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Adiantamento de Cliente via Ordem de Serviço

Registrando o adiantamento de clientes na Ordem de Serviço

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Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 4 meses

Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", no qual o cliente paga antecipado valores a título de adiantamento por ocasião da prestação de serviços a serem realizadas futuramente


Em 5 passos simples você vai visualizar este processo dentro do Omie! 🚀

Tópicos do Artigo

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:


Cadastre a Conta Corrente de Adiantamento

O cadastro da conta corrente para Adiantamento de Venda/Clientes, deve ser feito da seguinte forma:

  • Tipo de Conta Correte: Adiantamento;

  • Instituição: Adiantamento de Cliente;

  • Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos


Configure a categoria de Adiantamento

Um processo importante é configurar uma categoria específica para registrar Adiantamentos

Por padrão, no Omie já existem duas categorias com o nome: "Adiantamento de Cliente", mas caso elas não estejam mais disponíveis você poderá criá-las novamente, seguindo esses passos:

Devem ser criadas duas categorias

  • Uma categoria de despesa. Ela será utilizada para o controle do Valor em Aberto do Adiantamento Recebido do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:

  • Uma categoria de receita. Para controle do Valor Recebido do Adiantamento do Cliente, e que contenha a seguinte configuração:


💡 Dica importante para melhorar a sua experiência.

Os "Tipos de Gasto" são opções padronizadas destinadas a organizar as Categorias conforme as operações no Sistema Omie. Por isso, não é possível incluir novas opções de "Tipo de Gasto".

Se surgirem dúvidas a respeito deste tipo de configuração, veja mais informações sobre os tipos de gastos disponíveis neste artigo:


Registre o valor do Adiantamento na Ordem de Serviço

Na aba "Parcelas" da sua Ordem de Serviço, dê um duplo clique na parcela que deseja registrar o adiantamento:

Nessa tela, você poderá registrar o adiantamento, basta seguir o exemplo abaixo:

  1. Valor da Parcela. Insira o valor a ser antecipado;

  2. Não gerar boleto para esta parcela. Marque esta opção para não gerar boleto;

  3. Tipo de Documento. Preencha o "Tipo de Documento" (opcional);

  4. Esta é uma parcela de Adiantamento de Cliente. Clique para definir que esta parcela será Adiantamento

Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria (1) e a Conta Corrente de Adiantamento (2) que criamos acima, e clique em "Salvar e Fechar" (3):

Com isso, automaticamente o sistema criará uma conta a receber para registrar o adiantamento, e demonstrará a mensagem abaixo:

E na sua Ordem de Serviço aparecerá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento:


Registre a baixa (recebimento) da parcela adiantada

Assim que você registrar o adiantamento seguindo os passos acima, o correto é baixar imediatamente a conta a receber que foi criada, conforme exemplo abaixo:

⚠️ ATENÇÃO: Para que o saldo das contas fique correto, não é indicado que essa baixa seja realizada com a aplicação de desconto

Após a baixa da conta a receber, a parcela dentro da Ordem de Serviço ficará com a marcação na cor verde, demonstrando que ela foi recebida:

Perfeito! O seu adiantamento foi registrado 😉


Acompanhando os valores adiantados

Quando você realiza a baixa do adiantamento, é criado um crédito na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais da Ordem de Serviço. E simultaneamente, é criado um débito na conta corrente do adiantamento:

Como você ainda não entregou os produtos para o seu cliente e já recebeu os valores, incluímos na conta adiantamento este débito para que seu controle seja efetivo.

Quando a nota fiscal for emitida, será criado um crédito automaticamente que vai amortizar o débito gerado na conta de adiantamento:

Respondeu à sua pergunta?