Todas as coleções
OneFlow
Folha
Como incluir trabalhadores na folha do OneFlow
Como incluir trabalhadores na folha do OneFlow

Entenda como deve ser informado no OneFlow, novos cadastros e contratos para inclusão na folha de pagamento

Alizete Alves avatar
Escrito por Alizete Alves
Atualizado há mais de uma semana

Antes de iniciar as orientações de como incluir um novo cadastro, é importante lembrar que se o trabalhador já está informado no eSocial é obrigatório o processo de importação desses dados para o OneFlow. Caso seja incluído um funcionário que já existe no eSocial, o evento admissional será rejeitado.​

Veja mais detalhes no artigo sobre importação


1)  CADASTRAR CARGOS

O cadastro de cargos previamente registrado, facilita muito o processo admissional. Nesse cadastro você informa todos os dados relacionados ao cargo (Sindicato, jornada, remuneração) e no momento da inclusão do novo trabalhador, você vincula o cargo  e as informações relacionadas ao cargo serão preenchidas no contrato do trabalhador automaticamente.


Faça a inclusão de todos os cargos exercidos pelos trabalhadores na empresa.

Esse cadastro é obrigatório independente da categoria, então devem ser informados todos os cargos, inclusive para Pro-laboristas e Autônomos. Porém,  não precisa informar Sindicados ou Jornadas de trabalho para as categorias (Pro-laboristas e Autônomos)


2) INCLUIR O NOVO TRABALHADOR

No OneFlow a inclusão do cadastro do novo trabalhador , pode ser inserido pelo Portal do cliente e nesse caso será apresentado no painel de etapas, apenas para a efetivação do cadastro, ou pode ser inserido direto pelo módulo Folha, conforme orientado a seguir:

Após clicar em incluir, serão apresentadas as duas opções de inclusão: Preliminar e completa.​

2.1 - Cadastro completo

Essa opção deve ser utilizada caso você tenha todas as informações referentes ao cadastro/contrato do trabalhador.

Após informar o CPF do trabalhador , o sistema apresentará a tela para inclusão dos dados pessoais.  Se esse trabalhador já existir nessa empresa, o mesmo será apresentado para que seja inserido um novo contrato. Ou seja,  no cadastro do trabalhador, podem existir um ou mais contratos. 

Informe os dados do endereço. Ao informar o CEP, clique na opção "Pesquisar CEP" e o sistema fará o preenchimento automático.

Depois clique na aba Documentos e informe os dados. 
Caso a CTPS seja digital, informe "SIM", e para as obrigações que exigem o prenchimento dos dados da CTPS nós fazemos de forma automática, a partir do número do CPF dos funcionários.


​Na Aba Contrato - Clique na opção Incluir. 

Serão apresentados os campos de acordo com a categoria informada.

1 - Informe a matrícula do trabalhador

  • Para empregados, o campo matrícula é obrigatório

  • Para Pro-laboristas e Autônomos em geral, o campo matrícula é opcional

  • Para Autônomos que não envia o evento do eSocial S-2300, esse campo não deve ser informado , para que não ocorram rejeição do evento eSocial

2 - Data de admissão

A data de admissão deve estar dentro do mesmo mês de competência.

3 - Cargo

Selecione o cargo previamente cadastrado, conforme orientado no item 1 desse artigo, ou pode clicar no botão "+" para incluir um novo cargo.

Após informar o cargo, os demais campos do contrato serão preenchidos automaticamente.


4 - Término do contrato determinado

Caso seja definido quantidade de dias de experiência no cadastro de Sindicato, o sistema irá sugerir nesse campo a data de término do contrato e informar no campo tipo de contrato:  " Prazo determinado, definido em dias".

​O sistema irá preencher os demais campos referentes aos dados do contrato, se desejar poderá alterar.


​5 - Remuneração

O sistema vai sugerir a unidade de pagamento e valor conforme definido no cargo. Pode ser alterado se necessário.

Para a unidade de pagamento igual a "Não aplicável - salário exclusivamente variável", exige o prenchimento do campo: "Descrição do salário variável".

6 - Garantia mínima

Utilizado para quem recebe por comissão e que tem um valor de garantia mínima determinada. O sistema vai calcular a diferença a lançar a variável no recibo automaticamente, caso o valor da comissão seja inferior a garanta mínima. 

7 - % de adicional noturno específico.

Utilizado para informar o percentual de adicional noturno, quando o funcionário recebe percentual superior ao informado no cadastro de Sindicato. 

8 - Utilize para informar variáveis fixas

  • Selecione a opção "Todos os meses", para que o cálculo seja feito em todos os meses do ano.

  • Selecione a opção "Meses informados", e indique quais os meses do ano que a rubrica deve ser calculada.

Importante ! 

As rubricas já calculadas de forma automática pelo sistema (Salário base, impostos, benefícios), não devem ser informados nesse campo.

Beneficios

Para incluir beneficios para o trabalhador e/ ou dependentes , é necessário ter feio a inclusão do cadastro do benefícios. Esses dados são necessários porque são declarados na DIRF e eSocial.

Veja mais detalhes nesse artigo:
https://ajuda.omie.com.br/pt-BR/articles/6421376-desconto-de-assistencia-medica-e-odontologica

Após preencher todos os dados clique na opção "Salvar" e "Salvar e efetivar o contrato"

Dependentes

Informe os dependentes, se existir. Caso possua o benefício da pensão alimentícia ou salário família, informe os dados nas abas correspondentes.

2.2 - Relatórios admissionais

Após clicar em "Salvar", na tela do cadastro, o sistema apresenta a mensagem sobre os relatórios admissionais.

Serão gerados os documentos de acordo com a categoria do trabalhador. Basta marcar documento e enviar por e-mail ou via portal.


2.3 - Cadastro preliminar


Essa opção deve ser utilizada caso não tenha todos os dados necessários para cadastro completo do trabalhador e seja preciso cumprir o prazo legal de enviar para o eSocial os dados do trabalhador até um dia antes do início da prestação de serviços.


Antes de realizar o processamento dos recibos é necessário clicar na opção: "Gerar contrato completo " e incluir os dados do trabalhador.

2.4 - eSocial

As informações cadastrais inseridas no OneFlow devem estar compatíveis no eSocial. desse modo, ao salvar o cadastro, se a obrigação do eSocial estiver ativa o evento admissional (S-2190 - S-2200 / S-2300) será gerado automaticamente.


Respondeu à sua pergunta?