Se você chegou até aqui, é porque já concluiu os Primeiros Passos Omie: 2. Configurações Iniciais e está pronto para alçar voos mais altos!
Vamos seguir juntos nessa jornada rumo ao crescimento! 🚀
Chegou a hora de conhecer e dar os seus primeiros passos para iniciar a sua operação no Módulo de Finanças!
Com ele, você poderá centralizar todo o controle financeiro da sua empresa em um único lugar! Com apenas alguns cliques, você terá acesso a diversas funcionalidades, entre elas:
Visualizar Contas a Pagar e a Receber, incluindo Contas de Serviço tomado importadas através da integração automáticas.
Acompanhar as movimentações das contas correntes.
Analisar seu DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e Fluxo de Caixa.
Gerar cobranças de forma prática, seja por boletos, pix ou link de pagamento.
Realizar a conciliação bancária diretamente pelo Omie!
Além disso, com a nossa conta Omie.CASH, você tem uma conta corrente totalmente integrada ao Omie!
Vamos entender passo a passo como configurar esse módulo para que você possa destravar o crescimento da sua empresa 🚀
Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:
1) Primeiros cadastros no Módulo de Finanças
Para começar a utilizar todas as funcionalidades deste módulo, vamos realizar os primeiros cadastros necessários:
I. Cadastro das Contas Correntes
Vamos começar com o cadastro das Contas Correntes, uma etapa fundamental para todos os movimentos financeiros, indicando a origem ou destino dos recursos.
Para isso, siga o passo a passo abaixo
II. Cadastro das Contas a Pagar e a Receber
É hora de integrar todo o setor financeiro no Omie! Aqui, vamos cadastrar as contas a pagar e a receber da sua empresa.
💡 É importante lembrar: ao faturar sua primeira Ordem de Serviço ou Pedido de Venda, é automaticamente criada uma Conta a Receber!
Se você tem poucas contas, é possível realizar esse cadastro manualmente.No entanto, se estiver migrando de outro sistema ou possuir várias planilhas preenchidas, é possível realizar o cadastro em lote. Recomendamos o uso da nossa planilha de importação para facilitar o processo:
Sucesso! Com os primeiros cadastros financeiros realizados no Omie, você está trilhando um caminho de crescimento exponencial! 🚀
vamos agora dar os primeiros passos na rotina do financeiro utilizando o Omie!
2) Colocando em prática os Primeiros Passos
I. Gerenciamento das Contas Correntes
Nem todas as transações em nossas contas se originam das Contas a Pagar/Receber.
Por vezes, recebemos transferências, por exemplo. Para tais situações, realizamos lançamentos diretos na Conta Corrente:
Além disso, frequentemente precisamos transferir fundos de um Banco X para um Banco Y. No Omie, essa operação é simplificada! Com facilidade e praticidade, você pode registrar a transferência entre contas
II. Conciliação Bancária
Após todos esses registros realizados, chega o momento de garantir a correspondência entre as informações no Omie e as transações bancárias reais. É fundamental ter a certeza de que o que foi registrado aqui no Omie ocorreu no banco, e vice-versa.
Por isso, vamos iniciar nossa conciliação bancária!
O Omie oferece diferentes formas de realizar essa conciliação. Listamos aqui as mais comuns e recomendadas:
Agora que já sabemos como gerenciar e controlar as contas correntes, vamos descobrir como gerar boletos e integrar com o banco, deixando o seu ERP ainda mais completo! 🚀
3) Gerando Boletos de Cobrança
I. Configuração da Conta Corrente
Antes de darmos início à geração dos boletos, é necessário configurar a conta corrente do banco de interesse para a emissão dos documentos:
II. Geração do Primeiro Boleto
Para a geração do primeiro boleto é necessário realizar a Homologação Bancária! Esse é um dos processos mais importantes quando estamos falando de emissão de boletos, pois é durante essa etapa que todas as informações são validadas junto ao banco por meio dos arquivos de remessa.
Gerar o primeiro boleto pode exigir a Homologação Bancária! Essa etapa é essencial na emissão de boletos, pois, ela valida todas as informações junto ao banco por meio dos arquivos de remessa.
Para obter detalhes completos, consulte o artigo abaixo:
IV. Conheça a Omie.CASH
A Omie.CASH Conta é uma conta de pagamento para Pessoa Jurídica do jeito que você precisa, tudo dentro do sistema Omie!
Com ela, as operações financeiras são cadastradas e executadas dentro do seu sistema Omie, e você não se preocupa mais com importações de extratos, conciliações manuais e arquivos de CNAB de pagamento.
Dentre as suas funcionalidades, temos:
Emissão de boletos;
Emissão de Pix de Cobrança;
Extrato em tempo real de sua conta (decretamos assim o fim da conciliação bancária);
Recebimento e envio de transferências (TEDs e TEFs);
Pagamentos de boletos, contas e impostos com código de barras;
Confira todos os detalhes e tenha o Internet Banking dentro do seu ERP!
Parabéns! Você já domina o gerenciamento do seu financeiro, a conciliação bancária e até a emissão de boletos! 🚀
👣 Próximos Passos
Estamos quase lá para tornar a gestão da sua empresa completa! Vamos explorar mais uma configuração fundamental: O Painel do Contador!
Com ele, seus arquivos estarão prontos no final do mês, poupando a preocupação de conferir nota por nota na hora de enviar para sua contabilidade!
Vamos aprender na prática como realizar essa configuração. Clique no botão abaixo para começar:
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