Com o Omie, além de gerenciar suas vendas, você pode centralizar suas cotações de frete no seu sistema de gestão.
Analise as cotações, compare preços, prazos de entrega e outras condições oferecidas pelos transportadores e escolha a opção que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa e dos seus clientes. 🚚✨
Dentre as integrações oferecidas pelo Omie, temos a Melhor Envio! Onde o frete é simples e feito para descomplicar a vida de quem vende pela internet.
Tópicos do Artigo
Pré-requisitos necessários para a Cotação de Frete
Para realizar a Cotação de Frete, é fundamental garantir alguns pré-requisitos no Omie.
Antes de iniciar a configuração e o processo de cotação de frete, recomendamos que você siga o checklist abaixo:
1) Cadastre os seus Locais de Estoque e informe o Endereço do Local de Estoque:
3) No cadastro dos seus produtos, preencha as seguintes informações adicionais:
Peso Líquido em KG;
Peso Bruto em KG;
Altura em centímetros;
Largura em centímetros;
Profundidade em centímetros.
💡 Sem estas configurações, não é possível realizar as cotações de frete.
Sem elas, não é possível realizar as cotações de frete!
4) Contrate a Cotação de Frete pela Melhor Envio na Omie.Store.
Configurando a Cotação de Frete com a Melhor Envio
Agora, o próximo passo é realizar a configuração no Omie! Antes de criar suas cotações, recomendamos seguir estes passos:
1) Acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Acesse a aba "Venda de Produtos" (1) e clique na opção "🚚 Alterar informações de Frete e Rastreio" (2):
3) Nesta tela, serão demonstradas todas as operadoras contratadas. Dê um duplo clique sobre a Melhor Envio:
4) Assim, você acessará a tela de Configurações de Frete da Melhor Envio, permitindo personalizá-la conforme suas preferências. As opções disponíveis para configuração estão distribuídas em duas abas. Além disso, acompanhe o histórico de comunicações com a Melhor Envio:
Aba Integração
Aba Integração
Nesta aba, é possível inserir os dados necessários para ativar a integração com a operadora. Recomendamos seguir a sequência abaixo:
(1) 🔒 Informar credenciais
Ao clicar nessa opção, preencha os seguintes campos:
Ambiente (1). Informe o ambiente de emissão, se será em homologação (ambiente de teste) ou produção.
Token (2). Esse token é gerado manualmente no Painel Melhor Envio.
💡 Dica
Após esse preenchimento, clique em "Testar" para confirmar a credencial informada, e o sistema demonstrará o status da comunicação com a operadora:
(2) 🔺 Webhook
Ao selecionar esta opção, você terá acesso à URL do webhook do status de entrega. Copie essa URL e acesse as configurações da Melhor Envio para inseri-la, garantindo a atualização automática do status dos Pedidos:
Aba Informações Adicionais
Aba Informações Adicionais
Nesta aba, é possível padronizar algumas informações para a integração com a Melhor Envio. Isso inclui a transportadora padrão e as dimensões padrões para os seus produtos:
Transportadora Padrão.
Indique uma transportadora para estabelecê-la como padrão, assim como o Tipo de Frete Padrão:
⚠️ Caso não seja preenchida a Transportadora Padrão, a informação de transportadora deverá ser preenchida manualmente no Pedido de Venda para emissão da NF-e!
Dimensões Padrões
Se preferir, marque essa opção e defina as dimensões padrões para todos os seus produtos. Essas dimensões serão aplicadas automaticamente somente se não estiverem especificadas no cadastro individual do produto.
Ao ativar essa opção, preencha a altura (centímetros), a Largura (centímetros) e a Profundidade (centímetros):
💡 Cubagem da carga
Na logística, a cubagem da carga vai além de uma mera medida de peso. Ela representa a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do meio de transporte.
Com ela, as empresas podem determinar a quantidade de mercadorias que podem ser eficientemente carregadas em um veículo, impactando diretamente na precificação do frete. 🚚💨
Observação: A cubagem é determinada pela sua empresa.
Histórico de Comunicação
Histórico de Comunicação
Essa opção proporciona visibilidade e rastreabilidade ao processo de cotação de frete realizado pelo Omie.
Para acessar, na tela de Configurações de Frete e Rastreio, clique em "Histórico de Comunicação":
Aqui, são armazenadas informações sobre as consultas de frete realizadas previamente, incluindo dados como datas, origens das operações, usuário envolvido e ambiente da comunicação:
Realizando a Cotação de Frete
2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique no ícone ao lado de "Valor do Frete" (2):
3) Com isso, o sistema demonstrará as seguintes informações:
🏠 Dados de entrega (1). Informações conforme o cadastro do cliente para entrega.
🌐 Visualizar Mapa (2). Ao clicar nesta opção, será exibido um mapa da região correspondente ao endereço do cliente.
🚚 Opções de entrega (3). Mostra as opções de frete oferecidas pela Melhor Envio, incluindo informações sobre a transportadora, tipo de serviço, previsão de entrega, prazo e valor do frete. Clicando no ícone "i", você pode visualizar detalhes da opção de entrega e a data da cotação:
ℹ️. Endereço de Retirada (4). Essa opção indica o local de origem, ou seja, o endereço de onde os produtos serão retirados, conforme configurado no Endereço de Retirada no Local de Estoque:
💡 Observação importante: se o endereço do Local de Estoque não estiver configurado, o sistema utilizará o endereço cadastrado nos "Dados da Minha Empresa" para fins de logística. Certifique-se de manter essas informações atualizadas para garantir uma operação fluida e precisa.
Quero Frete Grátis para meu cliente (5). Ao marcar essa opção, o valor do frete não será cobrado do cliente na venda, resultando em um valor zerado tanto no Pedido de Venda quanto na Nota Fiscal.
4) Selecione a opção de entrega de interesse (1) e clique em "Confirmar" (2):
5) Com isso, no Pedido de Venda, você verá as informações relacionadas ao frete, incluindo o valor, a transportadora selecionada, o tipo de serviço e o prazo de entrega:
⚠️ Se você não preencheu a Transportadora Padrão nas configurações, lembre-se de preenchê-la manualmente no Pedido de Venda!
6) Se desejar obter informações detalhadas sobre o frete escolhido, você pode fazer isso clicando sobre a transportadora, como demonstrado abaixo:
7) Agora, basta faturar o Pedido de Venda. O Omie automatizará a comunicação com a transportadora e iniciará o processo de solicitação de coleta, agilizando todo o procedimento logístico:
Gerando a Etiqueta
Após realizar a Cotação de Frete, conforme as instruções anteriores, e faturar o seu Pedido de Venda, o Pedido de Entrega será automaticamente criado vinculado a ele.
Para gerar e imprimir a etiqueta, siga os passos abaixo.
1) Acesse o Pedido de Venda de interesse.
2) Acesse a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e clique sobre a informação de Frete (2):
3) Na tela apresentada com informações do Frete, você terá as seguintes opções:
Gerar Etiqueta (1). Ao clicar nessa opção, será aberta uma nova aba no navegador com a etiqueta:
Rastrear Pedido (2). Assim que os seus pacotes forem despachados, você poderá rastrear o pedido.
💡 Informações Importantes
A etiqueta deverá ser incluída em todos os pacotes a serem despachados, facilitando a identificação e o correto encaminhamento das mercadorias.
Ao gerar a Etiqueta, ela será registrada automaticamente como um Anexo no Pedido de Venda:
Acessando o Painel de Frete
Para acompanhar em tempo real todas as cotações de frete feitas pela sua empresa, você pode acessar o Painel de Frete. Nele também é possível imprimir o Romaneio de Frete e etiquetas em lote!
Confira todos os detalhes no link abaixo:
📚 Artigos Relacionados