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Realizando o Processo de Comodato no Omie
Realizando o Processo de Comodato no Omie

Neste artigo, descubra mais sobre o processo de comodato e como ter este controle diretamente no Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um mês

O comodato é uma prática comum entre empresas que utilizam equipamentos ou bens emprestados para um determinado fim, sem a necessidade de compra imediata.

Esse tipo de contrato oferece flexibilidade tanto para o comodante (quem cede o bem) quanto para o comodatário (quem recebe), com a condição de que o bem será devolvido ao final do contrato.

Neste guia, explicamos o passo a passo para configurar e gerenciar o comodato no sistema Omie, destacando os principais pontos que envolvem a emissão de notas fiscais, controle de estoque e contratos.


💡 Como funciona o Processo de Comodato

1. Acordo

As partes envolvidas, comodante e comodatário, concordam com os termos do empréstimo, incluindo a duração e as condições de uso do bem. Esse acordo pode ser estabelecido verbalmente, mas é recomendável que seja formalizado por escrito.

2. Formalização do Comodato

O contrato deve ser registrado e formalizado dentro do sistema para evitar problemas futuros, como divergências sobre o uso do bem ou a data de devolução. Essa formalização inclui o cadastro do contrato de locação e a vinculação dos produtos envolvidos.

Confira as etapas a seguir para mais detalhes sobre o processo.


⚠️ Importante

Ao configurar e executar os processos descritos neste artigo, é fundamental que os CFOPs e tributos relacionado estejam previamente definidos conforme a orientação da sua contabilidade.

Tópicos do Artigo


Configurações Iniciais no Omie

Antes de mergulhar no Omie para realizar o processo de comodato, seja como comodante ou como comodatário, é fundamental realizar algumas configurações gerais para otimizar seus futuros processos!

Descubra mais no nosso guia inicial de configurações:


Instruções para o Comodante (Parte Fornecedora)

Se você é o fornecedor responsável pela disponibilização dos produtos (comodante) e utiliza o sistema Omie, siga os passos descritos a seguir.

Apresentamos aqui duas opções para o controle de Comodato no Omie. Escolha a que melhor atende às suas necessidades: controle por contrato ou por remessa.

Aqui, apresentamos dois métodos para o controle de Comodato no Omie. Escolha o que melhor se adapta às suas necessidades:

Controle por Contrato

1. Configurações para Comodato

Para realizar o processo de comodato no Omie via Contrato de Serviço, é necessário configurar algumas opções. A seguir, explicaremos cada uma delas em detalhes.

1.1 Habilite a emissão de Notas Fiscais e Recibos


Habilite a emissão de NF-e
Esta etapa é necessária para possibilitar o controle do envio e retorno dos bens.

Habilite a emissão de NFS-e

Esta etapa é necessária para possibilitar a emissão da NFS-e de locação.

Habilitar Recibo de Prestação de Serviço (se aplicável)

Esta etapa é necessária caso você prefira não emitir uma NFS-e de Comodato. Como alternativa, e sempre que orientado pela sua contabilidade, você pode optar pela emissão de um Recibo de Prestação de Serviço.

1.2 Importe um Certificado Digital

Para emitir Notas Fiscais no Omie, é necessário importar o Certificado Digital Modelo A1.

1.3 Configure os seus Locais de Estoque

Para gerenciar a operação de comodato, é importante configurar dois tipos de Locais de Estoque:

Produtos em poder da sua empresa

Este Local de Estoque registra e organiza os produtos que estão em sua posse e disponíveis para envio ao comodatário, permitindo um controle claro do que está em estoque e pode ser enviado para terceiros conforme necessário.

Produtos em Locação - Estoque em poder de terceiros

Este Local de Estoque acompanha os produtos enviados para locação, mantendo um histórico de envio e retorno. Dessa forma, você obtém uma visão detalhada dos itens que estão em poder do comodatário, garantindo uma gestão do fluxo de mercadorias entre seu estoque e o de terceiros.

💡 Dica Omie: Se você quiser controlar os produtos por cliente, é possível criar Locais de Estoque exclusivos para cada um, facilitando o acompanhamento detalhado de todos os itens em comodato.

1.4 Cadastre os Produtos

Cadastre no Omie os produtos que serão disponibilizados para comodato:

1.5 Cadastre os Serviços

Além dos produtos, é importante cadastrar também os serviços prestados, como, por exemplo, a locação de equipamentos ou máquinas, para que possam ser vinculados aos contratos.

No cadastro do Serviço, acesse a aba "Produtos Utilizados" e preencha o produto previamente cadastrado e que será utilizado no Comodato:

Por aqui, você poderá parametrizar o Local de Estoque de saída deste produto utilizado na Prestação do Serviço:

1.6 Cadastre o Cenário Fiscal

Para simplificar a emissão das Notas Fiscais de remessa, configure um Cenário Fiscal para parametrizar os tributos relacionados, de acordo com as orientações da sua contabilidade.

Remessa para Comodato

2. Cadastrando o Contrato de Locação

1) Cadastre um Contrato de Serviço e adicione o serviço previamente cadastrado, para registrar a prestação do serviço, como, por exemplo, a locação de equipamentos ou máquinas:

2) Com isso, na aba "Produtos Utilizados" o Omie preencherá automaticamente o Produto associado ao Serviço selecionado, e o Local de Estoque de saída, conforme configuração prévia:

3) Ainda nesta aba, no campo "Ação", marque a opção "Gerar Remessa Para o Cliente", e selecione a Categoria que será utilizada na Remessa:


4) Recomendamos incluir na Descrição do Serviço todos os produtos locados, especificando o código e a série de cada item, para garantir a rastreabilidade completa:

5) Na aba "E-mail para o Cliente" você pode escolher se o faturamento do contrato gerará uma NFS-e ou um Recibo.

Ao marcar a opção abaixo, o Omie enviará um Recibo. Se desmarcada, será gerada uma NFS-e:

6) Por fim, ative o Contrato:

3. Faturando o Contrato de Serviço

1) Após você cadastrar o Contrato de Serviço, você poderá faturá-lo:

2) Ao faturar o Contrato, o Omie gerará automaticamente uma Ordem de Serviço, que incluirá a NFS-e ou Recibo de Locação de Produto, referente à prestação de serviço:

3) E ainda na Ordem de Serviço, haverá a Remessa de Produto associada, com os produtos utilizados nesta prestação. Dê um clique na Remessa para acessá-la e faturá-la:

4. Faturando a Remessa de Produto


1) Ao acessar a Remessa de Comodato gerada a partir do Contrato, você poderá definir o Cenário Fiscal para o preenchimento automático dos tributos e o CFOP a ser utilizado, conforme a orientação da sua contabilidade:

2) Após conferir todos os dados da Remessa, basta conferi-la e faturá-la, para assim, gerar uma Nota Fiscal para envio do bem em comodato:

💡 A Remessa de produto não gera financeiro.

3) Quando os produtos em comodato retornam para você, é importante entender como gerenciar essa devolução corretamente. Saiba mais.

Controle por Remessa de Produto

1. Configurações para Comodato

Para realizar o processo de comodato no Omie via Remessa de Produto, é necessário configurar algumas opções. A seguir, explicaremos cada uma delas em detalhes.

1.1 Habilite a emissão de NF-e

Esta etapa é necessária para possibilitar o controle do envio e retorno dos bens.

1.2 Importe um Certificado Digital

Para emitir Notas Fiscais no Omie, é necessário importar o Certificado Digital Modelo A1.

1.3 Configure os seus Locais de Estoque

Para gerenciar a operação de comodato com precisão, é importante configurar dois tipos de Locais de Estoque:

Produtos em poder da sua empresa

Este Local de Estoque registra e organiza os produtos que estão em sua posse e disponíveis para envio ao comodatário, permitindo um controle claro do que está em estoque e pode ser enviado para terceiros conforme necessário.

Produtos em Locação - Estoque em poder de terceiros

Este Local de Estoque acompanha os produtos enviados para locação, mantendo um histórico de envio e retorno. Dessa forma, você obtém uma visão detalhada dos itens que estão em poder do comodatário, garantindo uma gestão do fluxo de mercadorias entre seu estoque e o de terceiros.

💡 Dica Omie: Se você quiser controlar os produtos por cliente, é possível criar Locais de Estoque exclusivos para cada um, facilitando o acompanhamento detalhado de todos os itens em comodato.

1.4 Cadastre os Produtos

Cadastre no Omie os produtos que serão disponibilizados para comodato:

1.5 Configure o Cenário Fiscal

Para simplificar a emissão das Notas Fiscais de remessa, configure um Cenário Fiscal para parametrizar os tributos relacionados, de acordo com as orientações da sua contabilidade.

2. Cadastrando a Remessa de Produto

1) Cadastre uma Remessa de Produto e selecione o destinatário. Então, selecione o Cenário Fiscal (1) e o produto previamente cadastrados (2), para registrar o envio dos itens em comodato:

💡 Caso você não configure o Cenário Fiscal, você poderá preencher os tributos manualmente, de acordo com as orientações da sua contabilidade.

2) Acesse cada um dos itens da Remessa. Neles, você poderá conferir ou preencher os seguintes dados:

  • (1) CFOP. Caso o Cenário Fiscal esteja configurado, este campo será preenchido automaticamente. Caso contrário, preencha esse campo manualmente, conforme a orientação da sua contabilidade.

  • (2) Local de Estoque. Ao preencher esse campo, você indica o local físico de onde os produtos serão retirados para envio através da remessa.

  • (3) Local de Estoque de Entrada. Este campo registra o local físico onde os itens da remessa serão recebidos. Ele é muito útil para o controle de produtos em comodato, garantindo que você saiba exatamente onde os itens estarão.

    Para preenchê-lo, vá até a aba “Informações Adicionais” dentro do item da Remessa e insira o Local de estoque de Entrada (3) com a opção previamente cadastrada.

3) Recomendamos que você revise todos os demais campos da Remessa e os preencha seguindo as orientações da sua Contabilidade.

3. Faturando a Remessa de Produto

1) Após conferir todos os dados da Remessa, basta conferi-la e faturá-la, para assim, gerar uma Nota Fiscal para envio do bem em comodato:

💡 A Remessa de produto não gera financeiro.

Nota de Retorno de Comodato

Quando os produtos em comodato retornam para você, é importante entender como gerenciar essa devolução corretamente.

Existem dois cenários possíveis. A seguir, explicamos ambos os cenários para que você possa escolher o processo que melhor te atende:

Emitindo uma Entrada para Retorno de Comodato

ℹ️ Essa opção é utilizada quando você emitirá a nota de entrada no retorno de comodato.

1) Acesse a Remessa de Produto utilizada para o envio dos Produtos e clique na opção "Devolver", localizada no canto lateral esquerdo da tela:

2) Para seguir para a devolução, clique em "Sim":

3) Com isso, o Omie gerará automaticamente uma Nota de Entrada. Nela, acesse cada um dos itens e preencha:

  • (1) CFOP: Preencha esse campo manualmente, conforme a orientação da sua contabilidade.

  • (2) Local de Estoque: Este campo registra o local físico onde os itens da remessa serão recebidos no seu estoque.

  • (3) Local de Estoque de Saída: Este campo indica o local físico de onde os itens da remessa serão enviados. Ao preencher o campo com o Local de Estoque de Terceiro, ele será automaticamente atualizado no sistema após o faturamento, refletindo que o produto foi devolvido para o seu estoque.

    Para preenchê-lo, vá até a aba “Informações Adicionais” dentro do item da Remessa e insira o Local de estoque de Saída (3) com a opção previamente cadastrada.

💡 Para realizar uma devolução parcial, você pode editar a Quantidade de Itens ou excluir os itens que não serão devolvidos.

4) Recomendamos que você revise todos os demais campos do Retorno de Remessa e os preencha seguindo as orientações da sua Contabilidade.

5) Após conferir todos os dados desta Nota de Entrada de retorno de Comodato, basta conferi-la e faturá-la:

6) Tudo pronto! Assim que a Nota de Entrada for emitida, será registrado automaticamente o movimento de entrada no seu estoque, além do movimento de saída no estoque do terceiro.

Recebendo uma NF-e de Retorno de Comodato

ℹ️ Essa opção é utilizada quando você recebe uma nota de entrada no retorno emitida pelo comodatário.

1) Caso o Comodatário emita a Nota de Retorno de Comodato, acesse o Passo 5 do Módulo de Compras e importe a Nota para registrar o retorno dos itens no seu sistema:

2) Após importar a Nota de Retorno, selecione cada um dos itens (1) e clique em "Associar a um produto existente" (2):

3) Assim, uma nova tela será aberta, onde você pode vincular o item da nota recebida com a Remessa emitida anteriormente pelo Omie.

Na área indicada abaixo, localize a Remessa de Origem deste Retorno, e selecione o produto que corresponda ao item da nota selecionado (1). Em seguida, clique em confirmar (2):

💡 A Remessa de Produto estará disponível para associação quando:

  • Os itens da nota emitida pelo comodatário possuírem um CFOP que indica se tratar de um Retorno de Remessa.

  • O emissor da NF recebida for identificado pelo sistema, ou seja, se o cadastro já existir no Omie e possuir o mesmo CNPJ da Remessa original:

4) Se, por acaso, a Remessa original não estiver disponível no campo indicado no passo anterior, isso significa que o comodatário não emitiu a nota utilizando um CFOP que indica a devolução de uma remessa.

Não se preocupe, isso apenas indica que você não poderá vincular esta NF com sua Remessa, mas ainda assim poderá gerenciar o recebimento no Omie.

Você só precisa associar o item da nota a um item previamente cadastrado no seu sistema Omie, conforme o exemplo abaixo:

5) Em cada um dos itens da nota recebida, preencha:

  • (1) CFOP: Preencha esse campo manualmente, conforme a orientação da sua contabilidade.

  • (2) Local de Estoque: Este campo registra o local físico onde os itens da remessa serão recebidos no seu estoque.

  • (3) Local de Estoque de Saída: Este campo indica o local físico de onde os itens da remessa serão enviados. Ao preencher o campo com o Local de Estoque de Terceiro, ele será automaticamente atualizado no sistema após o faturamento, refletindo que o produto foi devolvido para o seu estoque.

    Para preenchê-lo, vá até a aba “Informações Adicionais” dentro do item da Remessa e insira o Local de estoque de Saída (3) com a opção previamente cadastrada.

💡 Para realizar uma devolução parcial, você pode editar a Quantidade de Itens ou excluir os itens que não serão devolvidos.

6) Recomendamos que você revise todos os demais campos do Retorno de Remessa e os preencha seguindo as orientações da sua Contabilidade.

7) Após conferir todos os dados desta Nota de Entrada de retorno de Comodato, basta conferi-la e faturá-la:

8) Tudo pronto! Assim que a Nota de Entrada for emitida, será registrado automaticamente o movimento de entrada no seu estoque, além do movimento de saída no estoque do terceiro.


Instruções para o Comodatário (Parte Recebedora)

Se você é o responsável pela recepção e uso dos bens (comodatário) e utiliza o sistema Omie, siga os passos descritos a seguir.

1. Configurações para o Comodatário

Para gerenciar o processo de comodato no Omie via Contrato de Serviço, é necessário configurar algumas opções. A seguir, explicaremos cada uma delas em detalhes.

1.1 Configure os seus Locais de Estoque

Para gerenciar a operação de comodato, é importante configurar um Local de Estoque:

Produtos em Locação - Estoque de Terceiros

Este Local de Estoque acompanha os produtos do fornecedor, recebidos para locação, mantendo um histórico de recebimento e retorno. Dessa forma, você obtém uma visão detalhada dos itens que estão em seu poder, garantindo uma gestão do fluxo de mercadorias entre seu estoque e o de terceiros:

1.2 Cadastre os Produtos

Cadastre no Omie os produtos que serão recebidos em comodato:

2. Recebendo uma NF-e de Comodato

1) Acesse o Passo 5 do Módulo de Compras e importe a Nota de Comodato no Omie:

2) Em cada um dos itens da nota recebida, preencha:

  • (1) CFOP: Preencha esse campo manualmente, conforme a orientação da sua contabilidade.

  • (2) Local de Estoque: Este campo registra o local físico onde os itens da Remessa serão recebidos no seu estoque. Utilize o Local de Estoque de Comodato, previamente cadastrado.

3) Recomendamos que você revise todos os demais campos da Nota recebida e os preencha seguindo as orientações da sua Contabilidade.

4) Após conferir todos os dados desta Nota de Comodato, basta conferi-la e faturá-la:

5) Tudo pronto! Assim que a Nota foi recebida com sucesso e será registrado automaticamente o movimento de entrada no seu estoque.

3. Emitindo uma Nota de Retorno de Comodato

Quando os produtos em comodato forem retornados para o fornecedor, é importante entender como gerenciar essa devolução corretamente.

Emitindo uma Devolução para Retorno de Comodato

ℹ️ Essa opção é utilizada quando você emitirá a nota de entrada no retorno de comodato.

1) Através do Passo 3 do Módulo de Compras, acesse a Nota do Fornecedor utilizada para recebimento dos Produtos e clique na opção "Devolver", localizada no canto lateral esquerdo da tela:

2) Para seguir para a devolução, clique em "Sim":

3) Com isso, o Omie gerará automaticamente uma Nota de Devolução. Nela, acesse cada um dos itens e preencha:

  • (1) CFOP: Preencha esse campo manualmente, conforme a orientação da sua contabilidade.

  • (2) Local de Estoque: Este campo registra o local físico onde os itens da devolução terão a saída no seu estoque.

💡 Para realizar uma devolução parcial, você pode editar a Quantidade de Itens ou excluir os itens que não serão devolvidos.

4) Recomendamos que você revise todos os demais campos da Nota de Retorno e os preencha seguindo as orientações da sua Contabilidade:

5) Após conferir todos os dados desta Nota de retorno de Comodato, basta conferi-la e faturá-la:

6) Tudo pronto! Assim que a Nota for emitida será registrado automaticamente o movimento de saída no seu estoque.

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