Todas as coleções
Produção
Produção: Operações com Ordem de Produção
Cadastrando uma Ordem de Produção através de um Pedido de Venda
Cadastrando uma Ordem de Produção através de um Pedido de Venda

Neste artigo, descubra como cadastrar uma Ordem de Produção através de um Pedido de Venda.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Muitas empresas adotam o modelo de produção sob demanda, onde o processo de fabricação é iniciado somente após a confirmação de uma venda.

Pensando nisso, a Omie oferece uma solução integrada, onde você pode cadastrar um Pedido de Venda no Módulo de Vendas e NF-e, e a partir dele, gerar automaticamente uma Ordem de Produção.

Simplifique o seu processo e garanta que todas as etapas, desde a venda até a produção, sejam coordenadas de fácil e intuitiva! 🚀

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Configurações Iniciais

  • 1) Cadastre do Produto

    Antes de iniciar a produção, é necessário cadastrar o produto que será produzido e definir a estrutura que o compõe. Somente após isso, é possível utilizá-lo em uma Ordem de Produção:


Cadastrando uma Ordem de Produção
por um Pedido de Venda

1) Cadastre o Pedido de Venda e inclua um produto que você produz, seja ele em processo ou acabado. Ou seja, esse produto precisa ter a estrutura previamente definida.

2) Ao acessar este item do Pedido de Venda, no menu ao lado esquerdo, haverá um campo com a seguinte informação: "Nenhuma ordem de produção vinculada a este item =)":

3) Ao clicar nesta opção, você poderá criar de uma Ordem de Produção para este produto. Para prosseguir, clique em "Sim":

4) Com isso, uma nova tela será aberta, permitindo que você preencha observações para a Ordem de Produção deste item. Se necessário, preencha este campo (1), e então, clique em Confirmar (2):

5) Tudo pronto! Uma Ordem de Produção será criada com sucesso no Módulo de Compras, Estoque e Produção e os detalhes serão apresentados em tela, conforme o exemplo abaixo:

💡 Conforme a configuração de cada item da estrutura do produto, ao criar a sua Ordem de Produção (OP) e acessar a aba "Informações Adicionais" dos itens deste Pedido que são matérias-primas, você verá que as opções "não gerar saída de estoque deste item ao emitir a NF-e" e "não gerar conta a receber" estarão marcadas por padrão.

6) Neste item do Pedido de Venda, no menu lateral esquerdo, será possível acompanhar a etapa atual da Ordem de Produção. E ainda, para acessar a OP, basta dar um duplo clique sobre esta opção:

7) Ao acessar a Ordem de Produção, também será possível visualizar o Pedido de Venda vinculado>

💡 Acompanhando as etapas da produção

Ao avançar nas etapas de produção do seu produto, o vendedor associado ao Pedido de Venda, se informado, receberá automaticamente uma notificação por e-mail para acompanhar o progresso.

8) Agora, conclua a Ordem de Produção. Por fim, basta emitir sua Nota Fiscal de venda!

Dessa forma, a Ordem de Produção irá dar a baixa das matérias-primas do estoque e acrescentará o produto acabado ao seu inventário.

O Pedido de Venda, por sua vez, retirará o produto acabado do estoque e gerará a respectiva Conta a Receber associada.

⚠️ Atenção

É preciso concluir a OP para depois faturar o Pedido de Venda;

Ao tentar emitir a Nota Fiscal antes de concluir a Ordem de Produção vinculada, você será alertado durante a conferência do seu Pedido de Venda, conforme ilustrado abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?