Reunimos as perguntas mais comuns sobre o módulo de Compras, Estoque e Produção, organizando-as por tema, e aqui responderemos a cada uma delas!
Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😉
FAQ - Compras, Estoque e Produção
1) Como é feito o cálculo do CMC?
1) Como é feito o cálculo do CMC?
Temos um artigo detalhando todo o processo de cálculo do CMC! Valide o mesmo abaixo:
2) Preciso ajustar o CMC do meu Produto, como fazer?
2) Preciso ajustar o CMC do meu Produto, como fazer?
Temos um artigo detalhando o processo de ajuste manual do CMC. Confira abaixo:
3) Dúvidas sobre nota de importação
3) Dúvidas sobre nota de importação
Temos um FAQ específico de Notas de Importação, pode conferir abaixo:
4) Dúvidas sobre o Agente de NF-e
4) Dúvidas sobre o Agente de NF-e
Temos um FAQ específico sobre o Agente de NF-e, pode conferir abaixo:
6) Preciso Encerrar uma Ordem de Produção, mas, não tem o custo cadastrado. Como fazer?
6) Preciso Encerrar uma Ordem de Produção, mas, não tem o custo cadastrado. Como fazer?
Se você tentou concluir uma Ordem de Produção e a seguinte mensagem foi exibida:
Será preciso realizar o ajuste do CMC deste produto, na data de conclusão da Ordem de Produção, ou, em uma data anterior. Para isso, basta seguir o artigo:
7) Como não permitir estoque negativo?
7) Como não permitir estoque negativo?
O Omie permite que você configure para não ser possível realizar saídas de Estoque caso o resultado da movimentação deixe seu Estoque Negativo.
Pode conferir como ativar esta configuração no artigo abaixo:
8) Como fazer uma anulação de frete?
8) Como fazer uma anulação de frete?
Temos um artigo detalhando passo a passo de como realizar a Nota de Anulação de Frete. Pode conferir abaixo:
11) No Omie, é possível emitir CT-e?
11) No Omie, é possível emitir CT-e?
No Omie não é possível emitir CT-e. Porém, temos parceiros que fazem esse processo e tem integração direta para deixar a sua gestão completa:
13) Como informar o IPI devolvido?
13) Como informar o IPI devolvido?
Temos um artigo detalhando em passo a passo como informar o IPI em Notas Fiscais de Devolução:
14) Como associar a NF-e do Fornecedor com o Pedido de Compra?
14) Como associar a NF-e do Fornecedor com o Pedido de Compra?
Para associar a NF-e do Fornecedor com um Pedido de Compra, siga o passo a passo abaixo:
15) Recebi o Produto em uma unidade, mas eu vendo em outra. Como proceder?
15) Recebi o Produto em uma unidade, mas eu vendo em outra. Como proceder?
Será preciso realizar o processo de conversão de quantidade (unidade) no cadastro do produto antes da entrada da nota, conforme explicado no artigo abaixo:
16) Cadastrei o meu produto, mas, não apareceu o campo de Estrutura. Por quê?
16) Cadastrei o meu produto, mas, não apareceu o campo de Estrutura. Por quê?
Acesse a aba "Recomendações Fiscais" (1) no cadastro do Produto, e verifique o "Tipo do Produto" (2):
💡 A opção Estrutura do Produto é disponibilizada apenas para os tipos de produto 03 - Produto em Processo e 04 - Produto Acabado.
17) Como cadastrar Produtos por Planilha?
17) Como cadastrar Produtos por Planilha?
No Omie os seus registros podem ser incluídos rapidamente em Lote via Planilha, siga o passo a passo abaixo para realizar a importação:
18) Como atualizar meu Estoque por planilha?
18) Como atualizar meu Estoque por planilha?
Caso necessário pode fazer uma atualização em Lote do Estoque dos seus Produtos via Planilha. Confira o passo a passo abaixo:
20) Quais campos do produto na NF-e de compra são utilizados na validação de unicidade?
20) Quais campos do produto na NF-e de compra são utilizados na validação de unicidade?
Se você recebeu uma NF-e de um fornecedor contendo dois ou mais produtos iguais, o sistema verificará os seguintes campos:
(1) Descrição;
(2) Código do produto na nota;
(3) Código EAN/GTIN.
Caso os três campos sejam idênticos entre os produtos, ao concluir o recebimento, e se todos os itens estiverem com a situação “+ Cadastrar como novo produto” definida, será cadastrado apenas um produto.
A quantidade total dos itens iguais será somada no item cadastrado.
21) Erro ao concluir NF-e: Descrição, código ou código EAN já utilizado
21) Erro ao concluir NF-e: Descrição, código ou código EAN já utilizado
O erro "Não é possível cadastrar o item como novo porque o código ou a descrição, ou o código EAN (GTIN) já está sendo utilizado por outro produto" ocorre ao tentar concluir o Recebimento de uma NF-e, quando o Código do Produto, ou Descrição do Produto, ou Código EAN a qual está tentando incluir já foi cadastrado no ERP anteriormente:
Para solucionar essa situação, há 3 opções na NF-e de Recebimento:
1) Alterar informações do Produto. Para isso, acesse o Item dentro da NF-e de Recebimento, e valide para alteração a Descrição do Produto (1), Código do Produto (2) e Código EAN (3):
2) Associar a um Produto já existente. Caso este Produto a qual está tentando cadastrar no sistema, de fato já possua um cadastro no Omie, clique em "associar a um produto existente" para vincular ao Produto anteriormente cadastrado:
3) Ignorar a importação do item. Com essa opção ativada, o item não será registrado no ERP ao Concluir a NF-e de Recebimento. Logo, não precisará ser alterado nenhuma informação do Produto ou associar o mesmo a outro item. Para isso, clique em "ignorar a importação dos itens da NF-e":
22) Parametrização do CFOP de Entrada para Nota de Recebimento
22) Parametrização do CFOP de Entrada para Nota de Recebimento
Atualmente, no Omie, há 3 formas a qual o CFOP de Entrada pode ser preenchido de forma automática ao receber uma NF-e. Sendo elas:
Diretamente no cadastro do Produto, você pode indicar qual CFOP de acordo com cada Fornecedor;
No Painel do Contador, é possível configurar o CFOP de Entrada conforme o CFOP da Nota de Recebimento;
Preenchimento automático para Notas com CFOP de Entrada. Caso a Nota importada no Passo 5, tenha um CFOP de Entrada e, nenhuma das parametrizações anteriores tenha sido feita, iremos replicar o mesmo CFOP da emissão para os Itens da Nota. Conforme o exemplo:
23) Quais informações posso alterar após o Recebimento da NF-e?
23) Quais informações posso alterar após o Recebimento da NF-e?
Após o recebimento da NF-e, os campos que podem passar por alteração são:
Categoria da Compra
Conta Corrente
Comprador
Projeto
Categoria do Item
CFOP de Entrada
Custo de Estoque
Notas ou Cupons Relacionados
Para alteração dos demais campos, é necessário reverter o recebimento.
Lembrando que: as alterações refletem nas movimentações de estoque, movimentações financeiras e, também, nos Lançamentos Contábeis e do SPED.
24) É possível reordenar os itens que compõem a Ordem de Produção?
24) É possível reordenar os itens que compõem a Ordem de Produção?
Sim! É possível.
Você pode reordenar de duas formas:
1) No cadastro do Produto acessando sua estrutura:
Nesta tela com detalhes da estrutura do produto, você encontrará dois botões à esquerda do item:
🔼: para movimentar o item para cima;
🔽: para movimentar o item para baixo.
Ao incluir uma Ordem de Produção, a estrutura será demonstrada conforme a ordenação realizada diretamente no cadastro do Produto.
2) Realizando diretamente na Ordem de Produção.
💡 Lembrando que, este ajuste diretamente na Ordem de Produção não irá refletir na estrutura informada no cadastro do Produto, logo, será um ajuste pontual, somente para esta Ordem de Produção em questão.
Acessando a Ordem de Produção, você encontrará os botões para reordenar os itens:
🔼: para movimentar o item para cima;
🔽: para movimentar o item para baixo.
Desta forma, ao imprimir a Ordem de Produção ou Mapa de Custo, a listagem dos itens no documento seguirá a ordenação realizada.
⚠️Utilização do Estoque Pronto
Ao configurar um item com a opção “Quero utilizar os itens que já estão prontos no estoque deste produto”, a estrutura do produto não será exibida no cadastro da Ordem de Produção.
No exemplo abaixo, ao selecionar essa opção para o item Bolo de Chocolate, sua estrutura deixa de aparecer na ordem:
Isso ocorre porque o sistema entende que o item será retirado diretamente do estoque, sem a necessidade de produção dos componentes da estrutura.
25) Como incluir e excluir Produtos da Ordem de Produção?
25) Como incluir e excluir Produtos da Ordem de Produção?
Para inclusão e/ou exclusão de itens na Ordem de Produção, existem duas possibilidades:
1) No cadastro do Produto, acessando sua estrutura:
Para incluir, basta clicar neste botão e selecionar o item que deseja:
Para excluir, basta acessar o item com um duplo clique e selecionar a opção "Excluir":
Pronto! Ao incluir uma Ordem de Produção, a estrutura será demonstrada conforme ajustes realizados no cadastro do Produto.
2) Diretamente no cadastro da Ordem de Produção.
💡 Lembrando que, este ajuste diretamente na Ordem de Produção não irá refletir na estrutura informada no cadastro do Produto, logo, será um ajuste pontual, somente para esta Ordem de Produção em questão.
Ao acessar a Ordem de Produção, serão demonstrados dois botões:
➕: para inclusão de itens;
🗑️: para exclusão de itens.
Para incluir, basta clicar neste botão "+" e selecionar o item que deseja compor esta Ordem de Produção:
Para excluir um item da Ordem de Produção, basta selecionar o item na estrutura e clicar na lixeira ao lado esquerdo da listagem:
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