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Cotação de Fretes no Omie: Correios

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com o Correios.

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Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de uma semana

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos o Correios! Responsável pelo envio e entrega de grande parte das correspondências no Brasil, e uma das empresas mais utilizadas para o despacho de produtos.

Tópicos do Artigo


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:

  1. Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:

  2. Contrate a Cotação de Frete pelo Correios na Omie.Store:



Configurando a Cotação de Frete com o Correios

Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:


2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":

3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre o Correios:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete do Correios, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com o Correios e realizar o cadastro de Embalagens:

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

  • (1) 🔒 Informar credenciais

    Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

    • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

    • Senha de Acesso a API (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.

      💡 Dicas

      I) Caso não saiba como gerar a senha de acesso a API, confira o passo a passo no site do Correios clicando aqui.

      II) Após preencher, clique em "Testar" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

    • Usuário do Meu Correios (3). Informe o seu usuário do Meu Correios.

    • Número do Contrato (4). Insira o número do Cartão Postagem do Correios.

    • Número do Contrato (5). Informe o número do Contrato com o Correios.

    • Atualizar Serviços (6). Ao clicar nessa informação, será apresentada uma nova tela com os serviços do Correios presentes no seu Contrato:

      Deixe como "Ativo" apenas as opções de Serviços que irá utilizar, pois elas serão demonstradas ao realizar a Cotação do Frete.

      Caso contrate algum serviço do Correios a mais, após a ativação da integração, clique em "Atualizar Serviços" para que ele seja apresentado na listagem:

  • (2) 🔺 Webhook

    Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com o Correios. Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.

  • ⚡ Testar integração

    Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:


Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com o Correios. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:

  • Transportadora Padrão.

    Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

    ⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!


  • Dimensões Padrões

    Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.

    Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

💡 Cubagem da carga

Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.

Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨

Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.


Histórico de Comunicação

Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Cadastro de Embalagens

O cadastro de Embalagens é essencial para empresas que desejam deixar parametrizadas as medidas das embalagens utilizadas no dia a dia. Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pelo Correios, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • ℹ️. Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:

    💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa.

  • Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda!

6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:

7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido

Após realizar a Cotação de Frete, conforme as instruções anteriores, e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente criado vinculado a ele.

Para gerar e imprimir a etiqueta, siga os passos abaixo.

1) Acesse o Pedido de Venda de interesse.

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique sobre a informação de Frete (2):

3) Na coluna "Dados do pacote", você terá duas opções:

  • Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta:

  • Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido diretamente pelo site do Correios:

💡 Informações Importantes

  • A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.

  • Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


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