Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.
Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨
Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Frenet! Uma empresa que há mais de 9 anos descomplica o frete no e-commerce brasileiro. Ajudando os lojistas a enviar seus produtos com qualidade e focar no que mais importa: aumentar as vendas!
⚠️ Importante
Se você utiliza o Omie.Hub, após ativar a Cotação de Frete, será necessário realizar algumas configurações adicionais.
Confira as instruções neste artigo:
Tópicos do Artigo
Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete
Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.
Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:
1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:
3) No cadastro dos seus produtos, preencha as seguintes informações adicionais:
Peso Líquido em KG;
Peso Bruto em KG;
Altura em centímetros;
Largura em centímetros;
Profundidade em centímetros.
Sem elas, não é possível realizar as cotações de frete!
4) Contrate a Cotação de Frete pela Frenet na Omie.Store.
Configurando a Cotação de Frete com a Frenet
Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Agora, acesse a aba "Venda de Produtos" (1) e clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio" (2):
3) Nesta tela, será demonstrada a Frenet. Dê um duplo clique sobre essa opção:
4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Frenet, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com a Frenet:
Aba Integração
Aba Integração
Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:
🔒 Informar credenciais
Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:
Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.
Token (2). Informe a chave de acesso fornecida pela operadora (2), usada na integração.
Declarar o valor dos produtos na cotação (3). Marque essa opção para informar que os produtos enviados terão seguro da transportadora.
Utiliza Aviso de Recebimento (AR) na cotação (4). Marque essa opção para sinalizar na Etiqueta que a Cotação utiliza Avisa de Recebimento.
Utiliza mãos próprias (MP) (5). Marque essa opção para sinalizar na Etiqueta que a Cotação utiliza Mãos Próprias.
🔺 Webhook
Ao selecionar esta opção, você terá acesso à URL do webhook do status de entrega. Copie essa URL e acesse as configurações da Frenet para inseri-la, garantindo a atualização automática do status dos Pedidos:
⚡ Testar Integração
Ao clicar nesta opção, você poderá realizar um teste de comunicação com a operadora, assegurando que a integração está funcionando corretamente:
Aba Informações Adicionais
Aba Informações Adicionais
Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Frenet. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:
Transportadora Padrão
Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:
⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!
Dimensões Padrões
Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.
Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):
🗳️ Cubagem da carga
Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.
Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨
Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.
Histórico de Comunicação
Histórico de Comunicação
Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.
Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":
Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:
Realizando a Cotação de Frete
2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):
3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:
🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.
🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.
🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Frenet, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:
Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:
💡 Importante
Se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística.
Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa!
Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.
4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):
⚠️ Transportadora Jadlog
Caso seja selecionada a Jadlog como transportadora, você deve ter preenchido a agência de postagem no seu painel da Frenet. Para saber mais, clique aqui!
5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:
⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preenche-la manualmente no Pedido de Venda!
6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:
7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:
Gerando a Etiqueta e Rastreando o Pedido
Após o faturamento do Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será criado. Com isso, será possível gerar a etiqueta para o pedido e também acompanhar o status da entrega em tempo real quando os pacotes forem despachados!
1) Para isso, acesse a aba de Frete e Outras Despesas no Pedido de Venda e clique sobre a informação de Frete:
2) Na tela apresentada com informações do Frete, você terá as seguintes opções:
Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta:
Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido.
💡 Informações Importantes
A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.
Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:
Acessando o Painel de Frete
Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete e etiquetas em lote!
Confira todos os detalhes no link abaixo:
📚 Artigos Relacionados