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Perguntas Frequentes: Conciliação Bancária

Neste artigo, descubra as respostas das perguntas mais frequentes sobre Conciliação Bancária

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 meses

Reunimos as perguntas mais comuns sobre Conciliação Bancária, organizando-as por tema, e aqui vamos responder a cada uma delas!

Basta clicar na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. 😉


Tópicos do Artigo:


FAQ - Sobre Arquivos de Extrato:

1) Quais arquivos posso importar para a conciliação?

Na importação são aceitos os arquivos no formato: "Money 2000" e ".OFX".

Atualmente, apenas o Citibank e as Carteiras Virtuais aceitam a importação do arquivo ".CSV" e/ou ".XLSX".

2) Meu Extrato do dia não apareceu na integração automática.

Se você possui a integração automática ativada com o seu banco e, ao tentar realizar a conciliação, o extrato não for exibido, acesse o cadastro da Conta Corrente e, na aba Integração com o Banco, consulte o histórico de integração para verificar se ocorreu alguma falha pontual:

3) O extrato fica arquivado no Omie?

Ao importar um extrato no Omie, o arquivo não fica armazenado no sistema.

A importação é utilizada apenas para realizar a conciliação bancária. Após a conciliação, as movimentações são registradas em tempo real no extrato do Omie.

Caso seja necessário conciliar em etapas ou revisar o processo, será preciso importar o arquivo novamente, as alterações já realizadas continuarão salvas.

4) Há um lançamento no banco, mas não está no arquivo do extrato.

Neste caso, é necessário verificar diretamente com o banco o motivo de o lançamento não constar no arquivo gerado.


O Omie não possui controle sobre os lançamentos disponibilizados, o sistema apenas interpreta e exibe as informações fornecidas pelo arquivo do banco.

Em determinadas situações, a instituição financeira pode disponibilizar mais de um arquivo para o mesmo dia, sendo importante confirmar esse ponto diretamente junto ao banco.


FAQ - Sobre Conciliações:

1) Há vários lançamentos no extrato do banco, mas apenas um lançamento correspondente no Omie.

O Omie não permite conciliar múltiplos lançamentos do extrato bancário com apenas um lançamento no sistema. Mas não se preocupe! Existem alternativas que podem ajudar você a conduzir essa situação:

  1. Ignorar os lançamentos na importação: Você pode optar por não importar esses lançamentos e realizar a conciliação de forma manual:

  2. Criar os lançamentos individualmente: Cadastre cada um dos lançamentos de forma manual no Omie.

    Após registrar todos os lançamentos manualmente, basta importar novamente o extrato para efetuar a conciliação de forma direta.

  3. Associar baixas parciais: Também é possível vincular baixas parciais aos lançamentos do extrato.

2) Tenho um lançamento em meu extrato, e vários relacionados a ele no Omie.

Para conciliar o lançamento no extrato com vários lançamentos do Omie, clique em "Buscar e associar a um lançamento que já existe":

Dessa forma, o sistema te direcionará a uma tela para buscar os lançamentos que você deseja associar ao movimento do seu extrato:

  • (1) Período: Defina o período dos lançamentos;

  • (2) Valor: Defina a margem de valor em que os lançamentos se encontram;

  • (3) Selecione os lançamentos que fazem parte do total que está conciliando

    Por fim, clique em "Conciliar".

3) É possível conciliar receita com despesa?

Não é possível associar um lançamento de receita do extrato a um lançamento de despesa no Omie.

Todos os lançamentos associados devem ter a mesma finalidade.

4) Tenho vários lançamentos agrupados em um só. Por que isso aconteceu?

Os lançamentos podem ser agrupados no extrato por dois motivos, sendo eles:

  • (1) Durante o processo de conciliação, os lançamentos ficam agrupados se as seguintes informações forem iguais:

    • Categoria;

    • Vendedor;

    • Projeto

  • (2) Além disso, se os lançamentos importados forem associados a um único lançamento, como mencionado na Pergunta 5, eles serão apresentados no extrato como um único lançamento, com o valor totalizado.

5) Não quero conciliar alguns lançamentos, o que eu faço?

Se houver algum lançamento no seu extrato que você não deseja conciliar, basta clicar na opção "Ignorar lançamento":

Dessa forma ele não será considerado durante o processo, para facilitar a visualização. E caso queira associar esse lançamento futuramente, ao importar novamente o extrato será possível a edição do lançamento ignorado.

6) Preciso aplicar juros e multa ou descontos no lançamento, mas está bloqueado, por quê?

Caso você selecione um lançamento e os campos de Juros e Multa, e/ou Desconto não fiquem habilitados, significa que o lançamento selecionado já foi baixado e precisa apenas ser conciliado:

Para conseguir realizar a baixa via importação do extrato, é necessário cancelar a baixa da Conta a Receber/Pagar:

Posteriormente, você pode importar o extrato novamente para aplicar os Juros/Multa ou Desconto conforme precisa.

Status do lançamento

Os lançamentos podem possuir duas situações, que facilitam na sua interpretação, demonstrando se ele já está baixado para ser conciliado ou ainda está pendente de baixa:


​​Lançamento sem baixa

Ele é exibido com um símbolo cinza quando a conta a pagar ou a receber ainda não possui uma baixa registrada:

Lançamento com baixa

Ele é exibido com um símbolo vermelho demonstrando que ele apenas esta "não conciliado":


7) Por que meu lançamento aparece como Conciliado (Bloqueado)?

Alguns lançamentos podem aparecer como já conciliados e bloqueados ao mesmo tempo, não permitindo alterações:

Isso acontece, pois esse lançamento é proveniente de alguma das fontes abaixo:


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