Se você está aqui, é porque já concluiu os Primeiros Passos Omie: 2. Configurações Iniciais.
Chegou a hora de dar os primeiros passos no segmento do Comércio e economizar tempo em tarefas que antes consumiam horas!!
Neste artigo você irá aprender a configurar e utilizar dois módulos do Omie: "Vendas e NF-e" e "Compras, Estoque e Produção". Esses dois módulos são essencias para o Comércio, visto que é necessário realizar a compra dos materiais para depois revendê-los.
Além disso, todas as informações financeiras são integradas automaticamente, proporcionando a visão completa que você precisa!
Chegou a hora de impulsionar a sua empresa! 🚀
Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:
1) Configurando o Módulo de Vendas e NF-e
O primeiro passo é a configuração do módulo de Vendas e NF-e, pois é aqui onde estarão concentradas todas as suas vendas, cadastro de clientes e produtos.
Para facilitar seus cadastros, organizamos a seguinte ordem:
I. Importando o XML de Notas Fiscais
Antes de começar a cadastrar os clientes e produtos, você pode importar o XML de notas antigas caso já tenha emitido notas em outros sistemas. Dessa forma, é possível cadastrar os clientes, produtos e até mesmo a configuração dos impostos pela importação das notas, garantindo mais agilidade nas suas configurações!
Para importar o XML, confira o artigo abaixo:
II. Cadastro de Clientes e Fornecedores
Se você não tiver o XML de notas antigas, ou prefere cadastrar novos dados, também é possível!
Para cadastrar os seus clientes, confira o artigo abaixo:
III. Cadastro de Produtos
O último passo da configuração do módulo de Vendas e NF-e é o cadastro dos seus produtos! Afinal, são eles os protagonistas das vendas e operações da sua empresa!
Para iniciar o cadastro, clique no botão abaixo:
Sucesso! Neste ponto, você está à frente de muitos concorrentes e já está impulsionando o seu crescimento! 🚀
2) Emitindo a sua primeira NF-e
I. Configurando os Impostos
Estamos no caminho da sua primeira emissão! Mas antes disso, precisamos configurar os impostos das vendas que serão realizadas na sua empresa.
Esse é um passo importante, e deve ser feito com a sua contabilidade por envolver impostos e configurações fiscais. Para te ajudar nesse processo, separamos a ordem pela qual deve ser feita a configuração:
2) Configuração dos Impostos
II. Cadastrando o Pedido de Venda
Com todos os impostos devidamente configurados, vamos agora criar o Pedido de Venda. É com ele que vamos informar o cliente da venda, os produtos, utilizar a configuração dos impostos feitas e emitir a sua NF-e! Clique no botão abaixo para cadastrar o seu Pedido de Venda:
III. Emitindo a Nota Fiscal
Agora chegou a hora de faturar o Pedido de Venda e emitir a sua NF-e! Clique no botão abaixo para conhecer o processo:
Sucesso! Neste ponto, você está à frente de muitos concorrentes e já está impulsionando o seu crescimento! 🚀
3) Conhecendo o Módulo de Compras e Estoque
I. Realizando os primeiros cadastros
O primeiro passo que separamos para iniciar a sua configuração pelo módulo de Compras e Estoque é o cadastro dos produtos e fornecedores.
Esse primeiro cadastro pode ser feito de forma automática ao importar as suas NF-e de Compras. Dessa forma, diretamente das notas, temos as informações dos fornecedores, seus produtos e até mesmo unidades. Para realizar o processo, clique no botão abaixo:
💡 Você também pode deixar parametrizado informações de produtos para cada fornecedor, clique aqui
Agora, caso queira, também é possível realizar o cadastro dos produtos e fornecedores de forma direta (planilha, manual, API), conforme os passos abaixo:
II. Criando uma requisição e pedido de compra
Um processo muito importante quando estamos falando de Compras e Estoque, é justamente o processo de compra! Para isso, é necessário criar requisições, verificar os melhores fornecedores e por fim enviar a solicitação de compra com os produtos necessários.
Esse processo aqui no Omie é feito por meio dos nossos Pedidos de Compra. Confira mais clicando no botão abaixo:
💡 Com o Omie você também configurar um fluxo de aprovação dos pedidos, clique aqui
III. Sugestão de Compras
Separamos por último uma ferramenta super poderosa que vai te ajudar no processo de compra com recomendações de produtos a serem comprados e produzidos, analisando o estoque e comportamento da sua empresa! Para destravar ainda mais o seu negócio, clique no botão abaixo para conhecer:
Sucesso! Neste ponto, a sua empresa é um destaque no mercado! Afinal, você já realiza a gestão de dois processos distintos em um lugar só! 🚀
4) Analisando o Estoque dos Produtos
Com tudo isso já acontecendo no seu sistema, é necessário consultar e analisar o estoque! Verificar o custo médio dos produtos, entradas e saídas, etc. Para isso, clique no botão abaixo:
Parabéns! O seu comércio foi configurado e você já conseguiu emitir a sua primeira nota e realizar compras!🚀
👣 Próximos Passos
Nossa jornada não acaba por aqui! Confira os próximos passos para impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa!
Para ter uma gestão completa, você pode realizar a configuração dos demais módulos, conforme o seu tipo de negócio!
Por exemplo, você pode configurar o Módulo de Finanças para ter um controle em tempo real de todas as movimentações financeiras, alinhado às emissões e importações de suas Notas Fiscais.
Vamos aprender na prática como realizar essa configuração. Clique no botão abaixo para começar:
❓ Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu feedback sobre o artigo!
O seu feedback é muito importante, pois é com ele que conseguimos melhorar os nossos guias e te entregar sempre a melhor experiência!
Caso tenha sentido falta de algum conteúdo no passo a passo só abrir um chat com o nosso Suporte por aqui mesmo:
📚 Artigos Relacionados que podem ser de grande ajuda: