de importação
3) Dúvidas sobre nota de importação
Temos um FAQ específico de Notas de Importação, pode conferir abaixo:
4) Dúvidas sobre o Agente de NF-e
4) Dúvidas sobre o Agente de NF-e
Temos um FAQ específico sobre o Agente de NF-e, pode conferir abaixo:
6) Preciso Encerrar uma Ordem de Produção, mas, não tem o custo cadastrado. Como fazer?
6) Preciso Encerrar uma Ordem de Produção, mas, não tem o custo cadastrado. Como fazer?
Se você tentou concluir uma Ordem de Produção e a seguinte mensagem foi exibida:
Será preciso realizar o ajuste do CMC deste produto, na data de conclusão da Ordem de Produção, ou, em uma data anterior. Para isso, basta seguir o artigo:
7) Como não permitir estoque negativo?
7) Como não permitir estoque negativo?
O Omie permite que você configure para não ser possível realizar saídas de Estoque caso o resultado da movimentação deixe seu Estoque Negativo.
Pode conferir como ativar esta configuração no artigo abaixo:
8) Como fazer uma anulação de frete?
8) Como fazer uma anulação de frete?
Temos um artigo detalhando passo a passo de como realizar a Nota de Anulação de Frete. Pode conferir abaixo:
11) No Omie, é possível emitir CT-e?
11) No Omie, é possível emitir CT-e?
No Omie não é possível emitir CT-e. Porém, temos parceiros que fazem esse processo e tem integração direta para deixar a sua gestão completa:
13) Como informar o IPI devolvido?
13) Como informar o IPI devolvido?
Temos um artigo detalhando em passo a passo como informar o IPI em Notas Fiscais de Devolução:
14) Como associar a NF-e do Fornecedor com o Pedido de Compra?
14) Como associar a NF-e do Fornecedor com o Pedido de Compra?
Para associar a NF-e do Fornecedor com um Pedido de Compra, siga o passo a passo abaixo:
15) Recebi o Produto em uma unidade, mas eu vendo em outra. Como proceder?
15) Recebi o Produto em uma unidade, mas eu vendo em outra. Como proceder?
Será preciso realizar o processo de conversão de quantidade (unidade) no cadastro do produto antes da entrada da nota, conforme explicado no artigo abaixo:
16) Cadastrei o meu produto, mas, não apareceu o campo de Estrutura. Por quê?
16) Cadastrei o meu produto, mas, não apareceu o campo de Estrutura. Por quê?
Acesse a aba "Recomendações Fiscais" (1) no cadastro do Produto, e verifique o "Tipo do Produto" (2):
💡 A opção Estrutura do Produto é disponibilizada apenas para os tipos de produto 03 - Produto em Processo e 04 - Produto Acabado.
17) Como cadastrar Produtos por Planilha?
17) Como cadastrar Produtos por Planilha?
No Omie os seus registros podem ser incluídos rapidamente em Lote via Planilha, siga o passo a passo abaixo para realizar a importação:
18) Como atualizar meu Estoque por planilha?
18) Como atualizar meu Estoque por planilha?
Caso necessário pode fazer uma atualização em Lote do Estoque dos seus Produtos via Planilha. Confira o passo a passo abaixo:
20) Quais campos do produto na NF-e de compra são utilizados na validação de unicidade?
20) Quais campos do produto na NF-e de compra são utilizados na validação de unicidade?
Se você recebeu uma NF-e de um fornecedor contendo dois ou mais produtos iguais, o sistema verificará os seguintes campos:
(1) Descrição;
(2) Código do produto na nota;
(3) Código EAN/GTIN.
Caso os três campos sejam idênticos entre os produtos, ao concluir o recebimento, e se todos os itens estiverem com a situação “+ Cadastrar como novo produto” definida, será cadastrado apenas um produto.
A quantidade total dos itens iguais será somada no item cadastrado.
21) Erro ao concluir NF-e: Descrição, código ou código EAN já utilizado
21) Erro ao concluir NF-e: Descrição, código ou código EAN já utilizado
O erro "Não é possível cadastrar o item como novo porque o código ou a descrição, ou o código EAN (GTIN) já está sendo utilizado por outro produto" ocorre ao tentar concluir o Recebimento de uma NF-e, quando o Código do Produto, ou Descrição do Produto, ou Código EAN a qual está tentando incluir já foi cadastrado no ERP anteriormente:
Para solucionar essa situação, há 3 opções na NF-e de Recebimento:
1) Alterar informações do Produto. Para isso, acesse o Item dentro da NF-e de Recebimento, e valide para alteração a Descrição do Produto (1), Código do Produto (2) e Código EAN (3):
2) Associar a um Produto já existente. Caso este Produto a qual está tentando cadastrar no sistema, de fato já possua um cadastro no Omie, clique em "associar a um produto existente" para vincular ao Produto anteriormente cadastrado:
3) Ignorar a importação do item. Com essa opção ativada, o item não será registrado no ERP ao Concluir a NF-e de Recebimento. Logo, não precisará ser alterado nenhuma informação do Produto ou associar o mesmo a outro item. Para isso, clique em "ignorar a importação dos itens da NF-e":
22) Parametrização do CFOP de Entrada para Nota de Recebimento
22) Parametrização do CFOP de Entrada para Nota de Recebimento
Atualmente, no Omie, há 3 formas a qual o CFOP de Entrada pode ser preenchido de forma automática ao receber uma NF-e. Sendo elas:
Diretamente no cadastro do Produto, você pode indicar qual CFOP de acordo com cada Fornecedor;
No Painel do Contador, é possível configurar o CFOP de Entrada conforme o CFOP da Nota de Recebimento;
Preenchimento automático para Notas com CFOP de Entrada. Caso a Nota importada no Passo 5, tenha um CFOP de Entrada e, nenhuma das parametrizações anteriores tenha sido feita, iremos replicar o mesmo CFOP da emissão para os Itens da Nota. Conforme o exemplo:
23) Quais informações posso alterar após o Recebimento da NF-e?
23) Quais informações posso alterar após o Recebimento da NF-e?
Após o recebimento da NF-e, os campos que podem passar por alteração são:
Categoria da Compra
Conta Corrente
Comprador
Projeto
Categoria do Item
CFOP de Entrada
Custo de Estoque
Notas ou Cupons Relacionados
Para alteração dos demais campos, é necessário reverter o recebimento.
Lembrando que: as alterações refletem nas movimentações de estoque, movimentações financeiras e, também, nos Lançamentos Contábeis e do SPED.
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