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Automatizando a Captura de Boletos a Pagar com DDA da Omie.CASH
Automatizando a Captura de Boletos a Pagar com DDA da Omie.CASH

Neste artigo, descubra como incluir ou atualizar suas Contas a Pagar com Boletos no DDA via Omie.CASH Conta Completa.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Imagine não precisar mais se preocupar em buscar e inserir manualmente os seus boletos a pagar.

Com a funcionalidade de DDA do Omie.CASH, é possível automatizar a busca e organização de todos os boletos emitidos em seu CNPJ, centralizando tudo em um único ambiente seguro, pronto para ser visualizado e pago.

Tópicos do Artigo:


Como funciona o DDA Omie.CASH

DDA é a abreviação de Débito Direto Autorizado, uma funcionalidade disponível na Omie.CASH Conta Completa que permite visualizar e acompanhar todos os boletos emitidos em seu CNPJ diretamente no seu sistema de gestão Omie.

A partir de agora, todos os boletos destinados a sua empresa serão cadastrados automaticamente nas suas Contas a Pagar do Módulo de Finanças. Consequentemente, serão exibidos no Extrato da Omie.CASH como uma previsão.

Além disso, se já houver uma Conta a Pagar com os dados correspondentes ao boleto identificado no DDA, o sistema automaticamente atualizará esse registro, preenchendo a linha digitável para você.

Com apenas alguns cliques, você pode selecionar qual boleto deseja pagar imediatamente, seja individualmente ou em lote, ou até mesmo agendar o pagamento para uma data futura.


Quais boletos são capturados pelo DDA Omie.CASH

O DDA Omie.CASH captura automaticamente boletos de cobrança emitidos contra o seu CNPJ.

Sendo assim, algumas contas recorrentes, como boletos de tributos ou de concessionárias, não são capturadas atualmente.


Ativando o DDA Omie.CASH

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) No módulo de Finanças, clique em Omie CASH Completa - Acesse a sua conta:

3) Com isso, será aberta uma tela com diversas informações sobre a sua conta.

No canto inferior esquerdo, clique em "Ativar DDA do Omie.CASH":

4) Então, leia atentamente os Termos e Condições de Uso (1). Se estiver de acordo, marque a opção de aceite (2) e clique em "Ativar DDA do Omie.CASH" (3):

5) Para garantir segurança, um código de autorização será enviado tanto por SMS quanto por e-mail para o autorizador da conta. Basta inserir o código (1) e clicar em Confirmar (2):

6) Após inserir o Token, confirme a configuração e estará tudo pronto!

A partir de agora, todos os boletos destinados à sua empresa serão automaticamente cadastrados nas suas Contas a Pagar do Módulo de Finanças, e estarão identificadas pelo campo "Observações".

💡 Como resultado, estes títulos serão exibidos no Extrato do Omie.CASH como previsão de pagamento.


Configurando o DDA Omie.CASH

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) No módulo de Finanças, clique em Omie CASH Completa - Acesse a sua conta:

3) Com isso, será aberta uma tela com diversas informações sobre a sua conta.

Para configurar o DDA, clique em "Abrir o cadastro desta conta corrente":

4) O cadastro da Omie.CASH Conta Completa será aberto automaticamente. Nele, clique na aba "Pagamentos e CNAB":


5) Quando o DDA está ativado (1), um novo botão, de nome "Somente atualizar os boletos nas Contas a Pagar já existentes, não incluindo os novos boletos DDA" (2) , ficará disponível:

Ao marcar a segunda opção:


Ao selecionar a opção "Somente atualizar os boletos nas contas a pagar já existente, não incluindo os novos boletos DDA", os dados dos boletos serão atualizados apenas nas Contas a Pagar que foram previamente adicionadas através do processo de DDA.

Dessa forma, se uma Conta a Pagar foi cadastrada manualmente, o DDA não irá inserir ou alterar os dados dos boletos nessas contas. Como resultado, o boleto será ignorado.

Ao desmarcar a segunda opção:

Cada boleto capturado pelo DDA será registrado no Omie como uma nova Conta a Pagar, ou caso já exista uma Conta a Pagar correspondente no Omie, esta será atualizada.


Desativando o DDA Omie.CASH

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) No módulo de Finanças, clique na opção "Omie.CASH - acessa sua conta":

3) Uma nova aba será aberta, exibindo mais detalhes sobre sua Conta Omie.CASH. Clique na opção "Desativar DDA do Omie.CASH":

4) Para garantir segurança, um código de autorização será enviado tanto por SMS quanto por e-mail para o autorizador da conta. Basta inserir o código (1) e clicar em Confirmar (2):

5) Após inserir o Token, confirme a configuração e estará tudo pronto!

A partir de agora, todos os boletos destinados à sua empresa não serão automaticamente cadastrados nas suas Contas a Pagar do Módulo de Finanças.


FAQ - DDA Omie.CASH

Preparamos uma lista de perguntas frequentes sobre o DDA Omie.CASH.

Basta clicar na pergunta para ver sua respectiva resposta. 😄

1) Como pagar um boleto capturado pelo DDA Omie.CASH?


Com todas as contas cadastradas ou atualizadas pelo DDA da Omie.CASH, você tem a oportunidade de revisar as informações e efetuar o pagamento da maneira que preferir, escolhendo entre as seguintes opções:

  1. Selecione uma Conta a Pagar e realize o pagamento na data atual.

  2. Selecione diversas Contas a Pagar e processe o pagamento em lote na data atual.

  3. Agende os pagamentos para uma data futura, seja de uma Conta a Pagar individualmente ou várias Contas em lote.

2) E se as informações do boleto estiverem erradas?

O emissor do boleto é responsável pela exatidão das informações contidas no documento emitido. Por sua vez, o DDA do Omie.CASH simplesmente exibe os boletos em seu CNPJ conforme foram registrados.

Se surgirem discordâncias ou dúvidas sobre qualquer informação contida no boleto capturado, recomendamos que entre em contato diretamente com o emissor do boleto.

3) Não reconheço um boleto, o que devo fazer?

O DDA Omie.CASH automatiza a busca e organização de todos os boletos emitidos em seu CNPJ. Contudo, o pagamento só ocorre após sua confirmação no Omie.

Caso identifique um boleto desconhecido, basta não realizar o pagamento. Se precisar de mais detalhes sobre ele, recomendamos que você entre em contato com a instituição emissora. Essas informações estão disponíveis no campo "Favorecido" da Conta a Pagar ou no Extrato da Conta Omie.CASH.

4) Qual a diferença entre DDA e Débito automático?

O DDA do Omie.CASH oferece a função de consultar quando um boleto é emitido em CNPJ. Então, as Contas a Pagar serão cadastradas automaticamente no seu Módulo de Finanças no Omie, aguardando que você processe os seus pagamentos.

Por outro lado, o débito automático é um recurso em que você cadastra uma Conta a Pagar uma vez, então, o valor do boleto registrado será automaticamente debitado na sua conta todos os meses, na data de vencimento.

⚠️ Importante. O recurso de Débito Automático ainda não está disponível na Omie.CASH Conta Completa.

5) Eu serei notificado sobre os boletos capturados?

No momento, não há uma notificação sobre os boletos capturados.

Mas não se preocupe! Estamos empenhados em tornar o DDA Omie.CASH ainda melhor, e já estamos trabalhando para trazer algumas melhorias em breve.

Fique ligado para novidades por aqui!

6) Qual é o prazo de captura dos boletos?

A Omie.CASH monitora continuamente os boletos de cobrança emitidos para o seu CNPJ ao longo do dia.

Estes boletos devem ser importados para o Omie em até 1 hora após a sua emissão.

7) Como faço para visualizar todos os boletos capturados?

Visualizar todos os boletos em aberto emitidos em seu CNPJ e capturados é uma tarefa simples. Você pode visualizá-los via Conta a Pagar, via Extrato da Omie.CASH ou via Relatório.

Confira como:

Visualização pela Conta a Pagar

  • 1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

    2) Clique no ícone do Módulo de Finanças para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

    3) No tópico de "Contas a Pagar", clique em "Exibir todas", conforme ilustrado abaixo:

    4) Dessa forma, será apresentada uma lista de todas as Contas a Pagar cadastradas no Omie até o momento.

    Todos os registros incluídos pelo DDA Omie.CASH terão um texto no campo de Observações indicando que a conta foi criada por esse recurso.

    Por isso, recomendamos que você filtre seus títulos por essa coluna:

Visualização pelo Extrato Omie.CASH

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Acesse a sua conta Omie.CASH.


3) Com isso, será aberta uma tela com diversas informações sobre a sua conta. Clique em "Abrir Extrato Completo":

4) Ao acessar o Extrato da Omie.CASH, filtre um período de interesse (1) e clique em "Atualizar" (2):


5) Você poderá visualizar os novos registros incluídos pelo DDA, exibindo informações como o favorecido, o valor, a data de vencimento:


6) Para obter mais detalhes sobre este boleto, como a linha digitável e outras informações relevantes, você pode clicar no ícone de lápis ✏️ na coluna "Opções", conforme demonstrado abaixo:

7) Ao clicar no ícone de lápis, você será redirecionado para a Conta a Pagar relacionada, onde terá você pode visualizar informações adicionais e, se necessário, complementar o cadastro:

Visualização pelo Relatório

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

2) Clique no ícone do Módulo de Finanças para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

3) Na coluna de Relatórios, selecione a opção Contas a Pagar.

Este relatório tem por objetivo te apresentar as Contas a Pagar cadastradas no Omie que ainda não foram liquidadas, utilizando como critério a data de Previsão de Pagamento, ou seja, a data em que a sua empresa planeja liquidar essas despesas.

4) Informe o período desejado para a emissão do relatório (1), e clique em "Executar" (2):

5) Após a geração do relatório, recomendamos que você o personalize em uma Tabela Dinâmica, e através da opção "Campos" o filtro: "Observações":

6) Tudo pronto! Este relatório possibilita a visualização das Contas a Pagar que podem ter sido capturadas ou atualizadas pelo DDA Omie.CASH. 🚀

8) Posso definir quais boletos serão capturados?

Você pode configurar o Omie.CASH para capturar apenas boletos de fornecedores que já estejam previamente cadastrados no sistema:

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