Descubra como o Omie te ajuda a simplificar os seus pagamentos e te libertar de tarefas manuais e repetitivas. 🚀
Após cadastrar no Omie uma Conta Corrente com todos os dados da sua conta do Santander e configurar o processo de pagamentos, você pode cadastrar todas as suas Contas a Pagar no sistema, inserindo os detalhes necessários de cada transação.
Com apenas alguns cliques, você pode gerar o arquivo de Remessa de Pagamentos (CNAB) e enviá-lo diretamente para o seu banco. Assim que o banco recebe o arquivo, suas contas estarão prontas para serem aprovadas e pagar.
Experimente agora mesmo a facilidade de automatizar seus pagamentos com o Omie, liberando mais tempo para você focar seus esforços em impulsionar o sucesso da sua empresa.
Tópicos do Artigo:
Configurando sua Conta Corrente do Santander
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:
2) Clique no Passo 1 do Módulo de Finanças - Cadastrar Contas Correntes e Saldo Inicial:
3) Agora, acesse ou cadastre uma nova conta corrente.
4) Ao acessar o cadastro, clique na aba Pagamentos e CNAB (1) e selecione a opção "Desejo transmitir pagamentos para o banco utilizando esta conta corrente" (2):
5) Então, clique na mensagem "Clique aqui para acessar e modificar as informações necessárias para o envio do arquivo com a remessa de pagamentos":
⚠️ Importante
Nessa área, você encontrará campos de preenchimento alinhados com o layout do Santander. Preencha todas as informações conforme as orientações fornecidas pelo responsável por sua conta no banco.
6) Nesta tela, preencha as informações obrigatórias para o envio do arquivo de Remessa de Pagamentos do Santander, e por fim, clique em "Confirmar".
Essas informações incluem:
(1) Agência. Verifique e confirme sua agência bancária.
(2) Conta Corrente (com dígito). Confirme os dados completos da sua conta corrente.
(2) Tipo de Remessa. Selecione o Tipo de Remessa.
(3) Código do Convênio. Insira o código adotado pelo Santander para identificar o Contrato entre este e a Empresa Cliente.
(4) Código Conta Salário. Insira o código adotado pelo Santander para identificar o Contrato para o processamento de sua folha de pagamento de créditos de salários.
(5) Enviar os pagamentos já autorizados (quando disponível). Se esta opção estiver disponível pelo Santander na sua conta, ao ativar este botão no Omie, os pagamentos serão enviados para o banco já autorizados, ou seja, sem a necessidade de aprovação adicional via Internet Banking após a importação da Remessa de Pagamentos.
7) Para as Contas Correntes do Santander cadastradas no Omie você tem a opção de criar ou atualizar as Contas a Pagar para cada boleto DDA.
Isso significa que o Omie identificará automaticamente, nos Retornos de Pagamento, as instruções dos boletos disponíveis para pagamento na base de dados do DDA. Assim, o sistema incluirá ou atualizará suas Contas a Pagar com os dados de cada título contido no CNAB de retorno de pagamento.
Selecione as opções do seu interesse:
💡 Recomendações Omie para melhorar a sua experiência
1) Homologação
Antes de enviar as Contas a Pagar por meio do arquivo de Remessa de Pagamentos, verifique com o seu banco se é necessário homologar a transmissão desse arquivo.
Após receber a confirmação de que o processo pode ser executado em produção, realize seus pagamentos usando os arquivos gerados pelo Omie.
Configuração no Cadastro de Clientes e Fornecedores
Para melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos, você pode parametrizar os dados bancários dos seus clientes e fornecedores.
Deste modo, estes dados serão preenchidos automaticamente em pagamentos futuros, economizando tempo e minimizando erros.
Cadastrando os seus Pagamentos
Depois de configurar a sua Conta Corrente do Banco do Santander e revisar as Recomendações Omie, você pode cadastrar suas Contas a Pagar para efetuar os pagamentos! 🚀
1) Cadastre a sua Conta a Pagar e selecione a Conta Corrente do Santander, previamente configurada.
2) Na Conta a Pagar, após preencher todos os campos necessários, acesse a aba "Integração Bancária e CNAB":
3) Em seguida, selecione a forma de pagamento desejada. Atualmente, existem duas opções para sua escolha, sendo elas:
Transferência Bancária via TEF, TED ou Pix.
Transferência Bancária via TEF, TED ou Pix.
1) Escolha a opção "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" (2) e preencha os dados bancários do Beneficiário (3):
💡 Transferências via Chave Pix
Para realizar transferências via Chave Pix, escolha entre a Forma de Pagamento "Transferência Bancária" (1), escolha a "Finalidade" como Transferência por Chave Pix, ou por Conta Corrente PIX (2) e preencha a Chave Pix da Conta Destino (3):
Lembrando, a Chave Pix será automaticamente preenchida com base no cadastro do cliente ou fornecedor. Caso contrário, é necessário inseri-la manualmente.
🧭 Guia para Preencher a Chave Pix
Você pode preencher a Chave Pix com os seguintes tipos de informações:
CNPJ / CPF (Sem pontos ou espaços.);
Número de Celular (iniciando com +55 e DDD);
Endereço de E-mail;
Chave Aleatória (geralmente com 36 dígitos).
4) Após preencher todas as informações do pagamento, clique em "Salvar":
5) Agora, basta gerar a Remessa de Pagamento e enviá-la ao banco para que os pagamentos sejam processados de fato.
👣 Próximos Passos
1) Gere a Remessa de Pagamento para encaminhar os títulos ao banco, a fim de que sejam processados em sua conta corrente.
💡 Após gerar a Remessa no Omie, as Contas a Pagar permanecerão com a situação "Agendado" até que o Retorno de Pagamento seja importado no Omie.
Durante esse período, as Contas não podem ser modificadas até serem baixadas através do arquivo de retorno ou até que a Remessa de Pagamentos seja cancelada.
2) Importe o Retorno de Pagamento para registrar no Omie o status atualizado do pagamento conforme as informações do banco
3) Após liquidar as Contas a Pagar através da importação do Retorno de Pagamentos, você poderá conciliar os registros dos pagamentos no Extrato do Santander.