Guia inicial por Segmento: Comércio

Neste artigo, descubra as configurações básicas e imprescindíveis para iniciar suas operações no segmento de Comércio aqui no Omie

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Se você está aqui, é porque já concluiu os Primeiros Passos Omie: 2. Configurações Iniciais.

Chegou a hora de dar os primeiros passos no segmento do Comércio e economizar tempo em tarefas que antes consumiam horas!!

Neste artigo você irá aprender a configurar e utilizar dois módulos do Omie: "Vendas e NF-e" e "Compras, Estoque e Produção". Esses dois módulos são essencias para o Comércio, visto que é necessário realizar a compra dos materiais para depois revendê-los.

Além disso, todas as informações financeiras são integradas automaticamente, proporcionando a visão completa que você precisa!

Chegou a hora de impulsionar a sua empresa! 🚀

Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:


1) Configurando o Módulo de Vendas e NF-e

O primeiro passo é a configuração do módulo de Vendas e NF-e, pois é aqui onde estarão concentradas todas as suas vendas, cadastro de clientes e produtos.

Para facilitar seus cadastros, organizamos a seguinte ordem:

  • I. Importando o XML de Notas Fiscais

Antes de começar a cadastrar os clientes e produtos, você pode importar o XML de notas antigas caso já tenha emitido notas em outros sistemas. Dessa forma, é possível cadastrar os clientes, produtos e até mesmo a configuração dos impostos pela importação das notas, garantindo mais agilidade nas suas configurações!


Para importar o XML, confira o artigo abaixo:

  • II. Cadastro de Clientes e Fornecedores

Se você não tiver o XML de notas antigas, ou prefere cadastrar novos dados, também é possível!

Para cadastrar os seus clientes, confira o artigo abaixo:

  • III. Cadastro de Produtos

O último passo da configuração do módulo de Vendas e NF-e é o cadastro dos seus produtos! Afinal, são eles os protagonistas das vendas e operações da sua empresa!

Para iniciar o cadastro, clique no botão abaixo:

Sucesso! Neste ponto, você está à frente de muitos concorrentes e já está impulsionando o seu crescimento! 🚀


2) Emitindo a sua primeira NF-e

I. Configurando os Impostos

Estamos no caminho da sua primeira emissão! Mas antes disso, precisamos configurar os impostos das vendas que serão realizadas na sua empresa.

Esse é um passo importante, e deve ser feito com a sua contabilidade por envolver impostos e configurações fiscais. Para te ajudar nesse processo, separamos a ordem pela qual deve ser feita a configuração:

  • II. Cadastrando o Pedido de Venda

Com todos os impostos devidamente configurados, vamos agora criar o Pedido de Venda. É com ele que vamos informar o cliente da venda, os produtos, utilizar a configuração dos impostos feitas e emitir a sua NF-e! Clique no botão abaixo para cadastrar o seu Pedido de Venda:

  • III. Emitindo a Nota Fiscal

Agora chegou a hora de faturar o Pedido de Venda e emitir a sua NF-e! Clique no botão abaixo para conhecer o processo:

Sucesso! Neste ponto, você está à frente de muitos concorrentes e já está impulsionando o seu crescimento! 🚀


3) Conhecendo o Módulo de Compras e Estoque

I. Realizando os primeiros cadastros

O primeiro passo que separamos para iniciar a sua configuração pelo módulo de Compras e Estoque é o cadastro dos produtos e fornecedores.

Esse primeiro cadastro pode ser feito de forma automática ao importar as suas NF-e de Compras. Dessa forma, diretamente das notas, temos as informações dos fornecedores, seus produtos e até mesmo unidades. Para realizar o processo, clique no botão abaixo:

💡 Você também pode deixar parametrizado informações de produtos para cada fornecedor, clique aqui

Agora, caso queira, também é possível realizar o cadastro dos produtos e fornecedores de forma direta (planilha, manual, API), conforme os passos abaixo:

  • II. Criando uma requisição e pedido de compra

Um processo muito importante quando estamos falando de Compras e Estoque, é justamente o processo de compra! Para isso, é necessário criar requisições, verificar os melhores fornecedores e por fim enviar a solicitação de compra com os produtos necessários.

Esse processo aqui no Omie é feito por meio dos nossos Pedidos de Compra. Confira mais clicando no botão abaixo:

💡 Com o Omie você também configurar um fluxo de aprovação dos pedidos, clique aqui

  • III. Sugestão de Compras

Separamos por último uma ferramenta super poderosa que vai te ajudar no processo de compra com recomendações de produtos a serem comprados e produzidos, analisando o estoque e comportamento da sua empresa! Para destravar ainda mais o seu negócio, clique no botão abaixo para conhecer:

Sucesso! Neste ponto, a sua empresa é um destaque no mercado! Afinal, você já realiza a gestão de dois processos distintos em um lugar só! 🚀


4) Analisando o Estoque dos Produtos

Com tudo isso já acontecendo no seu sistema, é necessário consultar e analisar o estoque! Verificar o custo médio dos produtos, entradas e saídas, etc. Para isso, clique no botão abaixo:

Parabéns! O seu comércio foi configurado e você já conseguiu emitir a sua primeira nota e realizar compras!🚀


👣 Próximos Passos

Nossa jornada não acaba por aqui! Confira os próximos passos para impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa!

Para ter uma gestão completa, você pode realizar a configuração dos demais módulos, conforme o seu tipo de negócio!

Por exemplo, você pode configurar o Módulo de Finanças para ter um controle em tempo real de todas as movimentações financeiras, alinhado às emissões e importações de suas Notas Fiscais.

Vamos aprender na prática como realizar essa configuração. Clique no botão abaixo para começar:

❓ Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu feedback sobre o artigo!

O seu feedback é muito importante, pois é com ele que conseguimos melhorar os nossos guias e te entregar sempre a melhor experiência!

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