Passar para o conteúdo principal

Cotação de Fretes no Omie: Correios

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com o Correios.

Nathalia Pereira avatar
Escrito por Nathalia Pereira
Atualizado essa semana

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas Cotações de Frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos o Correios! Responsável pelo envio e entrega de grande parte das correspondências no Brasil, e uma das empresas mais utilizadas para o despacho de produtos.

⚠️ Importante

Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.

Confira as instruções neste artigo:

Tópicos do Artigo


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete é necessário garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de Cotação, recomendamos que você siga o checklist abaixo:


Configurando a Cotação de Frete com o Correios

Com a Cotação Contratada, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! 😄

1) Após logar no Omie, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:

2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":

3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre o Correios:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete do Correios.

As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, você pode acompanhar o histórico de comunicações com o Correios.

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

🔒 Informar credenciais

Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

  • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

  • Senha de Acesso a API (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.

    💡 Dicas

    I) Caso não saiba como gerar a senha de acesso a API, confira o passo a passo clicando aqui.

    II) Após preencher a senha, clique em no ícone de raio para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

  • Usuário do Meu Correios (3). Informe o seu usuário do Meu Correios.

  • CNPJ do Contrato (4). Se você deseja utilizar o mesmo contrato da Matriz, com Filiais, basta informar neste campo o CNPJ do contrato da Matriz com o Correios.

  • Número do Contrato (5). Informe o número do Contrato com o Correios.

  • Número do Cartão Postagem (6). Insira o número do Cartão Postagem do Correios.

  • Aviso de Recebimento (AR) PAC e SEDEX (7). Se você deseja receber uma confirmação de entrega, com assinatura do destinatário registrada pelos Correios, basta habilitar essa opção.

  • Valor Declarado (VD) na cotação (8). Habilitando essa opção, enviamos informações dos produtos ao Correios que garante cobertura indenizatória até a entrega, com base no valor informado.

  • Selecionar Serviços (9). Por fim, clique em "Selecionar Serviços".

    Na listagem demonstrada, deixe como "Ativo" somente as opções de Serviços que irá utilizar. As opções ativas serão demonstradas ao realizar a Cotação do Frete.


    Caso contrate algum serviço do Correios a mais, após a ativação da integração, clique em "Atualizar Serviços" para que ele seja apresentado na listagem:

🔺 Webhook

Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com o Correios.

Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.

Testar integração

Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:

Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com o Correios, incluindo a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos.

Transportadora Padrão

Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e.

Dimensões Padrões

Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos.

Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.

Ao ativar essa opção, preencha a Altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

​💡 Dicas Omie

  • Limites de dimensões de embalagens do Correios: o Correios define limites de dimensões para cada tipo de embalagem. Clique aqui para conferir.

  • Cubagem da carga: Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.

    Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨

    Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.

Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

📦 Informando a Embalagem

No Correios, o preenchimento das embalagens impacta diretamente no valor do frete, já que o cálculo é feito com base nas dimensões informadas.

Caso você tenha previamente parametrizado as embalagens, elas estarão disponíveis para seleção ao clicar no ícone de caixa "📦":

Nessa opção, você pode selecionar a embalagem que será utilizada nessa venda:

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações sobre a Cotação:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações do cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pelo Correios, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete.

    Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • ℹ️ Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque.

    💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas.

  • Limite de envio por operadora (5). Consulte as limitações de embalagem estabelecidos por esta operadora.

  • Quero Frete Grátis para meu cliente (6). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega.

Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, basta clicar sobre essa opção:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda.

6) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:

7) Após o faturamento e a geração da encomenda, o Omie enviará um e-mail de confirmação, para acompanhamento da entrega:


Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido

Após realizar a Cotação de Frete, conforme as instruções anteriores, e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente criado vinculado a ele.

Para gerar e imprimir a Etiqueta de Transporte, siga os passos deste artigo:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?