Reunimos as perguntas mais comuns sobre Conciliação Bancária, organizando-as por tema, e aqui vamos responder a cada uma delas!
Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😉
Tópicos do Artigo:
FAQ - Sobre Arquivos de Extrato:
1) Quais Arquivos posso importar?
1) Quais Arquivos posso importar?
Na importação são aceitos os arquivos no formato: "Money 2000" e ".OFX".
Atualmente, apenas o Citibank e as Carteiras Virtuais aceitam a importação do arquivo ".CSV" e/ou ".XLSX".
2) Meu Extrato do dia não apareceu. O que pode ser?
2) Meu Extrato do dia não apareceu. O que pode ser?
Se você tem a integração automática ativada para o seu banco e, ao tentar fazer a conciliação, o extrato não apareceu, verifique se houve algum problema na integração diretamente no cadastro de sua Conta Corrente:
3) Por que meu extrato não fica arquivado no Omie?
3) Por que meu extrato não fica arquivado no Omie?
Ao importar o extrato no Omie, o arquivo não é armazenado no sistema; a importação serve apenas para realizar a conciliação bancária. Após a conciliação, as ações são salvas em tempo real no seu extrato do Omie, mas o arquivo não permanece no sistema.
Se precisar conciliar em duas partes ou verificar o processo, será necessário importar o arquivo novamente.
4) Tem um lançamento no banco, mas não está no arquivo do extrato. Por quê?
4) Tem um lançamento no banco, mas não está no arquivo do extrato. Por quê?
Neste caso, é necessário validar diretamente com o banco o motivo pelo qual o lançamento não está presente no arquivo gerado. Não temos controle sobre os lançamentos que aparecem no arquivo, pois o Omie apenas lê o que o banco disponibiliza e demonstra na tela.
Em alguns casos, o banco pode liberar mais de um arquivo para o mesmo dia. Verifique isso diretamente com seu banco! 😉
FAQ - Sobre Conciliações:
1) Tenho vários lançamentos no extrato, mas apenas um no Omie. Como fazer?
1) Tenho vários lançamentos no extrato, mas apenas um no Omie. Como fazer?
Atualmente, o Omie não é permite a conciliação de vários lançamentos do extrato do banco com apenas um no lançamento no Omie, mas não se preocupe! Disponibilizamos outras soluções que podem lhe ajudar e as apresentamos logo abaixo:
Ignorar os lançamentos na importação do extrato e fazer a conciliação de forma manual:
Criar os lançamentos individuais, de forma manual no seu sistema Omie:
Após realizar o cadastro de cada um dos lançamentos, importe o extrato novamente para realizar a conciliação de forma direta.
Além dessas opções, você também pode associar baixas parciais aos lançamentos do seu extrato. Para realizar esse processo, recomendamos a leitura deste artigo:
2) Tenho um lançamento, que corresponde a vários no Omie. Como fazer?
2) Tenho um lançamento, que corresponde a vários no Omie. Como fazer?
Para conciliar com vários lançamentos do Omie, clique em "Buscar e associar a um lançamento que já existe":
Dessa forma, o sistema te direcionará a uma tela para buscar os lançamentos que você deseja associar ao movimento do seu extrato:
(1) Período: Defina o período dos lançamentos;
(2) Valor: Defina a margem de valor em que os lançamentos se encontram;
(3) Selecione os lançamentos que fazem parte do total que está conciliando
Por fim, clique em "Conciliar".
3) É possível conciliar receita com despesa?
3) É possível conciliar receita com despesa?
Atualmente, não é possível associar um lançamento de receita do extrato a um lançamento de despesa no Omie.
Todos os lançamentos associados devem ter a mesma finalidade.
4) Tenho vários lançamentos agrupados em um só. Por que isso aconteceu?
4) Tenho vários lançamentos agrupados em um só. Por que isso aconteceu?
Os lançamentos podem ser agrupados no extrato por dois motivos, sendo eles:
(1) Durante o processo de conciliação, os lançamentos ficam agrupados se as seguintes informações forem iguais:
Categoria;
Vendedor;
Projeto
(2) Além disso, se os lançamentos importados forem associados a um único lançamento, como mencionado na Pergunta 5, eles serão apresentados no extrato como um único lançamento, com o valor totalizado.
6) Não consigo aplicar o desconto/juros/multa, por quê?
6) Não consigo aplicar o desconto/juros/multa, por quê?
Caso você selecione um lançamento e os campos de Juros e Multa; e Desconto não fiquem habilitados, significa que o lançamento selecionado já foi baixado:
Neste caso, o correto seria cancelar a baixar da conta:
Posteriormente, você pode importar o extrato novamente para aplicar os Juros/Multa/Desconto conforme precisa.
7) Por que meu lançamento aparece como Conciliado e Bloqueado?
7) Por que meu lançamento aparece como Conciliado e Bloqueado?
Alguns lançamentos podem aparecer como já conciliados e até mesmo bloqueados, não permitindo alterações:
Isso acontece, pois esse lançamento é proveniente de alguma das fontes abaixo:
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