Perguntas Frequentes: Conciliação Bancária

FAQ Conciliação Bancária

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana


FAQ CONCILIAÇÃO BANCÁRIA


1) Quais arquivos posso importar?

Na importação são aceitos os arquivos no formato: "Money 2000" e ".OFX".

Atualmente, apenas o Citibank e as Carteiras Virtuais aceitam a importação do arquivo ".CSV" e/ou ".XLSX".


2) Tenho vários lançamentos no extrato, mas apenas um no Omie. Como fazer?

Atualmente não é possível conciliar vários lançamentos do banco com apenas um no Omie. O correto nesse caso seria uma das opções abaixo:

Após realizar o cadastro de cada um dos lançamentos, importe o extrato novamente que será possível realizar a conciliação de forma direta :)


3) Tenho um lançamento, que corresponde a vários no Omie. Como fazer?

Para conciliar com vários lançamentos do Omie, clique em "Buscar e associar a um lançamento que já existe":

Será apresentada a seguinte tela:

  • 1) Selecione o filtro do "Período" e do "Valor";

  • 2) Selecione todos os lançamentos aqui no Omie que compõe o valor do lançamento no extrato do banco;

  • 3) Se tiver, aplique juros/multa/desconto.

Por fim, clique em "Conciliar".


4) Não consigo aplicar o desconto/juros/multa, por quê?

Caso você selecione os lançamentos e não fiquem habilitadas as opções de juros/multa/desconto:

Isso significa que o lançamento selecionado no Omie já foi baixado! Nesse caso, o correto seria cancelar a baixar da conta:

E depois importar o extrato novamente para aplicar os juros/multa/desconto.


5) Não é possível conciliar receita com despesa?

Atualmente não é possível associar um lançamento de receita do extrato com um lançamento de despesa aqui no Omie.

Todos os lançamentos associados devem ter a mesma finalidade.


6) Tem um lançamento no banco, mas não está no arquivo do extrato. Por quê?

Nesse caso, o correto seria validar diretamente com o banco o porquê que o lançamento não está no arquivo gerado por eles. Não temos controle sobre os lançamentos que vem no arquivo, pois o Omie lê apenas o arquivo que o banco disponibilizou e demonstra em tela.

Pode ocorrer, em alguns casos, de o banco liberar mais de um arquivo para o mesmo dia. Confira isso diretamente com seu banco :)


7) Não quero conciliar alguns lançamentos, o que eu faço?

Caso tenha algum lançamento no seu extrato que não deseja conciliar, clique na opção de "Ignorar lançamento":


8) Meu extrato não fica arquivado aqui no Omie?

Ao importar o extrato no Omie, o arquivo não ficará armazenado aqui no sistema. A importação é usada apenas para realizar a conciliação. Depois que ela for feita, as ações ficam salvas em tempo real aqui no seu extrato do Omie, porém o arquivo não é armazenado.

Caso precise conciliar em duas partes, ou verificar o processo, é necessário importar o arquivo novamente.


9) Meu extrato do dia não apareceu? O que pode ser?

Caso você tenha a integração automática ativada para o seu banco, e na hora de fazer a conciliação não apareceu o seu extrato, verifique se não houve nenhum problema na integração:


10) Tenho vários lançamentos agrupados em um só. Por que isso aconteceu?

Os lançamentos podem ser agrupados no extrato por dois motivos:

  • No processo de conciliação, os lançamentos ficarão agrupados caso as informações abaixo sejam iguais nos lançamentos:

    • Categoria

    • Vendedor

    • Projeto

  • Além disso, caso os lançamentos na hora de importar o extrato, tenham sido associado com um só, igual no caso da Pergunta 2 eles serão apresentados no extrato como apenas um lançamento, ou seja, o valor agrupado


11) Por que meu lançamento aparece como Conciliado e Bloqueado?

Alguns lançamentos podem aparecer como já conciliados e até mesmo bloqueados, não permitindo alterações:

Isso acontece, pois esse lançamento é proveniente de alguma das fontes abaixo:

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