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Guia inicial por Segmento: Comércio

Neste artigo, descubra as configurações básicas e imprescindíveis para iniciar suas operações no segmento de Comércio aqui no Omie.

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Escrito por Sara Celis
Atualizado essa semana

Se você chegou até aqui, parabéns! Isso significa que concluiu os Primeiros Passos Omie: 2. Configurações Iniciais.

Chegou a hora de dar os primeiros passos no segmento do Comércio e economizar tempo em tarefas que antes consumiam horas!!

Neste artigo, você vai aprender a configurar e utilizar dois módulos essenciais do Omie: "Vendas e NF-e" e "Compras, Estoque e Produção". Com eles, é possível vender produtos com emissão de NF-e e registrar compras.

Além disso, todas as informações financeiras são integradas automaticamente, proporcionando a visão completa que você precisa!

Chegou a hora de impulsionar a sua empresa! 🚀

Tópicos do Artigo


Configurando o Módulo de Vendas e NF-e

O primeiro passo é configurar o módulo de Vendas e NF-e, que será o centro de todas as suas operações de venda, além de concentrar o cadastro de clientes e produtos.

Para facilitar esse processo, organizamos a seguinte ordem para os seus cadastros:

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

I. Importando o XML de Notas Fiscais

Antes de começar a cadastrar seus Clientes e Produtos, você pode importar o XML de notas antigas caso já tenha emitido notas em outros sistemas. Dessa forma, é possível cadastrar os clientes, produtos e até mesmo a configuração dos impostos pela importação das notas, garantindo mais agilidade nas suas configurações!


Para importar o XML, confira o artigo abaixo:

II. Cadastro de Clientes e Fornecedores

Se você não tiver o XML de notas antigas, ou prefere cadastrar novos dados, também é possível!

Para cadastrar os seus Clientes, confira o artigo abaixo:

III. Cadastro de Produtos

O último passo da configuração do módulo de Vendas e NF-e é o cadastro dos seus produtos! Afinal, são eles os protagonistas das vendas e operações da sua empresa!

Para iniciar o cadastro, clique no botão abaixo:

Sucesso! Ao chegar até aqui, você já está à frente de muitos concorrentes e dando passos importantes para impulsionar o crescimento da sua empresa! 🚀


Emitindo a primeira NF-e

Estamos no caminho da sua primeira emissão! Mas antes de começar a emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) no Omie, é importante garantir que algumas configurações essenciais estejam devidamente ajustadas.

Abaixo, vamos te guiar por cada etapa necessária para que você possa emitir suas NF-e com segurança, agilidade e total conformidade com as exigências fiscais. Vamos lá? 🚀

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

I. Configurando os Impostos

Este é um passo fundamental e deve ser realizado com o apoio da sua contabilidade, pois envolve definições fiscais e tributárias importantes.

Para facilitar esse processo, organizamos a sequência ideal para a configuração, garantindo mais segurança e assertividade em cada etapa:

II. Cadastrando o Pedido de Venda

Com todos os impostos devidamente configurados, é hora de criar o Pedido de Venda!

É por meio dele que você informará o cliente, os produtos envolvidos na transação, aplicará automaticamente as configurações fiscais definidas e dará início à emissão da sua NF-e.

Clique no botão abaixo para cadastrar o seu Pedido de Venda e seguir com o processo:

III. Emitindo a Nota Fiscal

Agora chegou a hora de faturar o Pedido de Venda e emitir a sua NF-e! Clique no botão abaixo para conhecer o processo:


Conhecendo o Módulo de Compras e Estoque

O módulo de Compras, Estoque e Produção do Omie é essencial para quem deseja ter controle total sobre a entrada de produtos, movimentações de estoque e processos de fabricação.

Para facilitar o início do uso desse módulo, separamos os principais passos que você deve seguir. Vamos juntos organizar sua operação de ponta a ponta! 🚀

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

I. Realizando os cadastros de Produtos e Fornecedores

O primeiro passo que separamos para iniciar a sua configuração pelo módulo de Compras e Estoque é o cadastro dos Produtos e Fornecedores.

Esse processo pode ser feito de forma automática, por meio da importação das suas NF-e de compra. Ao importar as notas, o sistema identifica e preenche automaticamente as informações dos fornecedores, produtos e unidades, otimizando o seu tempo e evitando retrabalho.

Clique no botão abaixo para iniciar a importação e dar os primeiros passos com eficiência:

💡 Você também pode parametrizar informações específicas dos produtos para cada fornecedor. Clique aqui para saber como realizar!

Agora, se preferir, também é possível cadastrar os produtos e fornecedores de forma direta, seja por planilha, manualmente ou via API, conforme os passos abaixo:

II. Criando uma Requisição e Pedido de Compra

Um processo fundamental quando falamos de Compras e Estoque é a própria compra de produtos.

Para garantir que tudo corra de forma eficiente, é necessário criar Requisições de Compra, avaliar os melhores fornecedores e, por fim, enviar a solicitação de compra com os produtos que sua empresa precisa.

Esse processo aqui no Omie é feito por meio de Requisições e Pedidos de Compra. Confira mais clicando nos links abaixo:

💡 Com o Omie você também configurar um fluxo de Aprovação dos Pedidos de Compra!

III. Sugestão de Compras

Separamos uma ferramenta incrível que vai te ajudar no processo de compra com recomendações de produtos a serem comprados e produzidos, analisando o estoque e comportamento da sua empresa!

Para destravar ainda mais o seu negócio, clique no botão abaixo para conhecer:

IV. Consultando e Analisando o Estoque

Com todos esses processos já em andamento no seu sistema, é hora de consultar e analisar o estoque para garantir o controle e a reposição adequada dos itens.

Clique no botão abaixo para acessar as informações detalhadas do seu estoque:

Parabéns! O seu comércio foi configurado e você já conseguiu emitir a sua primeira nota e realizar compras!🚀


Próximos Passos 👣

Nossa jornada não acaba por aqui! Confira os próximos passos para impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa!

Para ter uma gestão completa, você pode realizar a configuração dos demais módulos, conforme o seu tipo de negócio.

Por exemplo, você pode configurar o Módulo de Finanças para ter um controle em tempo real de todas as movimentações financeiras, alinhado às emissões e importações de suas Notas Fiscais.

Vamos aprender na prática como realizar essa configuração. Clique no botão abaixo para começar:

❓ Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe seu feedback sobre o artigo!

Seu feedback é essencial para podermos melhorar nossos guias e oferecer sempre a melhor experiência para você!

Se sentiu falta de alguma informação no passo a passo, é só chamar o nosso time de Suporte pelo chat. Estamos aqui para te ajudar. 😊


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