Para facilitar sua consulta de informações sobre o Omie.PDV, preparamos uma lista de perguntas frequentes, agrupadas por temas.
Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta! 😄
FAQ Omie.PDV
Sobre o Omie.PDV
1) O que é o Omie.PDV e como obter acesso?
1) O que é o Omie.PDV e como obter acesso?
O Omie.PDV Varejo é um sistema PDV completo, projetado para otimizar suas operações de ponto de venda, potencializando o seu negócio! Com navegação intuitiva e integração automática e em tempo real com o Omie ERP, o PDV possui instalação rápida e simples, além de suporte contínuo.
Sua contratação pode ser feita a partir da Omie Store ou com a contratação do pacote Omie.Multivarejo
Para conhecer mais e realizar a contratação, clique aqui.
2) Quem é o público-alvo?
2) Quem é o público-alvo?
Supermercados, açougues, lojas de roupas, papelarias e comércio geral.
3) O PDV realiza venda não fiscal?
3) O PDV realiza venda não fiscal?
O Omie.PDV é 100% fiscal, não sendo possível realizar uma venda não fiscal. Todas as vendas serão informadas automaticamente ao Sefaz.
4) O PDV funciona offline?
4) O PDV funciona offline?
O PDV também opera sem conexão com a Internet, de modo offline!
Caso fique sem conexão, as vendas no PDV não serão interrompidas: o sistema irá realizar as vendas no modo contingência. Assim que a conexão for reestabelecida, o sistema fará o envio das informações ao Omie ERP e à Sefaz!
5) Tem limite de quantidade de usuários?
5) Tem limite de quantidade de usuários?
Assim como o Omie ERP, não há limite de usuários, você poderá convidar quantos usuários precisar!
6) Posso acessar o Omie.PDV de onde eu estiver?
6) Posso acessar o Omie.PDV de onde eu estiver?
Não, o PDV é acessado somente do computador que ele for instalado. Porém, é possível acessar o Omie.PDV Varejo Mobile por dispositivos Android. Clique aqui para conhecer!
7) Quais estados o PDV atende? Há particularidades por estados?
7) Quais estados o PDV atende? Há particularidades por estados?
O Omie.PDV atende a todos os estados, inclusive Santa Catarina (SC) com a emissão de NFC-e. Porém, para seu uso, há particularidades nos equipamentos utilizados e modo de credenciamento para emissão de Cupom Fiscal, a depender do estado.
Saiba mais neste Artigo:
Configurações do Omie.PDV
8) Quais são as configurações iniciais para utilizar o Omie.PDV?
8) Quais são as configurações iniciais para utilizar o Omie.PDV?
Para começar a usar o Omie.PDV com a sincronização adequada dos dados, é necessário realizar configurações nos Dados da Empresa (para a emissão de cupom fiscal), Contas Correntes, Produtos e Impostos dentro do Omie.ERP. Após essas configurações, o processo de implementação será conduzido em colaboração com nossa equipe.
Todos os procedimentos para configurações iniciais e implantação estão descritos no Artigo abaixo:
9) Como criar um usuário?
9) Como criar um usuário?
Para criar um novo usuário, você deverá ter acesso ao sistema Omie ERP a partir de um perfil de usuário "Administrador". Com este perfil de acesso, é possível gerenciar os usuários, criando novos, alterando os seus perfis de acesso e excluindo usuários, se necessário!
Para criar um novo usuário, siga este tutorial:
10) Configurar um usuário para operar apenas no Caixa
10) Configurar um usuário para operar apenas no Caixa
Sendo um usuário "Administrador" do sistema Omie ERP, você poderá configurar restrições de acesso para usuários de grupos de acessos diferentes do grupo administrativo!
Para isso, basta selecionar um grupo de acesso restrito já existente ou criar um grupo de acesso personalizado no ERP, mantendo ativas somente as permissões correspondentes as funções exercidas pelo usuário:
💡 Se você optar pelo uso de um grupo de acesso padrão, recomendamos o grupo "Vendas e NF-e", que limita o acesso exclusivamente às operações de vendas de produtos:
11) É possível configurar tabelas de preço?
11) É possível configurar tabelas de preço?
O PDV só realiza a venda com o valor que está no Cadastro do Produto, não sendo possível configurar Tabelas de Preço para utilização.
Uso do Sistema Omie.PDV
12) Como fazer uma venda sem inserir o CPF do meu cliente?
12) Como fazer uma venda sem inserir o CPF do meu cliente?
Basta realizar a venda sem preencher o campo F1 > Identifica Cliente. Sem essa identificação, o cupom sairá com a indicação de cliente "Cliente Consumidor".
13) Como faço a troca no PDV?
13) Como faço a troca no PDV?
O processo e o prazo para troca é estipulado conforme a sua operação.
Para realizar a troca, siga estas instruções detalhadas:
14) Como fazer a Devolução do Cupom Fiscal?
14) Como fazer a Devolução do Cupom Fiscal?
O processo de Devolução do Cupom Fiscal é realizado a partir do Omie ERP, seguindo as etapas abaixo:
15) Cadastrar Cliente pelo Omie.PDV
15) Cadastrar Cliente pelo Omie.PDV
Na opção F1 > Identifica Cliente, você poderá fazer o cadastro do cliente, bastando marcar a opção "Cadastrar Cliente" na tela de identificação do cliente.
16) Cadastrar Produto pelo Omie.PDV
16) Cadastrar Produto pelo Omie.PDV
O cadastro de produtos e o gerenciamento das informações serão realizados diretamente pelo seu ERP.
17) Como minimizar o Sistema?
17) Como minimizar o Sistema?
Para minimizar o Omie.PDV, clique nas teclas Windows + D ao mesmo tempo.
18) Como cancelar o Cupom Fiscal já emitido?
18) Como cancelar o Cupom Fiscal já emitido?
Caso o Cupom Fiscal esteja dentro do prazo de cancelamento estabelecido pela Sefaz, o seu cancelamento é possível a partir do Menu Fiscal do PDV:
19) A venda em contingência não aparece no ERP
19) A venda em contingência não aparece no ERP
A venda em contingência ocorre em situações atípicas, como problemas de conexão com a Internet ou falhas na comunicação do sistema emissor com a Sefaz estadual. Neste cenário, siga os procedimentos descritos neste Artigo para realizar uma nova transmissão do seu cupom:
Erros no Omie.PDV
20) Produto não encontrado
20) Produto não encontrado
Se você receber a mensagem "Produto não encontrado" ao buscar por um produto no Omie PDV, acesse o seu aplicativo do sistema Omie ERP e verifique o cadastro do seu produto. Certifique-se de que todas as configurações de produto, incluindo a configuração de impostos do NCM do produto, foram realizadas corretamente e, se necessário, conclua essas etapas para garantir a disponibilidade do produto no sistema.
Após isso, não se esqueça de reenviar todos os produtos novamente ao PDV para manter os dados sempre sincronizados.
💡 Caso tenha dúvidas sobre como realizar o reenvio e sincronização dos produtos, nossa equipe de Suporte está à disposição para ajudá-lo!
21) Usuário ou senha inválidos
21) Usuário ou senha inválidos
A senha de acesso ao Omie ERP é a mesma senha de acesso ao Omie.PDV. Você poderá redefinir a senha, acessando a página inicial do Omie e seguindo este passo a passo:
A nova senha será válida para o Omie ERP e, também, para o Omie.PDV!