O processo de consignação é uma excelente estratégia para expandir seu mercado de vendas. Contudo, é fundamental que todos os procedimentos sejam seguidos rigorosamente, garantindo um controle preciso do estoque, fiscal e financeiro.
📌 Mas, o que é consignação?
Na consignação, o fornecedor disponibiliza seus produtos para um terceiro, o vendedor, que será responsável pela comercialização direta ao consumidor. Quando as vendas são realizadas, o fornecedor deve registrar o retorno dos produtos ao seu estoque, e, em seguida, emitir uma Nota Fiscal de venda para o vendedor, a fim de formalizar o processo.
Um ponto importante: esse tipo de operação não gera uma transação financeira imediata, pois o objetivo é apenas disponibilizar os produtos para revenda. Além disso, as informações fiscais dessa nota são diferentes das de uma venda comum. Por isso, é de extrema importância confirmar com sua contabilidade todos os dados necessários para garantir o correto registro.
Agora, vamos entender o fluxo completo desse processo!
📌 Importante
Ao configurar e executar os processos descritos abaixo, é fundamental que os CFOPs, tributos relacionados e os textos nos campos adicionais estejam previamente definidos conforme a orientação da sua contabilidade.
Tópicos do Artigo
Configurações Iniciais
1) No Omie, o primeiro passo para gerenciar estas transações comerciais é cadastrar um estoque específico para controle de mercadorias em posse de terceiros, para futuramente, incluir essa informação na Nota Fiscal.
Para isso, é necessário configurar o Local de Estoque seguindo o passo a passo abaixo:
⚠️ Importante: Durante o cadastro, lembre-se de marcar a opção de Estoque próprio da empresa em poder de terceiros, e informar o fornecedor relacionado, para garantir o correto acompanhamento das mercadorias.
2) Se a consignação faz parte da sua rotina, recomendamos a criação de um Cenário Fiscal exclusivo para esse tipo de operação.
Isso facilitará o gerenciamento das movimentações e garantirá que as informações fiscais sejam corretamente aplicadas:
Emitindo a Nota Fiscal de Remessa de Consignação
1) Com o Local de Estoque configurado, você deve cadastrar uma Remessa de Produto para o envio da mercadoria para o Fornecedor:
💡 Atenção: em cada um dos itens da Remessa de Produto, na aba "Informações Adicionais" escolha o Local de Estoque Próprio em poder de Terceiros:
2) Com todos os dados cadastrados e revisados, agora é o momento de emitir a Nota Fiscal da Remessa de Consignação:
Realizando o Retorno do produto
Quando o fornecedor realizar a venda dos produtos enviados em consignação, é necessário retorna-los ao seu estoque.
Para isso, temos dois cenários possíveis:
O Fornecedor emitiu a Nota de Devolução:
Se o fornecedor emitir a Nota Fiscal de devolução, você deve registrá-la no Omie, permitindo que os produtos retornem ao seu estoque de controle.
Você irá emitir a Nota de Devolução:
Neste cenário, você emitirá uma Nota de Entrada para retornar os produtos para o seu estoque. Este procedimento pode ser realizado quando o fornecedor não emite a Nota de Devolução dos produtos.
Emitindo a NF-e de Venda
1) A terceira e última etapa é o processo de venda. Após finalizar a entrada dos produtos que estavam em consignação e registrar o retorno ao nosso estoque, você pode emitir a Nota Fiscal de venda para o cliente final.
Com isso, você concluirá o processo fiscal, além de permitir o controle financeiro através de uma Conta a Receber e a geração de boletos, se necessário.
Para emitir a Nota Fiscal de venda, siga o passo a passo abaixo:
2) Prontinho! O seu processo de consignação foi realizado com sucesso!
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