Passar para o conteúdo principal
Cotação de Fretes no Omie: Frenet

Neste artigo, descubra como realizar a cotação de fretes nos seus Pedidos de Venda com a Frenet.

Luis Felipe avatar
Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de uma semana

Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.

Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨

Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Frenet! Uma empresa que há mais de 9 anos descomplica o frete no e-commerce brasileiro. Ajudando os lojistas a enviar seus produtos com qualidade e focar no que mais importa: aumentar as vendas!

⚠️ Importante

Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.

Confira as instruções neste artigo:

Tópicos do Artigo


Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete

Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.

Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:

1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:

3) No cadastro dos seus produtos, preencha as seguintes informações adicionais:

  • Peso Líquido em KG;

  • Peso Bruto em KG;

  • Altura em centímetros;

  • Largura em centímetros;

  • Profundidade em centímetros.

Sem elas, não é possível realizar as cotações de frete!

4) Contrate a Cotação de Frete pela Frenet na Omie.Store.


Configurando a Cotação de Frete com a Frenet

Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:

1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:

2) Agora, acesse a aba "Venda de Produtos" (1) e clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio" (2):

3) Nesta tela, será demonstrada a Frenet. Dê um duplo clique sobre essa opção:

4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Frenet, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com a Frenet:

Aba Integração

Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:

🔒 Informar credenciais

Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:

  • Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.

  • Token (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.

    💡 Dica

    Após esse preenchimento, clique em "Testar" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora.

  • Declarar o valor dos produtos na cotação (3). Marque essa opção para informar que os produtos enviados terão seguro da transportadora.

  • Utiliza Aviso de Recebimento (AR) na cotação (4). Marque essa opção para sinalizar na Etiqueta que a Cotação utiliza Avisa de Recebimento.

  • Utiliza mãos próprias (MP) (5). Marque essa opção para sinalizar na Etiqueta que a Cotação utiliza Mãos Próprias.

🔺 Webhook

Ao selecionar esta opção, você terá acesso à URL do webhook do status de entrega. Copie essa URL e acesse as configurações da Frenet para inseri-la, garantindo a atualização automática do status dos Pedidos:

⚡ Testar Integração

Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:


Aba Informações Adicionais

Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Frenet. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:

  • Transportadora Padrão

    Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:

    ⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!


  • Dimensões Padrões

    Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.


    Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):

    🗳️ Cubagem da carga

    Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.

    Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨

    Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.


Histórico de Comunicação


Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.

Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":

Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:


Realizando a Cotação de Frete

2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):

3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:

  • 🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.

  • 🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.

  • 🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Frenet, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:

  • Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:

    💡 Importante

    Se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística.

    Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa!


    Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.

4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):

⚠️ Transportadora Jadlog

  • Caso seja selecionada a Jadlog como transportadora, você deve ter preenchido a agência de postagem no seu painel da Frenet. Para saber mais, clique aqui!

5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:

⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preenche-la manualmente no Pedido de Venda!

6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:

7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:


Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido

Após o faturamento do Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será criado. Com isso, será possível gerar a etiqueta para o pedido e também acompanhar o status da entrega em tempo real quando os pacotes forem despachados!

1) Para isso, acesse a aba de Frete e Outras Despesas no Pedido de Venda e clique sobre a informação de Frete:

2) Na tela apresentada com informações do Frete, você terá as seguintes opções:

  • Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta:


  • Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido.

💡 Informações Importantes

  • A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.

  • Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:


Acessando o Painel de Frete

Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete e etiquetas em lote!

Confira todos os detalhes no link abaixo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?