Após realizar a Importação da sua NF-e de Compra é necessário receber sua mercadoria além de registrar as contas a pagar.
Essas notas estarão disponíveis no Módulo de Compras, Estoque e Produção, conforme instruções abaixo.
Tópicos do Artigo:
Recebendo a NF-e de Fornecedor
1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo Compras, Estoque e Produção:
2) Clique na opção "3 Cadastrar Compras e Receber" no Passo a Passo:
2) Com isso, você acessará o Kanban de Compras. Nele você encontrará todas as etapas do seu processo de compras dividido em colunas.
As notas que ainda não foram concluídas, apresentarão o status de "Pendente". Dê um duplo clique no card de interesse para iniciar o recebimento:
3) Na tela de recebimento, conforme ilustrado abaixo, diversas informações do fornecedor e da NF-e recebida serão exibidas. Para te ajudar ainda mais, apresentamos informações importantes sobre o processo de recebimento da NF-e em tópicos:
Itens da NF-e
1) Nesta aba estão listados os itens da NF-e, e será preciso configurar cada um deles.
Inicialmente, defina como deseja importar cada um dos itens ou se deseja ignorá-lo e não movimentar o estoque:
(1) + Cadastrar como novo produto: Ao selecionar um produto e clicar nessa opção, permite que você cadastre o produto selecionado como um novo, mantendo todas as informações idênticas às da nota recebida.
⚠️ O código e a descrição do novo produto não podem ser idênticos aos produtos já cadastrados no sistema. Portanto, se necessário, você poderá alterá-los nos campos abaixo, dando um duplo clique no item da NF-e:
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(2) Associar a um produto existente: esta opção é a mais indicada, pois você vincula o item adquirido a um produto já registrado no Omie.
Ao clicar nessa opção, localize o produto já cadastrado (1), e para associá-lo, clique em "Confirmar" (2):
💡 Separamos um exemplo prático para você:
Se necessário, é possível vincular o produto da nota a um Pedido de Compra ou Remessa de Produto.
(3) Ignorar a importação do item: se você preferir não realizar movimentações em seu estoque para o item selecionado, basta marcar essa opção. Na coluna "Situação", o status do item será exibido como "Ignorar":
2) Agora, vamos configurar algumas informações importantes sobre o item referente ao recebimento da compra.
Selecione um item (1) e clique em "✏️ Preenchar a CFOP da Entrada, Quantidade Recebida e demais informações" (2):
3) Com isso, você será direcionado para a tela com os detalhes deste item da NF-e. Nela, é possível editar os seguintes campos:
(1) Descrição do Produto. Essa é a descrição do produto na NF-e de compra. Se você fizer uma alteração aqui e escolher cadastrar esse item como um novo produto, ele será registrado com essa nova descrição;
(2) Código do Produto na Nota. Esse é o código do produto na NF-e de compra. Se você fizer uma alteração aqui e escolher cadastrar esse item como um novo produto, ele será registrado com esse novo código;
(3) Código EAN (GTIN). Esse é o código EAN na NF-e de compra. Se você fizer uma alteração aqui e escolher cadastrar esse item como um novo produto, ele será registrado com esse novo código EAN;
(4) Não deve gerar uma conta a pagar. Essa opção define se será gerado o financeiro para este item da NF-e. Quando selecionada, nenhuma Conta a Pagar será gerada;
- Obs.: Esta ação implicará diretamente no montante total das parcelas financeiras(5) Não deve movimentar estoque. Essa opção define se será gerado movimento de estoque para este item da NF-e. Quando selecionada, não haverá movimentação de estoque;
- Obs.: Esta ação implicará diretamente na quantidade total de itens no seu estoque
(6) Quantidade Recebida. Essa opção pode ser utilizada para a conversão de unidades, no caso de sua unidade de medida ser diferente da do fornecedor;
(7) Local de Estoque: Escolha o local de estoque de entrada deste item;
(8) Unidade. Essa é a Unidade de Medida do item na NF-e de compra. Essa opção pode ser utilizada para a conversão de unidades, no caso de sua unidade de medida ser diferente da do fornecedor;
(9) CFOP de Entrada. Defina o CFOP de entrada deste item. Em caso de dúvidas, consulte a sua contabilidade
(10) ⚙️ Clique aqui para modificar os códigos das Situações Tributárias de Entrada deste item. Nesta opção, é possível ajustar as situações tributárias desses impostos; entretanto, isso é opcional. Caso os campos estejam em branco, essas informações serão preenchidas automaticamente no SPED, Sintegra e no arquivo XML invertido.
Confira esse artigo: Como preencher as Situações Tributárias de entrada do item.
💡 Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, consulte sua contabilidade
4) Na aba "Informações Adicionais" de cada item da NF-e recebida você pode selecionar uma Categoria:
💡 Posteriormente, as categorias de cada item estarão detalhadas na aba "Informações Adicionais" da NF-e.
5) E ainda, para cada item é possível já atualizar o preço de venda do produto no recebimento da compra.
Na aba "Atualização do Preço de Venda", ao marcar a opção "Desejo atualizar automaticamente o preço de venda deste produto ao receber a compra", você terá a opção de inserir o percentual utilizado para a atualização e poderá marcar se prefere atualizar o preço somente se o novo valor exceder o preço de venda atual do produto.
Dessa forma, o Omie exibirá o novo preço de venda previsto para este produto:
6) Por fim, você poderá selecionar quais impostos fazem parte do custo de estoque desta compra.
Na aba "Custo de Estoque", escolha os elementos que serão incluídos no cálculo do custo de estoque desta compra. Com isso, o Omie apresentará o valor de entrada do item e o seu CMC. Em caso de dúvidas sobre esse preenchimento, consulte sua contabilidade.
Observação: Essas informações serão automaticamente sugeridas em futuras Compras de Mercadoria para Revenda.
Caso deseje alterar valor de Custo de Estoque, para PIS, Cofins e ICMS ST, selecione a opção "Para alterar o % de crédito do PIS e COFINS", clique aqui.
Parcelas
Frequentemente, o parcelamento descrito na NF-e pode variar do acordado com o fornecedor. Porém, no Recebimento da NF-e é possível realizar ajustes na aba "Parcelas":
(1) Selecione o Número de Parcelas
(2) Clique em "Refazer Parcelas"
Departamentos
Na aba "Departamentos" é possível distribuir essa despesa por Departamentos:
Para saber mais, acesse:
Informações Adicionais
No Recebimento da NF-e, na aba "Informações Adicionais", é importante revisar alguns pontos, sendo eles:
(1) Categoria da Compra. Serão exibidas as categorias selecionadas para cada item da NF-e, juntamente com o valor e o percentual da distribuição da NF-e recebida;
Por padrão, o sistema vai trazer a categoria mais utilizada! Caso queira, é possível deixar parametrizada uma categoria específica para o fornecedor. Para mais detalhes, clique aqui.
(2) Conta Corrente. Selecione a Conta Corrente para registro da Conta a Pagar;
(3) Data de Registro. Informe a Data de Registro desta NF-e;
Lembrando que essa data será considerada para a movimentação do estoque. Além disso, por padrão, os Lançamentos Contábeis são gerados com base na Data de Registro.
Observações
Nessa aba, é possível preencher algumas observações internas referente ao recebimento da NF-e:
Concluindo o Recebimento da NF-e
Após as parametrizações do recebimento, não se esqueça que para toda essa "mágica" aconteça é necessário "Concluir" o recebimento da NF-e:
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