FAQ CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
1) Quais arquivos posso importar?
Na importação são aceitos os arquivos no formato: "Money 2000" e ".OFX".
Atualmente, apenas o Citibank e as Carteiras Virtuais aceitam a importação do arquivo ".CSV" e/ou ".XLSX".
2) Tenho vários lançamentos no extrato, mas apenas um no Omie. Como fazer?
Atualmente não é possível conciliar vários lançamentos do banco com apenas um no Omie. O correto nesse caso seria uma das opções abaixo:
Ignorar os lançamentos na importação do extrato e fazer a conciliação de forma manual:
Você também pode criar os lançamentos manualmente aqui no Omie separados:
Após realizar o cadastro de cada um dos lançamentos, importe o extrato novamente que será possível realizar a conciliação de forma direta :)
3) Tenho um lançamento, que corresponde a vários no Omie. Como fazer?
Para conciliar com vários lançamentos do Omie, clique em "Buscar e associar a um lançamento que já existe":
Será apresentada a seguinte tela:
1) Selecione o filtro do "Período" e do "Valor";
2) Selecione todos os lançamentos aqui no Omie que compõe o valor do lançamento no extrato do banco;
3) Se tiver, aplique juros/multa/desconto.
Por fim, clique em "Conciliar".
4) Não consigo aplicar o desconto/juros/multa, por quê?
Caso você selecione os lançamentos e não fiquem habilitadas as opções de juros/multa/desconto:
Isso significa que o lançamento selecionado no Omie já foi baixado! Nesse caso, o correto seria cancelar a baixar da conta:
E depois importar o extrato novamente para aplicar os juros/multa/desconto.
5) Não é possível conciliar receita com despesa?
Atualmente não é possível associar um lançamento de receita do extrato com um lançamento de despesa aqui no Omie.
Todos os lançamentos associados devem ter a mesma finalidade.
6) Tem um lançamento no banco, mas não está no arquivo do extrato. Por quê?
Nesse caso, o correto seria validar diretamente com o banco o porquê que o lançamento não está no arquivo gerado por eles. Não temos controle sobre os lançamentos que vem no arquivo, pois o Omie lê apenas o arquivo que o banco disponibilizou e demonstra em tela.
Pode ocorrer, em alguns casos, de o banco liberar mais de um arquivo para o mesmo dia. Confira isso diretamente com seu banco :)
7) Não quero conciliar alguns lançamentos, o que eu faço?
Caso tenha algum lançamento no seu extrato que não deseja conciliar, clique na opção de "Ignorar lançamento":
8) Meu extrato não fica arquivado aqui no Omie?
Ao importar o extrato no Omie, o arquivo não ficará armazenado aqui no sistema. A importação é usada apenas para realizar a conciliação. Depois que ela for feita, as ações ficam salvas em tempo real aqui no seu extrato do Omie, porém o arquivo não é armazenado.
Caso precise conciliar em duas partes, ou verificar o processo, é necessário importar o arquivo novamente.
9) Meu extrato do dia não apareceu? O que pode ser?
Caso você tenha a integração automática ativada para o seu banco, e na hora de fazer a conciliação não apareceu o seu extrato, verifique se não houve nenhum problema na integração:
10) Tenho vários lançamentos agrupados em um só. Por que isso aconteceu?
Os lançamentos podem ser agrupados no extrato por dois motivos:
No processo de conciliação, os lançamentos ficarão agrupados caso as informações abaixo sejam iguais nos lançamentos:
Categoria
Vendedor
Projeto
Além disso, caso os lançamentos na hora de importar o extrato, tenham sido associado com um só, igual no caso da Pergunta 2 eles serão apresentados no extrato como apenas um lançamento, ou seja, o valor agrupado
11) Por que meu lançamento aparece como Conciliado e Bloqueado?
Alguns lançamentos podem aparecer como já conciliados e até mesmo bloqueados, não permitindo alterações:
Isso acontece, pois esse lançamento é proveniente de alguma das fontes abaixo: