Todas as coleções
Omie.CASH
Omie.CASH Conta Completa
Gestão de Pagamentos com a Conta Completa
Pagamentos Omie.CASH Conta Completa: Boletos, Contas ou Tributos
Pagamentos Omie.CASH Conta Completa: Boletos, Contas ou Tributos

Nesse artigo, aprenda como pagar boletos, contas de concessionárias ou tributos utilizando Omie.CASH Conta Completa.

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Já imaginou otimizar suas transações, efetuando pagamentos sem sair do sistema Omie, de maneira prática, simples e segura?

Através da Omie.CASH Conta Completa, é possível efetuar o pagamento de seus fornecedores, incluindo boletos, contas de concessionárias ou tributos.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Orientações Importantes para realizar esses pagamentos

Antes de avançar com os passos seguintes para efetuar seus pagamentos, é importante ler as recomendações fornecidas a seguir, pois são fundamentais para o processo.

  • Quais tipos de Contas de Concessionárias e Tributos posso pagar?

    No momento, é possível realizar pagamentos exclusivamente de boletos, contas e tributos que contenham código de barras.


    Confira a lista dos tipos de contas e tributos que podem ser pagos utilizando a conta do Omie.CASH:

  • Em casos de Juros e Multa

    Se houver juros e multas, registre a Conta a Pagar com o valor do boleto. Durante a baixa automática, os valores de juros e multas serão lançados nos campos correspondentes.



  • Aprovação de Pagamento

    No Omie, é possível configurar um Fluxo de Aprovação de Pagamentos.

    Você poderá realizar as aprovações via desktop ou dispositivo móvel usando o App Omie (disponível apenas para aprovação de Conta a Pagar).



  • Sobre a baixa da Conta a Pagar

    Ao processar o pagamento, a baixa automática será realizada somente se o CNPJ/CPF do Favorecido/Fornecedor da Conta a Pagar for igual com o CNPJ/CPF associado ao boleto.


  • Pagamentos em lote

    Na Omie.CASH, você pode efetuar pagamentos em lote, processando múltiplos pagamentos de boletos, contas e tributos simultaneamente.


  • Orientações para o Pagamento de Guias

    • Guias com mais de um Código de Receita.

      Para guias de impostos com mais de um Código de Receita, preencha no campo "Código de Receita" da Conta a Pagar apenas o 1º Código que aparece no bloco "Composição do Documento de Arrecadação".

    • Guia sem ID de Recolhimento e Código do Recolhimento.

      Em situações específicas, como no FGTS Rescisório, pode não haver campos para "ID de Recolhimento" e "Código do Recolhimento". Nestes casos, no Omie, não é necessário preencher esses campos, deixando-os em branco para evitar erros no pagamento.

    • Pagamento de Tributos

      Para efetuar o pagamento de tributos, é necessário cadastrar um fornecedor no Omie. Para isso, insira o CNPJ da entidade pública correspondente. Por exemplo, utilize o CNPJ da Receita Federal para efetuar pagamentos de tributos federais.



1) Cadastre uma Conta a Pagar

1) Cadastre uma Conta a Pagar e utilize a Conta Omie.CASH, conforme exemplo abaixo:

2) Acesse a aba "Integração Bancária e CNAB", selecione a opção "Pagamento de Boleto" (1) e preencha o código de barras (2):

3) Por fim, clique em "Salvar":

⚠️ Dicas Importantes

  • Ao cadastrar a Conta a Pagar, caso você tenha utilizado a opção de cadastro por um boleto, o código de barras estará preenchido automaticamente.


    Neste caso, se o boleto possuir juros e multa, ele não será apresentado no cadastro da Conta a Pagar. Apenas na hora que for realizar o pagamento a informação será apresentada.


2) Realizando o pagamento

1) Dentro da Conta a Pagar, clique em "Pagar Agora":

2) Agora, você poderá consultar seu saldo atual e a tarifa para a transferência (1), definir a data do pagamento (2) e confirmar todas as informações (3). Quando estiver tudo certo, clique em "Confirmar o Pagamento" (4):

3) Assim, será enviado o Token de Aprovação, um código de 6 dígitos, para o e-mail e telefone do responsável pela conta. Esse código é utilizado para a autorização do pagamento, garantindo a segurança do processo:

4) Após essa confirmação, o comprovante do pagamento ficará disponível na Conta a Pagar no menu "Anexos", e também pelo registro no Extrato da Conta.


Temos um treinamento para você aprender o processo na prática!


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?