Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas Cotações de Frete no seu sistema de gestão.
Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨
Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos o Correios! Responsável pelo envio e entrega de grande parte das correspondências no Brasil, e uma das empresas mais utilizadas para o despacho de produtos.
⚠️ Importante
Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.
Confira as instruções neste artigo:
Tópicos do Artigo
Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete
Para realizar a Cotação de Frete é necessário garantir alguns pré-requisitos no Omie.
Antes de iniciar a configuração e o processo de Cotação, recomendamos que você siga o checklist abaixo:
(1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:
(3) Contrate a Cotação de Frete pelo Correios na Omie.Store:
Configurando a Cotação de Frete com o Correios
Com a Cotação Contratada, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! 😄
1) Após logar no Omie, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela:
2) Agora, clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio":
3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre o Correios:
4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete do Correios.
As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, você pode acompanhar o histórico de comunicações com o Correios.
Aba Integração
Aba Integração
Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:
🔒 Informar credenciais
🔒 Informar credenciais
Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:
Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.
Senha de Acesso a API (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.
💡 Dicas
I) Caso não saiba como gerar a senha de acesso a API, confira o passo a passo clicando aqui.
II) Após preencher a senha, clique em no ícone de raio para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.
Usuário do Meu Correios (3). Informe o seu usuário do Meu Correios.
CNPJ do Contrato (4). Se você deseja utilizar o mesmo contrato da Matriz, com Filiais, basta informar neste campo o CNPJ do contrato da Matriz com o Correios.
Número do Contrato (5). Informe o número do Contrato com o Correios.
Número do Cartão Postagem (6). Insira o número do Cartão Postagem do Correios.
Aviso de Recebimento (AR) PAC e SEDEX (7). Se você deseja receber uma confirmação de entrega, com assinatura do destinatário registrada pelos Correios, basta habilitar essa opção.
Valor Declarado (VD) na cotação (8). Habilitando essa opção, enviamos informações dos produtos ao Correios que garante cobertura indenizatória até a entrega, com base no valor informado.
Selecionar Serviços (9). Por fim, clique em "Selecionar Serviços".
Na listagem demonstrada, deixe como "Ativo" somente as opções de Serviços que irá utilizar. As opções ativas serão demonstradas ao realizar a Cotação do Frete.
Caso contrate algum serviço do Correios a mais, após a ativação da integração, clique em "Atualizar Serviços" para que ele seja apresentado na listagem:
🔺 Webhook
🔺 Webhook
Atualmente, a configuração de Webhook não é necessária para a Integração com o Correios.
Por isso, não é necessário realizar nenhuma parametrização desta informação em nenhuma das ferramentas.
Aba Informações Adicionais
Aba Informações Adicionais
Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com o Correios, incluindo a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos.
Dimensões Padrões
Dimensões Padrões
Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos.
Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.
Ao ativar essa opção, preencha a Altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):
💡 Dicas Omie
Limites de dimensões de embalagens do Correios: o Correios define limites de dimensões para cada tipo de embalagem. Clique aqui para conferir.
Cubagem da carga: Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.
Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨
Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.
Histórico de Comunicação
Histórico de Comunicação
Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.
Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":
Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:
Realizando a Cotação de Frete
2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):
📦 Informando a Embalagem
📦 Informando a Embalagem
No Correios, o preenchimento das embalagens impacta diretamente no valor do frete, já que o cálculo é feito com base nas dimensões informadas.
Caso você tenha previamente parametrizado as embalagens, elas estarão disponíveis para seleção ao clicar no ícone de caixa "📦":
Nessa opção, você pode selecionar a embalagem que será utilizada nessa venda:
3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações sobre a Cotação:
🏠 Dados de entrega (1). Informações do cadastro do cliente para entrega.
🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.
🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pelo Correios, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete.
Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:
ℹ️ Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque.
💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas.
Limite de envio por operadora (5). Consulte as limitações de embalagem estabelecidos por esta operadora.
Quero Frete Grátis para meu cliente (6). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.
4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):
5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega.
Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, basta clicar sobre essa opção:
⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preencher manualmente no Pedido de Venda.
6) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:
7) Após o faturamento e a geração da encomenda, o Omie enviará um e-mail de confirmação, para acompanhamento da entrega:
Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido
Após realizar a Cotação de Frete, conforme as instruções anteriores, e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente criado vinculado a ele.
Para gerar e imprimir a Etiqueta de Transporte, siga os passos deste artigo:
Acessando o Painel de Frete
Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete!
Confira todos os detalhes no link abaixo: