Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOmie.PDV Restaurante
Omie.PDV Restaurante - Perguntas Frequentes
Omie.PDV Restaurante - Perguntas Frequentes

FAQ Omie.PDV Restaurante

Kessy Silva avatar
Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de uma semana

Para facilitar sua consulta de informações sobre o Omie.PDV Restaurante, preparamos uma lista de perguntas frequentes, agrupadas por temas.

Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta! 😄


FAQ Omie.PDV Restaurante

Sobre o Omie.PDV Restaurante

1) O que é o Omie.PDV Restaurante?

É a solução completa e projetada para revolucionar a gestão de estabelecimentos do segmento de Alimentação. O aplicativo traz funcionalidades exclusivas, pensadas especialmente para o dinamismo e as necessidades específicas de restaurantes e bares, modernizando a gestão de restaurantes para trazer controle, praticidade e agilizar o atendimento.

Sua contratação pode ser feita diretamente pela loja de Aplicativos do Android. Clique na imagem abaixo para realizar o download a partir da Google Play Store:


2) Quem é o público-alvo?

Segmentos de Alimentação, como: restaurantes, lanchonetes, bares, cafeterias, foodtrucks e padarias.


3) Quais são os pré-requisitos para usar o aplicativo?

O aplicativo Omie.PDV Restaurante pode ser utilizado em smartphones ou tablets com Android 5.0 ou superior. Além disso, também é possível utilizá-lo em maquininhas de pagamento Android Smart POS (Pagseguro / Getnet) e ElginM10 (tablet).


4) Quais são as funcionalidades do Omie.PDV Restaurante?

O aplicativo contém as principais funções de um PDV, mais ferramentas essenciais para restaurantes, lanchonetes, bares e afins como:

  • Abertura de mesas e comandas;

  • Criação de cardápio e menus;

  • Envio de pedidos para a cozinha;

  • Fechamento de pedidos e cobranças direto pelo aplicativo;

E muito mais!


5) Quanto custa?

O Omie.PDV Restaurante é gratuito! Isso mesmo, se você é cliente Omie, não precisa pagar nada a mais pelo aplicativo!


6) Como funciona a integração com o Omie?

Todo pedido que recebido pelo aplicativo é integrado com o Omie ERP automaticamente, sendo atualizado em tempo real (venda a venda). Dessa forma, o seu estoque e o seu financeiro estão sempre atualizados!


7) É possível usar o aplicativo offline?

Sim! O aplicativo mantém as últimas informações que foram sincronizadas com o ERP.

A venda pode ser finalizada offline, porém a venda não é enviada para o Omie no momento, mas apenas quando tiver conexão novamente.

A venda offline também é conhecida como venda em contingência, e ela pode ocorrer por dois motivos:

  • Por falta da internet ou;

  • Por falta de comunicação com a SEFAZ.


8) Existe uma versão para iOS?

Atualmente, o aplicativo está disponível apenas para Android.

9) O PDV integra com Aplicativo de entrega de comida?

Sim. O PDV realiza integração com o Ifood.

Com a Loja Ifood conectada, a sincronização e as atualizações de pedidos acontecem em tempo real.


Configurações do Omie.PDV Restaurante

10) Quais são os passos iniciais para que eu consiga utilizar o App PDV Mobile?

Você poderá realizar o download do Omie.PDV Restaurante pela Google Play.

Para utilizar o aplicativo é muito importante que algumas configurações estejam previamente realizadas no Omie, sendo elas:

Prontinho! Agora seu aplicativo está sincronizado e pronto para utilização! 😃

Para saber mais, veja este Artigo:


11) Cadastrei meus produtos no Omie, mas eles não apareceram no aplicativo

Para os produtos cadastrados em seu Aplicativo no ERP Omie aparecerem no PDV, você precisa se atentar a alguns pontos de configuração nos cadastros de produtos.

Realize o Checklist de configuração para utilização do Omie.PDV Restaurante, após isso, certamente os produtos estarão disponíveis no PDV Mobile.


12) Consigo personalizar o recibo enviado para o meu cliente?

Sim! No nosso app você pode personalizar o Recibo de Venda para deixar o visual com a cara do seu negócio! Separamos um artigo para te auxiliar a customizar seu recibo:


13) Como criar um usuário?

Para criar um novo usuário em seu PDV, você deverá ter acesso ao sistema Omie ERP a partir de um perfil de usuário "Administrador". Com este perfil de acesso, é possível gerenciar os usuários, criando novos, alterando os seus perfis de acesso e excluindo usuários, se necessário!

Para criar um novo usuário, siga este tutorial:


14) Como criar um menu personalizado e o que são famílias de produto?

Família de produtos refere-se a um grupo de itens relacionados, que compartilham características semelhantes, como categoria ou funcionalidade. No Omie.PDV Restaurante, após cadastrar os produtos, a disposição dos itens no cardápio seguirá a sua respectiva Família de Produtos.

Para gerenciar a organização, os itens de cada família devem ser vinculados a elas a partir do ERP Omie:



15) O que são modificadores? E variações?

São personalizações criadas diretamente no PDV.

Modificadores são opções adicionais que permitem personalizar ou complementar um produto. Eles oferecem a possibilidade de ajustar características específicas, como adicionar uma cobertura extra, escolher um ponto de carne, ou remover certos componentes do item.

Já as Variações referem-se às diferentes versões de um produto disponíveis para comercialização. Elas abrangem alterações em aspectos como tamanhos (por exemplo, batata frita pequena, média e grande), modelos, entre outros.


16) Como configurar os impostos?

A configuração de Impostos pode ser feita diretamente pelo PDV OU pelo Omie ERP.

É possível configurar um Imposto Padrão, para ser utilizado em todos os produtos, e/ou variações de impostos por Código NCM ou Produto.

Para saber mais sobre, leia este Artigo:


17) Como aplicar um desconto na venda?

Pode ser aplicado um desconto percentual (%) ou em valor (R$) sobre o valor total da venda:




18) Como aplicar a taxa de serviço? É possível adicionar couvert artístico?

O Omie.PDV Restaurante possibilita configurar uma taxa de serviço fixa (padrão), para todas as vendas, assim como taxas de serviços por venda.

O percentual de Couvert Artístico deve ser incluído como taxa de serviço.

Saiba mais:


19) É possível configurar tabelas de preço?

O Omie.PDV Restaurante realiza a venda com o valor que está no Cadastro do Produto, não sendo possível configurar Tabelas de Preço no Omie ERP para utilização no PDV. Porém, se houver integração com Ifood, é possível realizar as vendas integradas conforme preço parametrizado na Plataforma.



20) É possível configurar consumação?

Não. Atualmente o PDV não possui configuração para cobrança de consumação mínima.


21) Como configurar integração com balança e etiquetadora?

Não há necessidade de configuração.

Ao se preparar para vender um produto, basta utilizar a leitora de código de barras para ler o código do produto cadastrado. Para isso, clique sobre o ícone de código de barras na tela inicial de seu PDV Restaurante e aponte o dispositivo para o código de barras:

22) Como utilizar o Cardápio do Ifood?

Após a integração com o Ifood, é possível integrar o Cardápio do Ifood OU resetar todo o cardápio cadastrado no Ifood, para que o cardápio do PDV seja o utilizado.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?